Pular navegação

PagTesouro disponibiliza Pix como forma de pagamento

A plataforma digital do Tesouro Nacional permite pagar taxas, contribuições e outros serviços públicos usando o Pix, o meio de pagamentos instantâneos do Banco Central.

PagTesouro aceita Pix: Imagem abstrata de uma pedra bruta e, ao lado, uma figura roxa em formato de diamante

Na segunda-feira, 16 de novembro, o Pix - meio de pagamentos instantâneos do Banco Central -  começou a funcionar em todo o Brasil. E o PagTesouro, plataforma de pagamento digital do Tesouro Nacional, agora permite que taxas, contribuições e demais serviços públicos sejam pagos dessa maneira.

O que é o PagTesouro

O PagTesouro é um sistema online, que permite que a pessoa realize pagamentos de serviços como importação de produtos, certificação, registro de patentes e taxa de emissão de passaporte, às entidades da administração pública federal. Além disso, pelo PagTesouro é possível pagar, também, multas eleitorais, de trânsito, ambientais e inscrições de cursos e concursos e no Enem.

Vale dizer que a plataforma funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana. Ou seja, dá para pagar a qualquer momento - seja usando o Pix ou boleto.

O que é o Pix mesmo?

O Pix é um novo meio de pagamentos, anunciado pelo Banco Central em fevereiro de 2020. Ele vai permitir transferências e pagamentos em tempo real – independentemente do dia ou horário e para qualquer instituição financeira.

Em outras palavras: pessoas – jurídicas e físicas – vão poder enviar e receber dinheiro por meio do Pix, ganhando mais uma opção além de TED, DOC, boleto e cartão, por exemplo.

Lembrando que o Pix não é um app nem é exclusivo de uma instituição específica. Centenas de instituições do país vão oferecer o novo meio de pagamentos dentro dos canais que os clientes já estão acostumados a usar, como o app.

Veja aqui tudo sobre as chaves Pix

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.