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Como fazer um canal no YouTube crescer? Confira dicas de influenciadores

O YouTube tem cerca de 2,5 bilhões de usuários ativos todos os meses. Confira dicas para começar a usar a plataforma no seu negócio.
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Criado em 2005 e com cerca de 2,5 bilhões de usuários ativos mensalmente, o YouTube é o segundo site mais acessado do mundo – atrás somente do Google – de acordo com o ranking Alexa, empresa que monitora o tráfego de páginas ao redor do globo. E quem se aventura em produzir vídeos para essa plataforma logo se depara com um desafio: como fazer um canal no YouTube crescer para, assim, conseguir ganhar dinheiro com ele?

Em meio à multidão de criadores de conteúdo, os influenciadores Carol Moreira e Luca Scarpelli conquistaram milhares de seguidores em seus canais no YouTube. Confira, a seguir, as dicas que eles dão para quem deseja trilhar o mesmo caminho e tornar a plataforma sua fonte de renda.

O que considerar ao fazer um canal no YouTube?

Quando a influenciadora Carol Moreira criou o seu canal do YouTube para falar de maquiagem e beleza, em 2010, a plataforma estava longe de ser a gigante de hoje. Eram só 200 milhões de usuários ativos naquela época, contra os 2,7 bilhões registrados em 2023. Ela postava o conteúdo em seu blog e colocava dentro dos textos os vídeos que publicava no YouTube. Já Luca Scarpelli está no YouTube desde 2016 e decidiu criar o canal para dividir com as pessoas o seu processo de transição de gênero.

Abaixo, saiba o que considerar antes de criar um canal no YouTube. 

Tenha clareza sobre o conteúdo que quer abordar  

Carol Moreira afirma que o primeiro passo para quem quer criar um canal no YouTube é ter algo a dizer. "Isso vale muito mais do que a parte técnica – que pode ser aprimorada aos poucos, com o tempo", diz. 

Essa também é a primeira lição indicada por Scarpelli. Ele afirma que aprendeu nesse processo que é preciso saber os temas que você vai abordar. Para ele, é mais fácil lidar com um alcance limitado do que com a falta de identidade clara por abordar cada hora um assunto diferente. "As pessoas precisam saber o que esperar de você", comenta.

"O YouTube é um universo gigantesco e tem lugar para todo mundo. Você pode falar sobre o que você quiser, das coisas mais específicas aos temas mais abrangentes", diz ele. "No meu caso, a transição de gênero representa um nicho bem específico de conteúdo – e atingir uma bolha não é algo ruim. Pode ser que te traga limitações de alcance mas, ao mesmo tempo, pode te tornar uma autoridade em relação àquele tema".

Comunique-se com a persona ideal

Para empreendedores, na hora de decidir sobre o que falar é importante levar em consideração a persona ideal do seu cliente, ou seja, o público-alvo. Criar uma persona não apenas facilita a comunicação do seu negócio, mas também orienta no desenvolvimento do que você vai oferecer a elas.

A representação de um cliente ideal para o seu produto ou serviço pode ser baseada em pesquisas. Ou, então, para definir a persona do seu cliente, utilize o Mapa de Empatia. Essa ferramenta ajuda a entender o perfil da pessoa que pode se interessar pelo que você vende. Com o mapa, você conseguirá imaginar o que elas gostam, quais são as suas necessidades, sonhos, receios e desejos em relação ao seu negócio.

Com essa definição em mãos, você consegue ter clareza de quais os melhores temas para discutir em seu canal do YouTube.

Crie uma comunidade

Audiência importa. Mas não adianta ter audiência se ela não puder ser transformada em uma comunidade, que se converta em vendas.

Criar uma comunidade online com seus clientes pode ser uma forma de aumentar a conscientização sobre o produto ou serviço, além de criar relacionamentos mais profundos com os clientes e construir uma boa reputação na sua área de atuação.

Quanto mais você se concentra em formar uma comunidade, mais fiel a sua audiência se torna. Como consequência, você vai saber produzir conteúdos com foco nos interesses, desafios e metas do seu cliente, que você já conhece.

O Nubank tem a sua própria comunidade. A NuCommunity é um lugar para clientes e pessoas interessadas em nossas soluções se conectarem, tirarem dúvidas, compartilharem ideias e sugestões, além de acompanharem todas as novidades. Para entrar na NuCommunity, basta clicar no botão abaixo.

Planejamento de longo prazo é fundamental

E engana-se quem pensa que é fácil e rápido fazer um canal no YouTube crescer e se tornar lucrativo, a ponto de gerar renda para que o dono passe a viver exclusivamente disso.  

"Como eu comecei bem no início do YouTube, demorou muito. Naquela época, não existia o conceito que temos hoje de marketing de influência", conta Carol. "Eu comecei a ganhar dinheiro suficiente (para focar somente nisso) por volta de 2015". 

Frequência importa

Ao abrir o seu canal no YouTube, crie um planejamento de produção de conteúdo. Formada em cinema e apaixonada por cultura pop, Carol Moreira ressalta a importância de se dedicar e manter uma frequência de publicações. 

"Não dá para postar de vez em quando e depois esquecer. O público gosta de saber e acompanhar que sempre vai ter conteúdo novo", diz ela. "Também é importante analisar o mercado e aquilo que o público tem interesse", detalha.

Não tenha pressa para crescer

Com o canal criado e uma frequência de publicações estabelecida, a dica é: continue e tenha paciência. "Consistência é a chave para qualquer criador de conteúdo", ressalta Luca. "Não precisa postar todo dia num ritmo frenético, mas é preciso ter ritmo e consistência".

"Eu criei conteúdo por três anos e meio sem ganhar quase nada com isso, até começar a conseguir fechar trabalhos que fossem legais e que me trouxeram algum tipo de retorno e reconhecimento", relembra Luca. "Por mais de três anos, se for colocar na ponta do lápis, minha carreira como criador de conteúdo me deu mais prejuízo financeiro do que qualquer outra coisa. Mas eu via como um investimento. E o retorno veio", conta ele. 

Além disso, tenha em mente que nem tudo são flores. "Existem momentos que o desânimo vem e nessa hora eu tiro uns dias para descansar e depois retomo, pensando em novas estratégias para continuar fazendo dar certo", destaca Carol.

Seja o seu fã número 1 

Fazer vídeos com o único intuito de alcançar fama e grandes números não dá certo. "Isso deve ser consequência de um trabalho muito legal que você está curtindo fazer", diz Luca.

Por isso, para conseguir aproveitar essa jornada – que é bem trabalhosa – é preciso gostar muito do que você está fazendo. "É essencial ser fã número 1 do próprio conteúdo. E se não for legal, se você não curtir muito falar sobre o que escolheu, você vai desanimar e vai desistir", conclui.

Como fazer um canal no YouTube crescer?

Você criou um canal com a clareza sobre o assunto que quer abordar, estabeleceu um planejamento de conteúdo de médio a longo prazo, conseguiu entrar no ritmo de produção e já publica com frequência? Agora já dá para criar um plano de crescimento para o seu canal. 

A seguir, confira 5 dicas da Semrush, plataforma utilizada para melhorar a visibilidade de conteúdos online e descobrir percepções de marketing, para alcançar mais visualizações e inscritos para o seu canal no YouTube. 

1. Encontre as melhores palavras-chave

Escolher o termo certo influencia diretamente no desempenho do vídeo.

  • Crie uma lista de termos amplos que descrevem um determinado assunto. Por exemplo: se você criou um canal que fala de maternidade, entenda quais são os termos e buscas relacionadas a esse termo. Uma ferramenta que pode te ajudar nesse estudo é o site Answer The Public, que mostra quais são as buscas que as pessoas fazem em diferentes plataformas, inclusive o YouTube, sobre um termo específico;
  • Pesquise as palavras-chave no YouTube. É possível usar as sugestões do YouTube, por meio do recurso autocompletar na barra de busca. Basta selecionar uma palavra-chave e conferir os termos que o YouTube sugere. Vale dizer que essas sugestões são feitas com base no que os usuários realmente pesquisam. O  que pode ser um bom direcionamento.

Procure palavras-chave de baixa concorrência. É importante otimizar seus vídeos com palavras-chave que não sejam muito concorridas e que, ao mesmo tempo, tenham um volume de pesquisa considerável.

2. Crie vídeos otimizados para o tempo de exibição

Quanto mais tempo as pessoas passam assistindo ao seu vídeo, mais alcances ele terá na plataforma.

Por isso, vale criar vídeos de vários formatos e duração para que você consiga identificar quais deles têm melhor desempenho junto ao seu público. 

De acordo com o YouTube, os primeiros 15 segundos do vídeo são essenciais para a retenção do usuário. Por isso, seja objetivo na introdução do conteúdo e vá direto ao ponto. Aproveite esse tempo para conquistar a atenção dos espectadores, deixando claro o que você abordará ao longo do vídeo. E use a sua criatividade.

3. Otimize seus vídeos

Otimize o título com as palavras-chave e pense neles para maximizar a taxa de cliques (CTR). Isso porque quanto mais pessoas clicarem no seu vídeo, mais o YouTube irá promovê-lo para outros usuários. Para aumentar o alcance dos seus conteúdos, é importante escrever títulos atraentes e usar uma thumb (aquela "capa" do vídeo) atraentes e curiosas.

Além disso, as descrições do vídeo no YouTube devem ser completas. Crie textos detalhados e utilize a palavra-chave principal do conteúdo no texto.

As tags do vídeo também são muito importantes. 

  • Use duas ou três tags que incluam a palavra-chave de principal e suas variações;
  • Adicione até duas tags que descrevem o assunto do vídeo usando outros termos que não compõem sua palavra-chave principal;
  • Adicione até duas tags sobre sua área de atuação.

4. Crie playlists

As playlists são uma maneira de organizar o seu conteúdo do canal e, assim, aumentar significativamente o “tempo de sessão” – uma métrica que indica a quantidade de tempo que alguém passa no YouTube depois de começar a assistir a um vídeo.

Os canais são beneficiados quando as pessoas que assistiram a um vídeo continuam na plataforma. Quando alguém termina de assistir a um vídeo de uma lista, automaticamente outro vídeo é reproduzido na sequência.

5. Divulgue seus vídeos

Divulgar seus vídeos do YouTube é uma parte fundamental do crescimento do seu canal. Isso inclui o compartilhamento nas redes sociais e o disparo de e-mails para sua base de contatos, por exemplo.

O Nubank também está no YouTube

Com quase 2 milhões de inscritos e cerca de 770 vídeos publicados, o canal do Nubank no Youtube publica vídeos sobre produtos, dicas de segurança, educação financeira e informações que facilitam o seu dia a dia e te ajudam a ter uma relação mais saudável com o seu dinheiro.

Confira um exemplo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=M7uClNLEaMM

Decidiu fazer um canal no YouTube? Formalize o seu negócio mesmo assim

Se você se interessou em potencializar o negócio utilizando um canal no YouTube, existem algumas burocracias no caminho que precisam ser resolvidas antes de planejar qual seria o melhor conteúdo. A primeira, e mais importante, é a formalização.

Você pode começar sendo um Microempreendedor Individual (MEI), um tipo de micro empresa pensada para pessoas que trabalham por conta própria, como manicures, eletricistas, entre outras dezenas de atividades.

Formalizando o negócio como MEI, você passa a ter um CNPJ registrado, e consegue emitir nota fiscal, tem os benefícios do INSS, acessa os serviços e produtos bancários para pessoa jurídica, como por exemplo a conta PJ do Nubank. 

Quais os benefícios da conta PJ do Nubank?

Com a conta PJ do Nubank, a pessoa empreendedora tem acesso a diversos benefícios. Confira abaixo.

  • Fazer tudo pelo app do Nubank, com menos burocracia e papelada – e te mantendo no controle das finanças do seu negócio; 
  • Economizar com tarifas de manutenção, já que você não paga nada para ter a conta PJ do Nubank;
  • Ter um atendimento humanizado 24 horas por dia, 7 dias por semana – para tudo o que você precisar; 
  • Fazer e receber transferências gratuitas e ilimitadas usando o Pix
  • Receber pagamentos dos clientes usando diferentes soluções, seja por meio de link de pagamento, NuPay ou usando o seu próprio celular como maquininha com o Tap to Pay
  • Ter um cartão de crédito personalizado com o nome da sua empresa; 
  • Pedir empréstimo e garantir o fôlego do caixa com um Capital de Giro adequado ao momento da sua empresa; 
  • Acessar a conta PJ do Nubank pelo app e pelo computador; 
  • Transferir o limite do cartão de crédito pessoal para o da sua empresa; 
  • Fazer Pix e pagar boletos no crédito à vista ou parcelado em até 12 vezes;
  • Organizar as finanças da sua empresa, pois em poucos cliques é possível identificar todas as contas que você pagou, tem a pagar, pagamentos que recebeu e que tem a receber. Tudo isso por meio do Assistente de Pagamentos e da área "A Receber" do app do Nubank;
  • Possibilidade de gerar extrato OFX e PDF direto no app ou pelo computador: você não tem tempo a perder e a gente sabe disso, por isso essa funcionalidade facilita o envio das informações ao contador e a importação em sistemas de contabilidade, melhorando a experiência com a gestão de negócios;
  • Compartilhar o acesso à conta PJ do Nubank com demais pessoas que trabalham com você no negócio – e escolher um perfil de acesso para cada um deles;
  • Manter seus compromissos burocráticos em dia com a Central de impostos MEI, um jeito fácil e automatizado de manter o pagamento da guia DAS MEI em dia;
  • Investir no futuro do seu negócio usando as Caixinhas do Nubank – com rentabilidade atrelada ao CDI e com garantia FGC.

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Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

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