Pedir Conta e
Cartão de Crédito

em menos de 1 minuto
e grátis

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Início Seu Dinheiro IPVA 2022: confira o cal...

IPVA 2022: confira o calendário de pagamentos por estado

Janeiro é o mês de se programar para fazer os pagamento do IPVA. Cada estado decide sobre o próprio calendário, alíquota e descontos para quem pagar o imposto de uma só vez. Descubra como será na sua região.



Prepare o bolso: os boletos do IPVA 2022 já estão disponíveis para pagamento, e os valores e calendários de cada estado já foram definidos.

O imposto anual é exigido de todos aqueles que possuem um veículo em território nacional, mas cada estado tem uma regra de cobrança diferente e alíquotas que variam de 1% a 6%. O ano e o modelo do carro também são considerados na hora de definir o valor e, em alguns casos, os motoristas podem ser isentos do pagamento.. 

Ganhe controle sobre suas finanças: assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo.

Antes, o que é o IPVA?

IPVA é o Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores. Ele é cobrado de todos os proprietários de veículos no Brasil. 

Em outras palavras, é uma alíquota cobrada sobre o valor venal do imóvel, calculada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). Essa alíquota é determinada por cada estado brasileiro e, por isso, estados diferentes têm valores de IPVA distintos.

Como pagar o IPVA 2022?

É possível pagar o IPVA em uma única parcela ou dividir entre três e seis prestações. Alguns estados também facilitam o parcelamento no cartão de crédito.

O IPVA é um imposto obrigatório. Ou seja, se o pagamento não for realizado, o dono do veículo  poderá ser cobrado com multas e juros calculados sobre a taxa Selic. 

É possível pagar o IPVA pelo próprio app do seu banco, por boleto, cartão de crédito ou por Pix. Quem preferir, também pode fazer o pagamento em casas lotéricas. 


Abaixo, você confere as regras para pagamento do IPVA em cada estado brasileiro. 

Acre

Os motoristas acreanos podem quitar o IPVA em uma cota única, com desconto de 10%, ou fazer o débito em até três parcelas mensais. As datas de vencimento de cada boleto seguem o número final da placa do automóvel e é possível emitir o documento no site do Detran – AC, assim como conferir o prazo de pagamento. 

Alagoas

O pagamento do IPVA 2022 em Alagoas pode ser parcelado em até seis vezes ou pago em uma única parcela. Para receber um desconto de 5% é necessário quitar o valor total do imposto até o dia 31 de janeiro. Após essa data, não há possibilidade de reduções no valor da dívida. Quem escolher o parcelamento poderá conferir as datas de vencimento dos boletos no site da Secretaria da Fazenda

Amapá

No Amapá, quem paga o IPVA em uma única parcela recebe 20% de desconto. Quem opta pelo parcelamento, pode dividir o valor em até seis vezes, sem descontos. Ao contrário da maioria dos estados, as regras para pagamento do imposto são fixas e não seguem a numeração das placas. 

Todos os contribuintes têm até o dia 15 de março de 2022 para realizar o pagamento da primeira parcela ou da cota única. Além de veículos terrestres, embarcações recreativas como motos aquáticas e aeronaves sem uso comercial se enquadram nas regras de pagamento do imposto. 

Pessoas com deficiência física, autistas e doentes renais são isentas do pagamento e podem solicitar o benefício junto ao Detran do estado. 

Amazonas

Motoristas do Amazonas têm a opção de pagar o IPVA 2022 em até três vezes ou em uma única parcela, com descontos que podem variar entre 5% e 10%. Funciona assim: para conseguir o desconto máximo, de 10%, é necessário pagar o valor integral do imposto até a data limite da primeira parcela, de acordo com o número final da placa. 

Já o desconto de 5% é destinado àqueles que pagarem o valor integral do imposto na data limite da segunda parcela, também definida pelo número final da placa. Quem esperar até a data limite da terceira parcela para quitar a dívida, não terá desconto. 

O estado também oferece benefícios maiores para os motoristas que estão sem multas na carteira, com base na lei do “Bom Condutor”. Se o motorista não cometeu nenhuma infração de trânsito em 2021, tem direito a mais 10% de desconto. Quem não teve multas em 2020 e 2021, consegue mais 15% de desconto. O desconto máximo, de 20%, é destinado aos motoristas que mantiveram a carteira regular nos últimos três anos.

Para ter acesso ao desconto do Bom Condutor, é necessário entrar com o pedido no site da Secretaria do Estado da Fazenda do Amazonas, pelo menos 30 dias antes da data limite de vencimento da primeira parcela do IPVA. Veículos habilitados para pessoas com deficiência física também recebem um desconto de 50% no valor do imposto. 

Bahia

Na Bahia é possível pagar o IPVA 2022 com 20% de desconto em uma única parcela até o dia 10 de fevereiro, para todos os veículos. Após essa data, o desconto no pagamento da parcela única cai para 10%, mas também é necessário respeitar a data de vencimento do novo boleto para garantir a redução. Os prazos são estipulados de acordo com o número final da placa do veículo. 

Quem escolhe a opção de parcelamento pode dividir o imposto em até 5 vezes, sem descontos no valor final. Informações adicionais estão disponíveis no site da Secretaria da Fazenda.

Ceará

Cearenses têm até o dia 31 de janeiro para quitar o IPVA em uma única parcela com desconto de 10%. Após essa data, o valor do desconto cai para 5% e poderá ser parcelado em até cinco vezes. Os boletos parcelados vencem nos dias 10 de fevereiro, 10 de março, 11 de abril, 10 de maio e 10 de junho, para todos os veículos. 

Contribuintes que fizeram parte do programa estadual “Sua Nota Tem Valor” em 2021 podem receber mais 5% de desconto no valor total do imposto, caso se enquadrem nas regras estabelecidas pelo estado. É possível conferir a elegibilidade no site ou aplicativo do programa, na opção “Pontuação IPVA”. 

Distrito Federal

O IPVA 2022 pode ser pago com desconto de 10% em cota única ou parcelado em até seis vezes, sem descontos no estado. Se o valor total do imposto for inferior a 100 reais, o contribuinte só tem a opção de pagar em uma única vez.

As datas de vencimento de cada parcela são estipuladas de acordo com o número final da placa do veículo e todos os documentos estão disponíveis no site da Secretaria de Economia do Distrito Federal.

Espírito Santo

Em 2022, no estado do Espírito Santo, o desconto de 15% no valor do IPVA é destinado, exclusivamente, aos contribuintes que fizerem o pagamento em uma única parcela.

Já o parcelamento funciona de duas maneiras: veículos leves podem dividir o imposto em seis vezes e veículos pesados podem parcelar em duas vezes. Nos dois casos, sem desconto aplicado. 

A data de vencimento das parcelas é orientada pelo número final da placa dos veículos e pode ser consultada no portal da Secretaria da Fazenda do estado. Os boletos para pagamento também estão disponíveis por lá, assim como no site do Detran – ES. Ao contrário dos anos anteriores, as faturas não serão mais entregues pelos correios. 

Goiás

Em Goiás, os motoristas podem parcelar o IPVA em até três vezes, sendo que na última parcela estão incluídos o licenciamento anual e o Seguro DPVAT do veículo. Outra opção é pagar o imposto em cota única. Os boletos podem ser emitidos pelo site do Detran – GO ou no portal da Secretaria de Economia.  

Descontos no imposto só estão disponíveis para contribuintes que fizeram parte do programa Nota Fiscal Goiana em 2021. Desta forma, é possível receber abatimentos de 5% a 10% no valor final do IPVA. Para saber se você tem direito ao benefício e a porcentagem do desconto, basta conferir o site do programa

Maranhão

Assim como em outros estados, o Maranhão oferece desconto de 20% para quem pagar o IPVA de forma antecipada, em uma única parcela. Também é possível parcelar a dívida em até três vezes, com datas de pagamento que mudam de acordo com o número final da placa do veículo. A consulta de datas e valores pode ser feita pelo Detran – MA ou no portal da Secretaria de Fazenda. 

Mato Grosso

Os contribuintes terão de 3% a 5% de desconto no valor do IPVA 2022 se optarem pelo pagamento da cota única em Mato Grosso. A definição dos descontos é feita de acordo com a data de vencimento do boleto, sendo que o prazo máximo para pagamentos é 31 de março. 

O imposto também pode ser parcelado em seis vezes, sem descontos. A data limite de pagamentos segue a seguinte ordem: para as placas com final 1, 2 e 3 os boletos vencem no mês de março; placas com final 4, 5 e 6 vencem em abril; placas finais 7, 8 e 9 vencem em maio; e placas de final 0 devem ser pagas em junho.

Mato Grosso do Sul

O IPVA no Mato Grosso do Sul pode ser pago em uma única parcela, com 15% de desconto, até o dia 31 de janeiro. Quem escolhe o parcelamento tem a opção de pagar em cinco vezes, sem descontos, com boletos que vencem no último dia útil do mês para todos os veículos. No portal do governo do estado é possível tirar dúvidas no canal de atendimento exclusivo para o IPVA. 

Minas Gerais

O desconto de 3% no IPVA 2022 é automático para quem pagar a cota única até março, em Minas Gerais. Caso o contribuinte tenha pago o imposto dos dois últimos anos em dia, terá mais um desconto de 3%. Ou seja, os descontos podem chegar a 6% no estado. 

Os parcelamentos também estão disponíveis e podem ser feitos em até três vezes, com vencimentos em março, abril e maio. A data limite de pagamentos é estipulada pelo número final da placa do veículo e pode ser consultada no portal do Detran – MG

Pará

Além do desconto fixo de 5% para quem quitar o imposto em uma única parcela, motoristas sem infrações de trânsito podem receber uma porcentagem maior pelo bom comportamento. 

O desconto para quem não foi multado nos últimos dois anos é de 15%. Quem não ganhou pontos na carteira em 2021 terá 10% de desconto. O motorista que optar pelo parcelamento do imposto não terá direito ao desconto. 

A data de pagamento das parcelas segue um cronograma definido pelo número final da placa do veículo, com exceção das embarcações e aeronaves, cujo pagamento deve ser feito em uma parcela única com vencimento em 30 de junho de 2022.  

Todos os boletos podem ser emitidos pelo site da Secretaria da Fazenda do estado.

Paraíba

Em 2022, paraibanos poderão pagar o IPVA em cota única, com desconto de 10%, ou parcelado em três vezes, sem descontos. As datas de vencimento dos boletos são orientadas pelo número final da placa do veículo, e podem ser consultadas no site da Secretaria de Fazenda ou no Detran – PB. Veículos com mais de 16 anos são isentos do pagamento. 

Paraná

Os vencimentos do IPVA 2022 no Paraná começaram em 17 de janeiro. A data de vencimento é definida de acordo  com o número final da placa dos veículos. Quem pagar  à vista recebe um desconto de 3% sobre o valor da alíquota.

O imposto também pode ser dividido em até cinco vezes, sem descontos. As guias de pagamento já estão disponíveis no site da Secretaria da Fazenda. Para quem escolher parcelar, as parcelas vencem nos meses de janeiro, fevereiro, março, abril e maio.

Pernambuco

Para garantir 7% de desconto no pagamento do IPVA 2022, os contribuintes de Pernambuco precisam quitar o imposto em uma única parcela até fevereiro. A data de vencimento de cada boleto é determinada pelo número final da placa do veículo. Há também a possibilidade de parcelar a dívida em até três vezes, sem descontos. 

Piauí

No Piauí, os descontos no valor do IPVA são destinados aos contribuintes que pagam o imposto em cota única. Para receber 15% de desconto é necessário pagar o boleto até o dia 31 de janeiro. Quem espera até 28 de fevereiro recebe 10% de desconto. Em março, o desconto cai para 5%, sendo que a data limite de pagamento é no dia 31. 

Quem preferir, poderá dividir o valor em até três vezes, com parcelas que começam a ser pagas em março. Neste caso, não há desconto no valor do imposto. As guias de pagamento estão disponíveis no site do Detran – PI

Rio de Janeiro

No Rio, a guia de pagamento do IPVA deve ser emitida pelo portal da Fazenda, com o número do Renavam do veículo. Os débitos podem ser feitos em uma única parcela, com 3% de desconto ou em até três vezes, sem descontos. Já os vencimentos são escalonados, de acordo com o número final da placa dos veículos. 

Rio Grande do Norte

Os potiguares poderão pagar o IPVA 2022 em cota única, com desconto de 5% ou em até sete parcelas, desde que o valor mínimo de cada uma seja 100 reais. As datas de vencimento variam de acordo com o número final da placa do veículo e estão disponíveis no portal do Detran – RN

Cidadãos cadastrados no sistema Nota Potiguar que pontuaram em 2021 podem resgatar os créditos para receber descontos. Para saber se você é um beneficiário, basta conferir o site do programa

Rio Grande do Sul

No Rio Grande do Sul existem muitas possibilidades de desconto no valor do IPVA. Quem pagar o imposto à vista até o dia 31 de janeiro consegue 10% de desconto. Se o contribuinte também fizer parte dos programas Bom Motorista (destinado aos condutores sem pontos na carteira nos últimos anos) e Bom Cidadão (programa de pontos da Nota Fiscal gaúcha), os abatimentos podem chegar a quase 34% do valor total do imposto, no total.

Para saber se você é um motorista elegível no plano de descontos, é necessário consultar o site criado pelo governo estadual para tirar dúvidas sobre o IPVA em 2022.

Quem preferir parcelar, pode dividir o valor em até seis vezes. Os descontos também estão disponíveis nessa opção, mas somente para quem começar a pagar ainda em janeiro. As parcelas pagas nos meses de janeiro, fevereiro e março terão descontos de 10%, 6% e 3%, respectivamente.

Rondônia

Em Rondônia, quem escolhe a cota única do IPVA pode receber dois descontos: um de 10%, pagando até 60 dias do vencimento ou um de 5%, pagando até 30 dias do vencimento. O parcelamento também pode ser feito em até três vezes, mas nesta opção não há abatimentos. 

O calendário de pagamentos do estado é orientado pela numeração final da placa do veículo. Em 2022, não houve alteração no valor da alíquota de cobrança do imposto. 

Roraima

As regras de pagamento do IPVA em Roraima são simples: o imposto pode ser recolhido em uma única cota ou parcelado em três vezes, sem nenhuma opção de descontos. Os vencimentos são definidos pelo número final da placa do veículo e todos os boletos podem ser consultados pelo portal do Detran do estado ou no site da Secretaria da Fazenda.

Santa Catarina

Em 2022, o IPVA do estado poderá ser pago em três parcelas ou à vista, sem nenhuma possibilidade de desconto. Os boletos têm vencimento escalonado, de acordo com o número final da placa do veículo. No site do Detran – SC é possível conferir os prazos de vencimento e gerar a guia de pagamento. 

São Paulo

Os pagamentos do IPVA em São Paulo funcionam da seguinte forma: quem quitar a dívida integralmente até o final de janeiro recebe um desconto de 9% no valor do imposto, com datas específicas de vencimento para cada placa. 

A partir de fevereiro, o desconto cai para 5%, tanto para pagamentos de cota única quanto para parcelamentos, que podem ser feitos em até cinco vezes. Os valores e boletos podem ser consultados no site da Fazenda do estado. 

Pessoas com deficiência estão isentas do pagamento, assim como carros com mais de 15 anos e veículos de transporte escolar. 

Sergipe

Quem pagar o IPVA 2022 em cota única até 31 de março terá um desconto de 10% no valor total, independente do número da placa, em Sergipe. Para quem prefere parcelar e, ainda assim, manter o desconto, basta fazer a solicitação dos boletos no site da Secretaria da Fazenda do estado até o mês de fevereiro. Após o período, o parcelamento continua disponível, mas sem abatimentos. 

Neste ano, o parcelamento do imposto está disponível em até três vezes, via boleto, ou em até dez vezes no cartão de crédito.

Tocantins

Em Tocantins, é possível parcelar o valor total do imposto em até 10 vezes, sem descontos, ou então quitar o IPVA em uma única parcela com 10% de desconto. Mas atenção: para garantir o abatimento, é necessário pagar o boleto até o dia 17 de janeiro. Para todas as placas, as parcelas vencem entre os dias 15 e 18 de cada mês. No site da Secretaria da Fazenda do estado dá para emitir o documento e conferir o calendário. 

Saiba mais sobre IPVA, leia:

IPVA 2022: veja tudo o que você precisa saber

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

Esse artigo foi útil? Avalie

Obrigado pela avaliação

Você já votou neste post