Você já ouviu falar do Pix por aproximação? Essa é a mais nova funcionalidade do sistema de pagamento instantâneo do Banco Central, que promete aumentar a comodidade dos usuários na hora de pagar por compras presenciais.
Assim como todas as maneiras de pagar com Pix, a solução foi desenvolvida e autorizada pelo BC e, só então, incorporada às instituições financeiras para que os clientes possam utilizá-la. E nesse modelo de operação, você pode fazer o pagamento usando uma carteira digital.
Abaixo, saiba o que é o Pix por aproximação e como funciona essa modalidade de pagamento.
O que é o Pix por aproximação?
O Pix por aproximação é uma modalidade do sistema Pix que usa a tecnologia Near-Field Communication (NFC) para realizar pagamentos. Com ele, é só aproximar seu celular de um dispositivo de recepção, como uma maquininha de cartões, para efetuar a transação. Essa tecnologia já é bastante conhecida por ser utilizada em cartões de crédito e débito contactless.
Qual a diferença entre NFC e contactless?
No Nubank, você tem diferentes formas de usar o Pix. Além da transação tradicional, é possível programar transferências recorrentes e usar o seu limite do cartão de crédito para pagamentos via Pix: a pessoa ou empresa recebe na hora, como no Pix tradicional, mas você paga parcelado, no seu ritmo.
Como funciona o Pix por aproximação?
O Pix por aproximação funciona como um meio de pagamento para compras presenciais. Para usá-lo, você pode vincular sua conta bancária a uma carteira digital que suporte essa funcionalidade, como o Google Pay. Ou fazer diretamente pelo app da sua instituição bancária, caso esta opção esteja disponível.
Na prática, o Pix por aproximação funciona como hoje funciona o pagamento feito por cartão por aproximação. A diferença é que você precisará garantir a conexão com a internet do seu celular e autenticar todas as suas transações por Pix NFC, o que garante maiores níveis de segurança.
Já faço pagamentos via Pix na maquininha hoje, qual a diferença?
Hoje, para pagar alguma compra em estabelecimentos físicos via Pix, você precisa abrir o aplicativo da sua instituição bancária e ler o QR Code que a loja fornece. Com o Pix por aproximação, você não vai precisar mais fazer isso: a maquininha continua apresentando o QR Code na tela, mas você só precisa aproximar o seu celular dela para iniciar a transação. Em seguida, basta autenticar essa compra para finalizar – colocando sua senha ou biometria.
Como fazer uma transação com Pix por aproximação?
Primeiro, a instituição financeira que oferece essa operação autoriza que você vincule sua conta a uma carteira digital autorizada pelo Banco Central para iniciar as transações de pagamento. Ou dependendo da instituição financeira, é possível fazer diretamente pelo app do banco.
Depois, basta escolher a opção de pagar com Pix ao fazer uma compra no estabelecimento. Em seguida:
- Aproxime o celular da maquininha do lojista;
- Confira os dados da transação que aparecem na tela do celular;
- Confirme o pagamento utilizando senha, biometria ou reconhecimento facial.
Vale ressaltar que não é preciso abrir o app para fazer pagamentos, apenas aproximar o celular da maquininha.
Posso usar o Pix por aproximação com qualquer celular?
Para usar o Pix por aproximação, o seu celular deve ser um Android com a tecnologia NFC e estar conectado à internet. A maquininha de cartão também deve estar habilitado para aceitar o Pix por aproximação.
De acordo com o Banco Central, a possibilidade será expandida para celulares com as carteiras digitais da Apple e Samsung.
Quais são os limites do Pix por aproximação?
A modalidade de pagamento tem um limite padrão de R$ 500 por transação quando ela é feita via carteira digital. Nas transações via Pix por aproximação que utilizam aplicativo da sua instituição bancária, é possível alterar esses valores.
É importante ressaltar que, assim como todas as operações por Pix, não há cobranças para fazer esse tipo de pagamento.
O Pix por aproximação é seguro?
Sim, de acordo com o Banco Central, o Pix por aproximação passou por todos os testes de segurança exigidos. Para realizar uma transação, é necessário confirmar a operação por meio de senha, biometria ou reconhecimento facial.
Entretanto, toda ferramenta digital e de pagamentos exige alguns cuidados, como não compartilhar senhas, evitar deixar o celular desbloqueado em lugares públicos e redobrar a atenção em grandes eventos, como o Carnaval e festivais de música, por exemplo.
Leia mais:
Como pagar por aproximação com o celular?
Novas regras do Pix: saiba o que muda no sistema de pagamentos instantâneo
Como funciona um pagamento instantâneo?
Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.