Pedir Conta e
Cartão de Crédito

em menos de 1 minuto
e grátis

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Início Seu Dinheiro Receita Federal inicia a...

Receita Federal inicia arrecadação com Pix

Nesse modelo, os contribuintes poderão usar o novo meio de pagamentos instantâneos para pagar os tributos federais. Basta fotografar o QR Code inserido no Darf. Entenda o que isso quer dizer.

A partir deste mês de dezembro, a Receita Federal passa a permitir que os contribuintes paguem tributos utilizando o Pix, o meio de pagamentos instantâneos, por meio de um QR Code disponível no Darf (Documento de Arrecadação de Receitas Federais). 

Os pagamentos funcionam em parceria com o Banco do Brasil. Basta abrir o aplicativo do banco, ativar o Pix e apontar o celular para o código, que será lido pela câmera do celular.

Por enquanto, poderão pagar o Darf pelo Pix somente as empresas obrigadas a entregar a Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Previdenciários e de Outras Entidades e Fundos (DCTFWeb). A ideia é que, nos próximos dias, a Receita Federal incorpore o QR Code do Pix ao Documento de Arrecadação do eSocial (DAE), utilizado pelos empregadores domésticos.

Em janeiro de 2021, a novidade deve ser estendida ao Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), com o objetivo de facilitar os cerca de 9 milhões de pagamentos feitos mensalmente por Microempresas, Empresas de Pequeno Porte e Microempreendedores Individuais (MEIs).

A expectativa é que ao longo de 2021, todos os documentos de arrecadação que estão sob a gestão da Receita tenham o QR Code e permitam o pagamento por Pix – cerca de 320 milhões de pagamentos por ano.

Não sabe o que é um QR Code? Leia aqui.

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

4.15

Esse artigo foi útil? Avalie

Obrigado pela avaliação

Você já votou neste post