Pular navegação

Empréstimo consignado para aposentados do INSS: entenda as mudanças

Nova regra reduz para 1,80% o teto de juros do crédito consignado e também altera porcentagem para operações realizadas no cartão de crédito.

Uma mão segurando uma carteira de onde saem duas setas pontilhadas, cada uma com um pequeno fogo de artifício no fim. Do meio sai uma seta com um fogo de artifício roxo

No dia 13 de outubro de 2023, o Conselho Nacional de Previdência (CNP) divulgou as mudanças no limite dos juros do empréstimo consignado para aposentados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). 

Entenda o que mudou:

Juros do empréstimo consignado

O limite dos juros para empréstimo consignado convencional do INSS, quando é descontado em folha de pagamento, passa a ser de 1,80% ao mês (antes 1,84%). Para operações realizadas usando o cartão de crédito, os juros passam a ser de 2,67% mensais (antes 2,73%).

De acordo com o Ministério da Previdência, as mudanças acompanham a taxa Selic.

O que é empréstimo consignado?

O Empréstimo consignado é um tipo de empréstimo em que o valor das parcelas é descontado direto na folha de pagamento ou do benefício pago pela previdência. O prazo máximo para quitar o empréstimo consignado é de até 84 meses (7 anos).

A margem consignável INSS, aplicável aos aposentados e pensionistas da Previdência Social e aos titulares do BPC (Benefício de Prestação Continuada) é de 45% da renda líquida. Foi definido pela Lei nº 14.431/2022, da seguinte maneira: 35% para operações de empréstimo consignado, 5% para o cartão de crédito consignado e outros 5% exclusivos para o cartão consignado de benefício.

O teto para trabalhadores que atuam no regime CLT é de 40% da renda líquida – sendo 5% voltados exclusivamente para gastos no cartão de crédito consignado.

Já a margem consignável dos servidores federais, de acordo com a  Lei nº 14.509/2022, é de 45%, sendo 5% exclusivos para o cartão de crédito consignado.

Leia mais sobre empréstimos:

Empréstimo consignado: o que é e como funciona

5 mitos e verdades sobre empréstimo com dinheiro guardado como garantia

NuConsignado: conheça o empréstimo do Nubank para servidores públicos federais 

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.