Pular navegação

Como ganhar dinheiro com cartão de crédito?

Programa de milhas, cashback, parcelamento sem juros e mais. Confira dicas para aproveitar da melhor forma os benefícios que o seu cartão oferece.

imagem de uma calculadora lilás com os números 2023 na tela, um celular desligado, um fone de ouvido, uma caixinha de clips em uma superfície verde clara.

O cartão de crédito pode ser um grande aliado ou tornar-se motivo de dor de cabeça, a depender da maneira como ele é utilizado. Mas como ganhar dinheiro com cartão de crédito? Isso é possível? Ao escolher um cartão e usá-lo de forma consciente,  você pode, sim, ganhar dinheiro com programa de pontos e cashback, por exemplo. 

Abaixo, confira dicas para aproveitar da melhor maneira as vantagens do seu cartão de crédito e, assim, ganhar dinheiro de volta depois das suas compras e até viajar sem tirar dinheiro da conta. 

Como ganhar dinheiro com cartão de crédito?

Ganhar dinheiro com cartão de crédito não significa necessariamente que vai cair uma grana diretamente na sua conta toda vez que você usa esse meio de pagamento – exceto em casos de cashback. Contudo, os benefícios oferecidos pelo cartão podem representar ganhos em casos de viagens e economia em compras. Confira algumas dessas vantagens.

1. Cashback

Vários cartões de crédito oferecem a possibilidade de cashback. 

Funciona assim: quando um cliente realiza uma compra, recebe de volta parte do valor gasto – seja em uma conta específica de algum programa de cashback ou em uma conta do próprio cliente. Depois, é possível resgatar esse valor para sua conta corrente ou usá-lo como desejar (a regra varia de acordo com a operadora do cartão).

Quem decide que fatia do valor gasto o cliente receberá é o estabelecimento parceiro do programa de cashback. Por isso, a porcentagem pode variar conforme o lugar onde a compra é feita. Ele pode ser de 1%, 2%, 10%, 15% – não existe um valor máximo. 

O especialista em comunicação interna Adonai Amorim, de 36 anos, aproveita muito bem essa vantagem. "Eu tenho Nubank Ultravioleta, e todo cashback que recebo, deixo rendendo, pois cresce 200% do CDI", diz. 

A vantagem de programas de cashback que não expiram e com dinheiro rendendo, como é o caso do Nubank Ultravioleta, é que você tem liberdade para usar esses valores como preferir, sem necessariamente estar obrigado a trocar por itens específicos que nem sempre são o que você queria.

https://www.youtube.com/watch?v=3AXEwHk0rZs

2. Programa de pontos do cartão

Os programas de pontos geralmente são outra vantagem oferecida por bandeiras e operadoras de cartão de crédito. Mesmo com características específicas, esses  programas têm uma lógica parecida: ao fazer compras usando o cartão, você acumula pontos que podem ser trocados por produtos, serviços e descontos.

Para começar a acumular pontos, você precisa se cadastrar no programa de fidelidade do seu cartão. O processo costuma ser feito pela internet, no site do seu banco ou instituição, pelo aplicativo ou pelo telefone.

Assim que seu cadastro estiver certo, suas compras realizadas no crédito começam a se converter em pontos. A quantidade de pontos varia de acordo com o tipo de cartão que você possui. Existem cartões black, por exemplo, que por serem premium rendem mais pontos por real gasto, mas também podem ter anuidade. É preciso fazer as contas do que vale mais a pena para o seu perfil de gastos.

Saiba mais: Como acumular pontos no cartão de crédito?

3. Milhas

O programa de milhas é um serviço oferecido pela maioria das companhias aéreas, muitas vezes por meio de empresas parceiras (é o caso da Smiles, que administra as milhas da Gol Linhas Aéreas). Ele tem o objetivo de recompensar a fidelidade do cliente: quem se inscreve pontua de acordo com seus gastos e, ao acumular pontos suficientes, pode resgatar prêmios – normalmente, passagens aéreas.

Apesar de ter cinco cartões de crédito, o gerente de produtos Gustavo de Carli, de 32 anos, prefere centralizar os gastos em apenas um: o que dá mais milhas. "Sempre tive um gasto razoável no cartão de crédito e antigamente minha mãe e irmã tinham cartões adicionais no meu nome. Então, eu acabava juntando muitos pontos. Ficava de olho nas promoções e, quando encontrava uma boa, transferia esses pontos para as companhias aéreas", diz. 

Ele já trocou 40 mil pontos no cartão por milhas em dobro – ou seja, 80 mil milhas. Gustavo conta que já economizou dinheiro em viagens dessa forma. "Já paguei passagens para Nova York, São Francisco e Los Angeles, por exemplo, inteiramente com milhas". 

4. Benefícios da bandeira do cartão

Algumas bandeiras, como é o caso da Mastercard (bandeira do cartão Nubank), possuem programas de fidelidade que oferecem benefícios exclusivos que vão além das milhas.

Ao se cadastrar neles, você pode ganhar pontos, trocá-los por outros produtos e ter descontos ou acesso a lugares como restaurantes, salas VIP de cinema e aeroportos, entre outras vantagens.

Para fazer parte do Mastercard Surpreenda, por exemplo, primeiro é preciso se cadastrar no programa. Basta entrar no site e preencher seus dados pessoais. A partir disso, você acumula 1 ponto toda vez que usar seu cartão, independentemente do valor da compra.

"Gosto bastante de poder ir a um restaurante bacana da cidade com a reserva feita pelo concierge, poder contar com suporte em aeroporto e receber dicas sobre o local que estou visitando", diz Adonai. "Por causa da pontuação no Mastercard Surpreenda, eu já ganhei roupas de cama e banho, e fui jantar (com acompanhante) em restaurantes finos", lembra.

5. Seguro Proteção de Preço

O Seguro Proteção de Preço é um benefício vantajoso de algumas bandeiras de cartões de crédito. Com ele, você realiza compras pelo seu cartão e, caso encontre o mesmo produto por um valor abaixo do que você pagou, pode recorrer a esse benefício para receber a diferença paga a mais em comparação ao novo valor encontrado. O seguro vale por 30 dias a partir da data da compra do produto. Cartões Gold, Platinum e Black (como o Ultravioleta) oferecem essa opção.

6. Antecipação de compra parcelada

Talvez você queira fazer uma compra e o estabelecimento não oferece desconto para pagamento à vista. Nesse caso, uma opção pode ser parcelar e depois antecipar o pagamento dessas parcelas. Isso porque a antecipação (ou seja, "puxar" o valor para a fatura atual) pode gerar um desconto.

"A principal vantagem que eu vejo no cartão de crédito, hoje, é o parcelamento", diz Gustavo. "Se eu faço uma compra à vista e o parcelamento sai o mesmo valor do pagamento no débito, vale mais a pena parcelar, por conta da desvalorização do dinheiro. Eu uso muito essa técnica", conclui ele, que costuma aplicar o dinheiro que desembolsaria à vista para deixar rendendo. 

Como ganhar dinheiro com o cartão de crédito Nubank?

Abaixo, confira algumas vantagens do cartão Nubank que você pode aproveitar.

Cashback Nubank Ultravioleta

Todas as compras feitas com o cartão Ultravioleta na função crédito geram 1% de cashback sobre o valor gasto. O cashback do Ultravioleta nunca expira e cresce automaticamente 200% do CDI ao ano. 

Além disso, você pode usar esses recursos como quiser: é possível deixar esse valor crescendo, transferir para a sua conta do Nubank ou transformá-lo em milhas na Smiles.

Leia em detalhes: Cashback no Nubank Ultravioleta: como funciona?

Vantagens em compras feitas no shopping do Nubank

Clientes do Nubank podem fazer compras em mais de 150 lojas, com vantagens exclusivas como descontos e cashback – é só começar o processo da compra dentro do aplicativo do Nu

Quando você faz uma compra na aba Shopping, precisa respeitar a data da promoção e seguir os critérios informados pelo Nu e pela loja. Em outras palavras, os termos específicos variam conforme o varejista, por isso você deve ficar atento às informações descritas na página de “Regras da loja”. 

Importante dizer: o cashback gerado pelas compras feitas no Shopping não têm rendimento.

Saiba mais sobre o Shopping do Nubank

Antecipação de compras parceladas

Se você quer pagar uma compra à vista, porém o lojista não oferece desconto, uma alternativa é parcelar (quando não há juros) com o cartão Nubank e receber desconto ao antecipar o pagamento dessas parcelas.

Como antecipar o pagamento de uma compra pelo app do Nubank

Assim que a compra for processada, já é possível fazer a antecipação das parcelas.

  • Na tela inicial do aplicativo, clique na área de cartão de crédito;
  • Toque na compra parcelada que deseja antecipar para abrir os detalhes da transação;
  • Toque em “Antecipar Parcelas”;
  • Confira o desconto e escolha o número de parcelas que deseja antecipar;
  • Confirme e pronto! As parcelas antecipadas e o desconto serão adicionados à sua fatura em aberto.

É importante checar todos os detalhes antes de finalizar a antecipação. Após a confirmação, a mesma não pode ser cancelada.

Quais os cuidados ao usar o cartão de crédito?

Ganhar dinheiro com cartão de crédito é uma possibilidade interessante para quem concentra os gastos em um único cartão, mas também é preciso cuidados. Para não se enrolar financeiramente e nem cair em golpes, é importante observar algumas medidas de proteção.

Nunca compartilhe informações

Para sua segurança, nunca compartilhe os dados do seu cartão com amigos e familiares, e muito menos em redes sociais. E nem mande seus dados por aplicativos de mensagem. 

Use o cartão virtual para compras online

Se o emissor do seu cartão oferece essa funcionalidade (como é o caso do Nubank), use o cartão virtual para todas as compras online (seja em lojas virtuais ou aplicativos). Assim, mesmo se os dados do cartão virtual forem comprometidos, você ainda terá o cartão físico e poderá emitir outro virtual com muito mais facilidade.

Não empreste seu cartão de crédito

Lembre-se de nunca emprestar seu cartão de crédito para outra pessoa, em nenhuma circunstância, pois:

  • Se você empresta o seu cartão para alguém realizar uma compra (pensando no cashback que isso pode gerar, por exemplo) e essa pessoa não paga, é o seu CPF que está em jogo. Se a dívida não for paga, o CPF enviado aos órgãos de proteção ao crédito é o do cliente cadastrado no sistema – mesmo que ele não tenha sido quem fez a compra.
  • Cuidado para as compras não fugirem do seu planejamento financeiro. Se o cliente tem um gasto mensal de R$ 1 mil e empresta o cartão de crédito para alguém que decide fazer uma compra parcelada, por exemplo, o limite fica comprometido, impedindo que o dono do cartão realize novas compras.
  • Outra situação que pode acontecer é: as parcelas ultrapassarem o gasto médio planejado para o mês. Nesse caso, o cliente vai precisar se planejar para efetuar o pagamento da fatura, seja quitando o total ou até optando por um parcelamento.

Fique atento à sua fatura

Preste atenção nos lançamentos na sua fatura. Se perceber algo suspeito, como a cobrança de uma transação que não se recorda de ter feito, entre em contato com a sua instituição financeira e informe sobre a situação.

Alguns bancos e instituições permitem que o cliente bloqueie o cartão pelo próprio aplicativo. 

Quer mais dicas de como usar o seu cartão de crédito da melhor forma? Leia também:

Guia para organizar as contas se você tem um cartão de crédito

Ninja das passagens aéreas: confira dicas para se dar bem na hora da compra

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.