Pular navegação

Como fazer pagamentos usando o Pix? Veja o passo a passo

Existem três formas diferentes de pagar com o Pix - e todas elas funcionam 24h por dia, 7 dias por semana. Saiba como fazer os pagamentos.

pagamentos com o pix: mulher segurando um celular em frente a um prédio

Com o Pix, sistema de pagamentos criado pelo Banco Central, é possível fazer pagamentos 24 horas por dia, 7 dias por semana. Os pagamentos pelo Pix são processados na hora – ou seja, não é necessário esperar horas ou até dias, como acontece com boletos e TEDs, por exemplo. 

É possível usar o Pix para fazer pagamentos dos mais diversos tipos, como:

  • Compras online;
  • Pagamentos em supermercados e lojas físicas;
  • Recarga de celular;
  • Contas (água, luz, telefone, etc.);
  • Loteria;
  • Impostos e taxas.

Como fazer pagamentos pelo Pix?

Existem três formas de fazer pagamentos com Pix – seja para pessoas ou para estabelecimentos, de forma presencial ou digital:

  • Informando os dados de pagamento do Pix (uma chave do Pix ou os dados bancários e pessoais);
  • Fazendo leitura de QR Code gerado por quem vai receber o pagamento;
  • Informando um código do Pix copia e cola.

Como pagar com uma chave Pix ou dados bancários

É possível fazer pagamentos pelo Pix informando uma das chaves cadastradas (CPF, número de telefone, e-mail ou chave aleatória) pelo usuário ou empresa para a qual você deseja fazer o pagamento.  

Não ter as chaves do beneficiário não é um impeditivo para fazer pagamentos pelo Pix. Para pagar sem as chaves, basta informar os dados pessoais e bancários do beneficiário, como já se faz em uma TED normalmente.

Como pagar com QR Code pelo Pix

Outra forma de fazer pagamentos pelo Pix é por meio da leitura de um QR Code – disponibilizado online ou por um estabelecimento físico.

Cada banco tem seu fluxo de pagamento, mas eles costumam ser parecidos. No caso do Nubank, você deve entrar na área do Pix, marcar a opção "Pagar" e ler o código de barras ou QR Code com a câmera do app.

Pagar com Pix copia e cola

Uma outra forma de fazer pagamentos por QR Code é usando o Pix Copia e Cola. Basta copiar o código referente ao QR Code que você recebeu da pessoa para quem vai pagar. Na hora de fazer o pagamento, é só informar esse código dentro da área Pix do seu aplicativo, em "Pagar"e "Pix Copia e Cola". 

Ou seja: o Pix Copia e Cola é um link ou código gerado a partir do QR Code para pagamento – basicamente, todos os dados da imagem são transformados em um código. 

O que é o Pix?

O Pix é o meio de pagamentos do Banco Central aceito desde novembro de 2020. Com ele, é possível fazer pagamentos e transferências 24 horas por dia, sete dias da semana, de forma instantânea. 

O Pix facilita e agiliza as transferências de valores entre pessoas, o pagamento de contas, recolhimento de impostos e taxas de serviços, entre outras possibilidades.

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.