Pular navegação

Como usar o Pix em compras online e presenciais? É possível?

A resposta curta é: sim! Dá pra pagar usando QR Code, Pix Copia e Cola, chaves Pix. Veja como fazer.

Como usar o Pix em compras presenciais: fotografia de uma vitrine de uma loja de doces cheia de biscoitos, cupcakes, bolinhos e outros quitutes

No caixa do supermercado, na barraca de pastel, na banca do vendedor autônomo…Comerciantes e lojas online em todo o país podem mostrar seus QR Codes ou Chaves para receber com Pix por aí. Mas, ainda assim, existem algumas dúvidas sobre como usar o Pix em compras.

Lançado oficialmente em novembro de 2020, o Pix rapidamente se tornou o meio de transferências preferido dos brasileiros.

Em janeiro de 2021, o número de transações instantâneas já se tornou maior do que de TEDs e DOCs juntos, segundo dados do Banco Central e da Câmara Interbancária de Pagamentos (CIP) analisados pelo Tecnoblog.

Faz sentido: é possível pagar com Pix todos os dias, em qualquer horário, tanto em compras presenciais quanto em compras online usando QR Code, Pix Copia e Cola, uma chave Pix e até os dados da conta. Também dá para usar essas formas para quitar contas de luz, alguns tributos e até recarregar o celular.

Veja, abaixo, como usar o Pix no seu dia a dia.

Como usar o Pix em compras online e presenciais?

É possível usar o Pix em compras, tanto online quanto presenciais. Como fazer isso, entretanto, pode variar de acordo com o estabelecimento ou e-commerce: por QR Code ou por meio da chave Pix.

Como usar o Pix com QR Code

Uma das formas de pagar compras online e presenciais usando o Pix é por meio do QR Code – aquele código quadradinho.

Para isso, o e-commerce ou o vendedor precisa apresentar o QR Code, seja na finalização da compra online ou em um comércio físico, impresso em algum lugar ou digital.

Então, pagar usando o Pix com QR Code é fácil:

  1. Abra o app do Nubank; 
  2. Acesse a Área Pix; Escolha a opção “Ler QR code”; 
  3. Aponte a câmera do celular para o código; 
  4. Insira o valor (se necessário), confirme as informações, informe sua senha e pronto! O seu pagamento será feito em poucos segundos.

Como pagar com o Pix Copia e Cola

Basicamente, o Pix Copia e Cola é um código de letras e números que já tem todos os dados do comerciante e da sua compra. Veja como é fácil usá-lo:

  1. Copie o código do Pix Copia e Cola gerado pela empresa;
  2. Abra o app do Nubank;
  3. Escolha a opção “Pix Copia e Cola”;
  4. Cole o código gerado pela empresa;
  5. Confirme as informações, informe sua senha e pronto!

Como usar o Pix com chaves

Outra forma de pagar compras usando o Pix é por meio das chaves, que pode ser o CNPJ, número de celular, e-mail ou chave aleatória. Para isso, o comerciante só precisa informar a chave Pix da conta na qual ele quer receber o pagamento. Com isso:

  1. Abra o app do Nubank;
  2. Acesse a Área Pix;
  3. Seleciona a opção “Transferir”;
  4. Insira o valor da compra;
  5. Insira a chave Pix do estabelecimento;
  6. Confirme as informações, informe sua senha e pronto!

Ao pagar com o Pix o cliente pode até conseguir bons descontos. Afinal, o pagamento cai direto na conta, em poucos segundos, em qualquer dia e horário.

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.