Pular navegação

Leasing: o que é e como funciona?

Essa operação é como um aluguel com opção de compra e tem o nome técnico de arrendamento mercantil.

Leasing: colagem de uma mão segurando uma carteira e algumas faíscas saindo da mesma, uma delas roxa.

Quando falamos de operações de parcelamento, financiamento, empréstimo ou crédito um dos tipos que existem no Brasil é o leasing, que tem o nome técnico de arrendamento mercantil. 

De forma resumida, o leasing funciona como uma operação semelhante a um aluguel, mas com opção de compra do bem no final de seu contrato. Além disso, ele possui algumas particularidades e tipos diferentes que podem ser oferecidos.. 

Afinal: o que é leasing? Como funciona? Como é diferente de outras operações?

Abaixo, saiba mais sobre essa operação.

O que é leasing?

O leasing, ou arrendamento mercantil,  acontece da seguinte forma: o arrendador faz a compra de algum bem específico e se torna seu proprietário e, durante o período de contrato do leasing, "arrenda" esse bem para o cliente que contrata a operação.

É uma operação que acontece entre duas partes: o arrendador, normalmente uma instituição financeira, e o arrendatário - o cliente ou usuário que contrata o leasing. 

Voltando algumas casa, é importante explicar o que é arrendamento: se trata de uma espécie de aluguel, com a diferença de que, no final do contrato de arrendamento, existe a possibilidade de o cliente fazer a compra do bem em questão; ela está prevista já no momento da contratação do arrendamento. 

Em outras palavras, no leasing, o cliente aluga o imóvel, carro ou outro bem comprado pela instituição. No final do contrato, ele tem três possibilidades: renová-lo, devolver o bem ao banco e encerrar o contrato ou comprá-lo da instituição.

É diferente de um financiamento, portanto, em que no final da operação o cliente que o contratou se torna automaticamente dono daquele bem em questão se quitar todas as parcelas.

O leasing é contratado para imóveis, automóveis, maquinários, ferramentas e outros tipos de bens. Vale dizer que ele também pode ser contratado tanto por pessoas físicas quanto jurídicas.

Tipos de leasing

Existem dois tipos de leasing no mercado, o financeiro e o operacional. A diferença está no prazo do contrato, na vigência de cada um e na possibilidade de compra final:

Leasing Financeiro

O prazo mínimo é de dois ou três anos e, ao final do contrato, o bem pode ser comprado por um valor previamente combinado com a instituição - normalmente, se trata de um valor residual já que houve pagamentos  longo dos anos de vigência do contrato.

No caso do leasing financeiro, a manutenção do bem é de responsabilidade do cliente que contrata o leasing, o arrendatário.

O leasing financeiro é parecido com um financiamento: existe um empréstimo com bem em garantia. 

Leasing Operacional

O prazo mínimo desse tipo de leasing é de 90 dias e, ao final do contrato, o bem pode ser comprado pelo seu valor de mercado, e não o residual, como acontece no leasing financeiro.

Outra diferença é que a manutenção no bem, no caso deste contrato, pode ser tanto do arrendatário quanto da arrendadora, a depender do acordo entre ambas as partes.

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.