Pular navegação

Como pausar financiamento de imóvel ou carro

Devido à pandemia do novo coronavírus, bancos permitem que os clientes suspendam o pagamento de até duas parcelas da dívida. Entenda.

Pausar financiamento: uma mão pegando um carro de cima sobre uma pista roxa

Com o objetivo de dar um fôlego nas finanças dos trabalhadores em meio a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), alguns bancos estão adiando o pagamento de até duas prestações (60 dias) de imóvel ou carro.

A medida vale para pagamentos que estejam em dia. A única exceção é a Caixa Econômica Federal, onde financiamentos com até duas prestações em atraso também podem ser pausados.

É importante dizer que, durante esse período de pausa a taxa de juros continua a mesma, apenas sem a cobrança de multa. 

Vale explicar também, que o cliente fica dois meses sem pagar e depois as prestações voltam ao normal, adicionando esses meses ao final do financiamento.

Como pausar financiamento na Caixa

A pausa vale para contratos habitacionais de pessoa física ou jurídica. Caso o cliente esteja utilizando o FGTS para pagamento das prestações, não será possível solicitar a interrupção.

Quando o pedido é feito, o banco até 48 horas para realizar a efetivação do mesmo. Tais condições também são oferecidas para clientes que possuem contas de Home Equity – Crédito Imóvel Próprio. Porém, nesse caso, é necessário ter pago, pelo menos, 11 parcelas.

Pessoa Física

O serviço de pausa estendida pode ser acessado, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, através do Aplicativo Habitação Caixa, pelo WhatsApp (telefone 0800-726 8068) ou pelo Telesserviço (telefones 3004-1105 para capitais e 0800-726 0505 para demais cidades, opção 7 da URA).

App Habitação Caixa: passo a passo

• Baixe o aplicativo Habitação Caixa;

• Digite seu CPF ou e-mail, senha e logo em seguida clique em ‘Entrar’; Se ainda não possui senha do Login Caixa, toque na opção Novo Usuário e preencha o cadastro;

• Acesse a aba ‘Serviços’;

• Clique na opção ‘Solicitar Pausa Emergencial’;

Leia as orientações e clique em ‘Próximo’;

• Informe seu número de celular e autorize o banco a enviar SMS sobre a solicitação;

• Clique em ‘Solicitar Pausa’ e pronto!

Pessoa Jurídica

Aqui, o cliente deverá entrar em contato diretamente com seu gerente para formalizar a solicitação.

Pausar financiamento em outros bancos

Como parte da medida de segurança para combater a disseminação do novo coronavírus, o ideal é que o pedido não seja feito pessoalmente nas agências bancárias. Por esse motivo, a recomendação é que o cliente utilize o internet banking e a central de atendimento telefônica.

Cada instituição possui suas próprias regras para a pausa do financiamento. Por isso, é importante checar e entender com a mesma antes de tomar qualquer decisão.

O Nubank não oferece financiamento de imóvel e nem de carro.

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.