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O que é empreendedorismo digital?

Com a popularização da internet, existem cada vez mais negócios que operam majoritariamente no ambiente virtual, dispostos a oferecer soluções digitais aos consumidores. Saiba como funciona esse tipo de empreendedorismo.

Ilustração de uma etiqueta verde limão com o símbolo de cifrão preto ($) no centro dela.

O sonho de ter o próprio negócio supera o de fazer carreira em uma empresa, segundo a pesquisa da Global Entrepreneurship Monitor (GEM). Até 2021, 46% dos brasileiros apresentavam o desejo de empreender, contra 32% que preferiam crescer na carreira em uma organização. 

Com a popularização da internet, surgiu uma oportunidade para negócios que operam predominantemente no ambiente virtual – um mercado que cresce no mundo inteiro. A pandemia da Covid-19, por exemplo, acelerou em três anos os gastos no cartão de crédito com compras online e a digitalização, segundo estudo do Data Nubank.

Além do comércio eletrônico de produtos, outros exemplos de empreendimentos digitais são as empresas de marketing digital, que oferecem conteúdos e serviços pagos na internet, como cursos.

Mas como funciona esse tipo de empreendimento? O que faz um empreendedor digital? Confira abaixo.

O que é empreendedorismo digital?

O empreendedorismo digital é uma forma de fazer negócios com o auxílio de meios virtuais para comercializar produtos e serviços sem a necessidade de ter uma loja física. Segundo a Pesquisa Nacional de Varejo On-line, desenvolvida pelo E-commerce Brasil em parceria com o Sebrae, 70% das empresas entrevistadas se enquadram no setor de e-commerce puro (que possuem somente comércio online) e 77%, no de e-commerce misto (que possuem negócios online e físico).

Essas empresas priorizam a tecnologia e a inovação com o objetivo de oferecer soluções digitais aos consumidores de forma criativa, prática e rápida.

Alguns exemplos de empreendedorismo digital são: empresas de streaming de vídeos, de cursos online, marketplaces, e-commerces, aplicativos, softwares, criptomoedas, fintechs, entre outros.

Vantagens do empreendedorismo digital

Se você está pensando em ter o próprio negócio online, saiba que o empreendedorismo digital oferece vantagens com menos custos e mais flexibilidade na rotina. Veja os principais exemplos:

1. Investimento e custos operacionais mais baixos

Por não precisar investir em uma estrutura física e nem em uma equipe grande de funcionários, o empreendedorismo digital não demanda investimentos iniciais tão altos.

Os custos operacionais irão depender do modelo de negócio escolhido, mas, geralmente, a maioria das atividades de um empreendedor digital pode ser realizada em um computador ou celular com acesso à internet.

2. Alta demanda 

De acordo com uma pesquisa realizada pela Opinion Box, 44% dos brasileiros preferem fazer compras pela internet. E o comércio eletrônico deve ficar ainda mais forte nos próximos anos, com expectativa de crescimento de 95% até 2025, segundo o levantamento Global Payments Report, divulgado pela Worldpay from FIS. 

Esses dados mostram como os hábitos dos consumidores brasileiros estão se digitalizando cada vez mais, criando uma alta demanda por negócios virtuais. Essa tendência pode representar uma ótima oportunidade para você dar uma chance a essa modalidade de empreendedorismo.

3. Flexibilidade na rotina

Um modelo de negócio digital permite que o empreendedor trabalhe de onde quiser e defina os horários que melhor encaixam na sua realidade.

4. Alcance da marca

Atualmente, existem cerca de 5,3 bilhões de usuários da internet no mundo. Dessa forma, é mais fácil alcançar os consumidores do seu negócio no ambiente digital do que no mundo físico.

Por meio de uma estratégia de marketing, é possível conquistar visibilidade no mercado nacional e até mundial, dependendo dos seus objetivos de negócio.

Como se tornar um empreendedor digital?

Antes de optar pelo empreendedorismo digital, tenha em mente que será preciso dedicação e planejamento para perceber o mercado e, assim, oferecer produtos e serviços que atendam os consumidores de forma mais assertiva.

Abaixo, confira 6 dicas que podem te ajudar a se tornar um empreendedor digital:

1. Encontre um nicho de mercado

Um passo muito importante para qualquer empreendedor é escolher um ramo no mercado, ou seja, a segmentação do mercado que você vai explorar.

Defina um setor de atuação mais amplo, no qual você tenha interesse e domínio. Depois, identifique quem são os consumidores desse segmento. Para entender as dores e comportamentos desses clientes, você pode realizar pesquisas em redes sociais e ferramentas como o Google Trends.

2. Faça um planejamento estratégico

Com o nicho definido, é hora de fazer um planejamento estratégico para entender onde você quer chegar e quais são as ações necessárias para alcançar seus objetivos.

Nesse processo você vai precisar:

  • analisar a fundo os concorrentes e o mercado do seu negócio;
  • definir a missão, a visão e os valores da empresa;
  • estabelecer as metas e os objetivos que você pretende atingir a curto, médio e longo prazo;
  • estruturar planos de ação para alcançar os objetivos definidos.

Foi isso que fez José Rodrigues, 60 anos. Depois de trabalhar 25 anos no mercado das semijoias, ele resolveu aproveitar o crescimento do mercado digital e o avanço do e-commerce na pandemia e criou em Limeira (SP), em agosto de 2022, a Serenity, fábrica de peças brutas no ramo de semijoias.

"Pesquisamos, entendemos como funciona, criamos a identidade visual e tudo mais o que era necessário", explica José. Pensamos em vender as peças brutas e também banhadas, mas optamos em nos dedicar apenas no bruto, até porque, por enquanto, o investimento não é muito alto". 

O sucesso foi tanto que os clientes passaram a procurar a Serenity para comprar mercadoria a pronta entrega. Com isso, o negócio deve passar a ter também uma loja física muito em breve. "Precisamos repensar, pois a produção atual não comporta uma demanda fora do digital", pondera o empresário.

3. Planeje-se financeiramente

Coloque na ponta do lápis todos os custos e investimentos necessários para colocar a sua operação em andamento. Isso é fundamental para garantir a saúde financeira do seu negócio.

Atente-se à precificação de produtos, fluxo de caixa, capital de giro, custos logísticos, controle de estoque e obrigações fiscais.

4. Invista em estratégias de Marketing Digital

Para ter sucesso e conseguir vender seus produtos ou serviços pela internet, as pessoas precisam conhecer a sua marca. Por isso, o Marketing Digital é um grande aliado do empreendedor digital.

Existem diversas estratégias que você pode utilizar para divulgar o seu negócio e alcançar o seu público-alvo, como anúncios pagos, produção de conteúdo em redes sociais, e-mail marketing e parcerias com influenciadores digitais, por exemplo.

5. Foque na experiência do cliente

Uma boa experiência para o cliente é o que vai fazê-lo voltar a consumir e, por vezes, indicar a outras pessoas. Ofereça atendimento personalizado e uma boa plataforma de vendas.

6. Facilite o pagamento online

Muita gente que compra pela internet faz isso pelo smartphone. Pensando em facilitar ainda mais para o consumidor, viabilizar uma forma eficaz e segura de pagamento online – como cartão de crédito, Pix e boleto bancário – é fundamental. Isso permite que a pessoa tenha tudo o que precisa na palma da mão.

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