Pedir Conta e
Cartão de Crédito

em menos de 1 minuto
e grátis

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Complete os campos ao lado para pedir sua Conta e Cartão de crédito

Agora complete abaixo para pedir sua conta e cartão de crédito

Precisamos de um CPF válido
Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu e-mail. Precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Início Seu Dinheiro A Selic caiu para 3,75%....

A Selic caiu para 3,75%. O que isso significa?

A taxa básica de juros da economia foi reduzida novamente em março de 2020. A medida é uma forma de acelerar a economia. Entenda mais.



O Copom (Comitê de Política Monetária) se reuniu nesta quarta-feira, 18 de março de 2020, e decidiu reduzir a taxa Selic em 0,5 pontos percentuais, de 4,25% para 3,75%. Essa é a menor taxa Selic da história – ao longo de 2019, ela foi descendo desde os 6,5%.

Mas o que está por trás da decisão? Por que a Selic cai? E o que isso tem a ver com a vida das pessoas?

Por que a Selic caiu novamente?

A redução da Selic tem como grande objetivo estimular a economia. 

Hoje, com o avanço da epidemia de Covid-19, todos os setores vêm sendo afetados. É exatamente por conta desses impactos que o Copom decidiu reduzir a Selic, pensando em estimular a economia.

O Brasil não é o único país a tomar essa atitude: em março, o FED (Banco Central dos Estados Unidos), também reduziu sua taxa de juros em um ponto percentual, levando-a a quase zero.

A medida é parte dos esforços emergenciais que vêm sendo aplicados no mundo todo para ajudar a economia em tempos de crise. Canadá, Reino Unido, Japão, Suíça e membros da União Europeia são países que também anunciaram medidas emergenciais coordenadas com o Fed.

Aqui você entende melhor sobre o corte de juros do FED.

Taxa Selic hoje: como isso me afeta?

Com a última decisão do Banco Central, a taxa Selic hoje está em 3,75%. Toda vez que há uma mudança nela, podem haver impactos no dia a dia das pessoas comuns.

Com a Selic em baixa, a tendência é que as taxas de juros em geral diminuem e fiquem próximas deste patamar – na prática, o crédito pode ficar mais acessível, com taxas mais baixas.

Além disso, rendimentos atrelados à Selic também são afetados – quando ela cai, o mesmo acontece com a remuneração de, por exemplo, poupança, investimentos em Renda Fixa e títulos do Tesouro Direto.

Por que a Selic varia?

Podemos dizer que:

  • Ao aumentar a Selic, o objetivo é desacelerar a economia, impedindo a inflação de ficar muito alta;
  • E, ao baixar a Selic, o objetivo é estimular o consumo e aquecer a economia, aumentando a inflação quando essa está abaixo da meta.

Lembrando que nem sempre a inflação é ruim; na verdade, quando controlada, ela é um sinal de que a economia está aquecida e crescendo de forma saudável – exatamente por isso, todo país possui uma meta de inflação a ser alcançada no ano, que indica crescimento e bom andamento da economia.

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

4.21

Esse artigo foi útil? Avalie

Obrigado pela avaliação

Você já votou neste post