Pedir Conta e
Cartão de Crédito

em menos de 1 minuto
e grátis

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Complete os campos ao lado para pedir sua Conta e Cartão de crédito

Agora complete abaixo para pedir sua conta e cartão de crédito

Precisamos de um CPF válido
Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu e-mail. Precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Início Seu Dinheiro Qual a diferença entre g...

Qual a diferença entre guardar e investir?

Seja ter uma reserva de emergência ou realizar o sonho da casa própria: para colocar os planos em prática é preciso se organizar financeiramente. Entenda o que significa cada um dos termos.



Então você decidiu começar a separar parte do seu dinheiro – pode ser para o futuro, para realizar um sonho, para ter uma reserva de emergência considerando imprevistos… Não importa o objetivo, existem algumas opções de como fazer isso. E elas estão sob dois grandes guarda-chuvas: guardar e investir.

Cada um tem um papel diferente na vida financeira das pessoas. Veja abaixo.

O que quer dizer guardar dinheiro?

Em poucas palavras: guardar dinheiro significa separar uma quantia e mantê-la estável – de preferência, em uma conta que renda acima da inflação; do contrário, o dinheiro desvaloriza.

Tipicamente, as pessoas que fazem reservas de emergência estão guardando esse dinheiro, já que precisam ter acesso rápido a ele em uma urgência. Mas essa não é a única situação. Quem quer fazer um pé de meia para a velhice ou se preparar para algum plano específico pode adotar a mesma prática.

Uma pesquisa divulgada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) no começo de janeiro deste ano, aponta que, pelo segundo ano consecutivo, guardar dinheiro é a principal meta financeira do brasileiro para 2020 (49%).

Em seguida, foram citados o planejamento de uma viagem (30%), a compra ou reforma da casa (28%) e tirar as finanças do vermelho (27%).

Por que é tão difícil juntar dinheiro?

Como funciona a função guardar dinheiro na NuConta?

O primeiro passo para começar a guardar dinheiro é ter em mente o quanto você ganha e o quanto gasta. O segundo é fazer com que a subtração de um pelo outro seja positiva para, em seguida, separar a quantia restante.

Não se desespere se não conseguir guardar um valor alto ou o mesmo montante todo mês. Comece aos poucos. O ideal é dar o pontapé inicial.

O que significa investir?

Quando o assunto é investir, a história é um pouquinho diferente.

Investimento é, de forma resumida, pegar uma quantia hoje e tentar transformá-la em mais dinheiro no futuro através de rendimentos.

Engana-se quem pensa que para começar a investir é necessário ter muito dinheiro. A verdade é que qualquer um pode investir. Os bancos e instituições financeiras oferecem diferentes produtos de investimento para seus clientes, alguns dos quais começam em valores baixos.

Dentro da categoria de investimentos financeiros, existem dois grandes tipos: os de renda fixa e os de renda variável.

Renda Fixa

Na Renda Fixa, o investidor tem mais clareza de quanto seu dinheiro irá render. Tesouro Direto, CDBs e LCAs, entre outros, são alguns dos mais conhecidos. Na maior parte dos casos, eles oferecem rendimentos moderados, já que são atrelados principalmente a índices como o CDI e a Taxa Selic.

Renda Variável

Os investimentos de renda variável têm taxas de retorno que variam conforme o tempo. Ou seja: a rentabilidade muda o tempo todo, o que significa que os riscos são maiores – mas os ganhos potenciais também. Na bolsa de valores são comercializados ativos de renda variável.

Quer saber mais sobre investimento? Leia:

O que é investimento – e como começar a investir

Perfil de investidor: quais são e como funcionam

Qual a melhor opção para mim?

Depende. Para descobrir se o melhor para você é guardar ou investir, é preciso levar alguns pontos em consideração. 

  • Quais são seus objetivos financeiros?
  • Você pretende usar o valor em um curto espaço de tempo?
  • Tem em mente que investir não traz retorno imediato e que existe risco de perder dinheiro?

Faça uma análise e escolha o que é melhor para o seu momento atual. Se tiver a possibilidade, associar dinheiro guardado e investido é a melhor forma de fazer seu patrimônio crescer sem abrir mão de uma rede de segurança. 

Quer saber mais sobre educação financeira?

Educação financeira: o que é e por que ela é importante?

Finanças pessoais: aprenda em 5 passos rápidos como começar a se organizar

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

4.23

Esse artigo foi útil? Avalie

Obrigado pela avaliação

Você já votou neste post