Pedir Conta e
Cartão de Crédito

em menos de 1 minuto
e grátis

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Complete os campos ao lado para pedir sua Conta e Cartão de crédito

Agora complete abaixo para pedir sua conta e cartão de crédito

Precisamos de um CPF válido
Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu e-mail. Precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Início Seu Dinheiro Taxa Referencial –...

Taxa Referencial – o que é e como ela é calculada?

A famosa "TR" é um dos índices de rendimento de alguns investimentos, como a poupança. Entenda.



Quem investe na poupança provavelmente já ouviu falar em Taxa Referencial, a TR – junto da Selic, ela é uma das taxas de juros que indicam o seu rendimento. Mas o que é a Taxa Referencial? Como ela é calculada e por que é utilizada?

O que é a Taxa Referencial?

Criada em 1991, a Taxa Referencial é uma taxa de juros referência – isto é, em que se baseiam outras taxas. Na época em que surgiu, ela tinha como objetivo indicar os juros vigentes a cada dia para evitar que a taxa do mês em questão refletisse a inflação do mês anterior. 

Vale lembrar: neste período, o Brasil passava por um cenário de hiperinflação, fazendo com que o brasileiro perdesse poder de compra. A taxa referencial vinha como índice de correção monetária, evitando que isso acontecesse.

Hoje, a TR é usada para calcular o rendimento de alguns investimentos, como a caderneta de poupança, e como índice corretor de outros – o saldo das contas do FGTS, por exemplo, rendem a TR ao ano. Além disso, ela também é usada em operações como financiamentos imobiliários e títulos de capitalização.

Como a Taxa Referencial é calculada?

A Taxa Referencial é calculada pelo Banco Central diariamente e mensalmente e está disponível no site da instituição. Para chegar até ela, é preciso encontrar o valor da Taxa Básica Financeira (TBF).

Até 2018, o cálculo da TBF (e consequentemente o da TR) se baseava na média ponderada dos juros pagos por CDBs prefixados das 30 maiores instituições financeiras do país.

Em fevereiro de 2018, foi feita uma mudança para adequar esse cálculo à nova realidade do mercado, e, desde então, o BC se baseia nas taxas de juros das Letras do Tesouro Nacional (LTN)

Todos os dias, o Banco Central calcula a TBF, e, a partir dela, chegamos ao valor da TR. Para isso, a seguinte equação é aplicada:

R = a+b x TBF

Onde:

  • R é o redutor;
  • a é um valor fixo igual a 1,005 (esse valor foi definido na criação da TR);
  • b depende do valor da TBF (esse dado é sempre divulgado pelo Banco Central);
  • TBF (definida e divulgada diariamente pelo Banco Central).

Depois que o valor de R é encontrado, basta substituir os elementos na fórmula:

TR = 100 x [ ((1 + TBF)/R) – 1] 

A boa notícia é que o Banco Central disponibiliza, em seu site, uma calculadora da TR que permite consultar o seu valor em determinado dia.

TR diária e TR mensal

Existem duas variações da Taxa Referencial: a diária e a mensal. Basicamente, a TR mensal é a soma de todas as TRs diárias do mês – ela é utilizada na correção monetária de investimentos.

No caso da poupança, por exemplo, a TR considerada para correção – junto com a Selic – é a mensal. 

Qual o atual valor da TR?

Desde setembro de 2017, a TR está em 0% – ou seja, no caso da poupança, com a Selic inferior a 8,5%, ela não tem influência em seu rendimento. A grande desvantagem é em relação ao saldo das contas do FGTS, já que ele não é corrigido nem mesmo pela inflação.

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

4.18

Esse artigo foi útil? Avalie

Obrigado pela avaliação

Você já votou neste post