Pular navegação

Desenrola Brasil: como identificar golpes e se proteger

O programa Desenrola Brasil, criado com o objetivo de diminuir o endividamento do país, está sendo usado como isca para fraudes. Aprenda a identificar esse novo golpe.

Imagem de duas mãos onde uma derruba uma jarra com moedas coloridas e a outra segura as moedas que caem da jarra. As mãos estão saindo de um fundo de papel rosa claro.

Já reparou que sempre que uma nova ferramenta financeira é lançada, surgem novas fraudes em torno dela? A bola da vez é o golpe usando o Desenrola Brasil. O programa foi criado pelo Governo Federal em julho de 2023 para diminuir o endividamento dos brasileiros. Em menos de 24 horas após o lançamento, já pipocaram sites e esquemas fraudulentos que o usavam como isca, segundo a plataforma de segurança Site Confiável.

Ainda que a tática mude, o objetivo é sempre o mesmo: roubar os dados e até o dinheiro de pessoas que procuram o programa para sair das dívidas. Descubra, a seguir, como esse golpe funciona e o que fazer para não cair nele.

Desenrola Brasil: como acontecem os golpes?

Os golpes do Desenrola Brasil buscam atrair pessoas que desejam usar o programa para se livrar das dívidas. Usando técnicas de engenharia social e phishing, os golpistas criam páginas e perfis falsos nas redes sociais com logomarca, temas e cores idênticas às usadas pelo Governo, para fazer com que as vítimas achem mesmo que estão em uma página legítima. 

Depois de clicar no link da página falsa ou responder ao anúncio falso sobre o programa nas redes sociais, a vítima é levada a entregar, sem perceber, seus dados pessoais como CPF, número de telefone, e-mail e até a conta bancária ou senha. Em alguns casos, também é exigido o pagamento de taxas que não existem sob o pretexto de que elas são necessárias para adesão ao programa. 

Como posso me proteger do golpe do Desenrola Brasil?

Qualquer pessoa está suscetível a cair em golpes, inclusive em fraudes que envolvem o Desenrola Brasil. Confira, abaixo, algumas dicas para se proteger.

Negocie no portal gov.br ou entre em contato diretamente com a sua instituição financeira

O portal oficial de negociações do Desenrola Brasil é desenrola.gov.br. As dívidas negociadas neste portal são específicas para quem atende aos critérios da Faixa 1 do programa (saiba mais aqui).

Se você ou sua dívida se enquadram nos critérios da Faixa 2, você deve procurar diretamente a instituição financeira onde você possui débitos. O ideal é que você mesmo entre em contato diretamente com o seu banco por meio de um canal de atendimento oficial

O Nubank é uma das instituições financeiras que aderiram ao Desenrola Brasil. Clique aqui e descubra como negociar sua dívida no Nubank com o Desenrola Brasil.

Cadastre-se diretamente no gov.br

Se você pretende negociar sua dívida no portal de negociações do Governo Federal, será necessário criar uma conta gov.br. Neste caso, o ideal é que você faça o seu cadastro na plataforma gov.br diretamente pelo link oficial. Não utilize outros sites ou plataformas que ofereçam um serviço parecido. 

Cuidado com links suspeitos

As comunicações oficiais sobre o programa Desenrola Brasil são feitas na página gov.br/desenrola, do Governo Federal. Já a página oficial de negociação da Faixa 1 do programa é desenrola.gov.br. Os links do Governo Federal sempre estão sob o domínio ".gov.br". Caso veja algo diferente disso, desconfie.

Você também pode procurar por orientações sobre o programa diretamente com o seu banco em um canal de atendimento oficial. Evite clicar em links que você não conhece e preste atenção caso receba alguma mensagem pelas redes sociais ou WhatsApp com algum endereço do programa.

Ainda não sabe como fazer um cadastro no gov.br? Descubra aqui

Não realize nenhum pagamento para aderir ao programa

A adesão ao programa é gratuita. Para garantir as condições especiais e negociações oferecidas pelo Desenrola Brasil, não é necessário fazer nenhum pagamento além das parcelas da negociação em si.  Entre em contato direto com a sua instituição financeira para realizar o acordo e desconfie de qualquer comunicação ou pessoa que exigir algum pagamento prévio para concluir a transação. 

Leia também:

Como negociar sua dívida no Nubank com o Desenrola Brasil

Desenrola Brasil: como funciona o programa de negociação de dívidas

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.