Pular navegação

Como pagar o delivery com Pix?

O novo e já popular meio de pagamentos pode ser usado na hora de pagar a entrega da sua refeição. Veja como fazer.

Como pagar o delivery com Pix? Da esquerda para direita: ilustração de um hambúrguer, lata de refrigerante, tela do celular escrito "entrega por delivery" e "pagar com pix", brócolis e uma fatia de pizza, nas cores roxa, amarela, rosa e cinza.

O Pix realmente já é o segundo meio de pagamentos preferido pelos brasileiros. Além da facilidade de enviar e receber dinheiro – que antes só era possível por meio de TED o DOC –, agora o Pix também pode ser usado na hora de pagar a conta do delivery de restaurantes, inclusive no seu aplicativo de entrega preferido. 

Entenda como usar o Pix para pagar o delivery da sua refeição.

Como fazer um Pix no aplicativo de delivery? 

Os apps de delivery que disponibilizam a opção de pagar com Pix usam a função copia e cola. Basicamente, todos os dados da imagem do QR code são transformados em um código que você vai copiar e depois colar na área Pix do aplicativo da sua instituição financeira. 

Para entender o passo a passo, veja como funciona em dois dos aplicativos de delivery mais populares do Brasil: Ifood e Uber Eats.

Como pagar com Pix no Ifood:

  1. Escolha seus itens e adicione à "sacola”;
  2. Clique em “Formas de Pagamento” ou “Trocar”, caso já tenha um cartão cadastrado;
  3. Clique em “Pague pelo App” e selecione Pix;
  4. Confirme a entrega e clique em “Confirmar e fazer pedido”;
  5. Na tela do aplicativo aparecerá o código Pix, clique em “copiar código”.
  6. Entre no aplicativo da sua instituição financeira, acesse a área Pix e selecione a função "Pix Copia e Cola";
  7. Cole o código e transfira o valor.

Pronto! Seu pagamento será feito, e o pedido aprovado. 

Já no aplicativo do UberEats, só é possível usar o Pix adicionando saldo à sua carteira antes de fazer o pedido. Para isso:

  1. Clique em “Conta”, no canto inferior direito;
  2. Clique em “Formas de pagamento”;
  3. Clique em “Adicionar forma de pagamento;
  4. Selecione a opção “Pix”;
  5. Volte à seção “Pagamento” e clique outra vez em “Pix”;
  6. Clique em “Adicionar saldo”
  7. Selecione o valor que você deseja adicionar à sua conta da Uber e clique em “confirmar";
  8. Preencha os seus dados (nome e CPF ou CNPJ); 
  9. Aceite os termos e Condições;
  10. Clique em “Prosseguir”;
  11. Clique em “Copiar código Pix”.

E, da mesma forma, é só entrar no aplicativo da sua instituição financeira, ir até a função “Pix Copia e Cola”, colar o código e transferir. 

Na hora de fazer o seu pedido, basta selecionar como opção de pagamento o saldo da conta da Uber – ele também pode ser utilizado em viagens no aplicativo Uber, caso você utilize a mesma conta. 

Todos os pagamentos são feitos diretamente pelos aplicativos de delivery aos restaurantes. Para sua segurança, nunca transfira o valor da entrega para uma chave Pix do próprio entregador, ou diferente da que aparece no aplicativo.

Outros aplicativos de delivery, como 99Food, têm caminhos similares. Basta seguir as instruções e esperar sua comida.

Golpes usando o Pix: veja como funcionam e como evitar cair nessa 

Eu preciso ter uma chave Pix cadastrada? 

Não, você não precisa ter uma chave Pix cadastrada para poder pagar o delivery. O Pix é um meio de pagamento e as chaves têm como objetivo facilitar a identificação dos usuários. Qualquer pessoa pode fazer Pix se a instituição financeira tiver essa opção, independentemente de ter uma chave cadastrada.

Vale também ressaltar que em nenhum momento você precisará baixar um aplicativo para usar o Pix. Essa função está disponível dentro do aplicativo ou internet banking da sua instituição financeira. 

Como pagar com Pix? Veja diferentes formas de usar o recurso 

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.