Pular navegação

Como consultar multas e débitos do Detran?

Condutores com pendências podem resolver tudo no site do Detran do próprio estado, ou buscar pelo Portal de Serviços Senatran. Saiba como fazer isso.

Como consultar multas e débitos do Detran? Imagem de um pote cheio de moedas coloridas, com duas colheres ao lado dele. O pote está sobre uma mesa em tons de roxo e azul.

Lidar com as pendências do seu carro não precisa ser um desafio. Se você quer entender como consultar multas e outros débitos do Detran, saiba que é possível recorrer aos canais digitais do órgão para fazer isso, ou usar o Portal de Serviços Senatran (antigo Denatran). 

Mas antes, é importante ter por perto alguns documentos. A consulta de multas é feita a partir do número do Renavam, um código de até 11 dígitos que funciona como uma espécie de "RG" do carro. 

A sigla Renavam significa Registro Nacional de Veículos Automotores, e cada automóvel tem seu próprio número, incluindo caminhões, ônibus e motos. Para encontrar essa informação, basta consultar o Certificado de Registro de Veículo (CRV) ou o Certificado de Registro e Licenciamento (CRLV).

Além disso, em alguns estados, também será necessário informar a placa e o seu CPF. Confira, abaixo, como consultar multas e outros débitos do Detran.

Como consultar multas e débitos do Detran?

Para fazer a consulta, você deve entrar no site do Detran do seu estado. Pelo portal da Polícia Federal, é possível ver a lista completa com os 26 estados e o Distrito Federal. 

Depois de acessar a página, vá até a seção "Serviços", "Consultas" ou "Situação do veículo" (as nomenclaturas podem variar de acordo com o estado) e informe seus dados pessoais. Você também deve informar a placa do veículo e o Renavam. 

Na tela seguinte, você terá acesso ao histórico de multas e débitos, além informações sobre os meios de pagamento. Pelo site do Detran, você também pode emitir um boleto para quitar as pendências e pagá-lo junto à sua instituição financeira ou casa lotérica. 

Como consultar multas e débitos no Portal de Serviços Senatran?

Se preferir, também é possível fazer a consulta de multas pelo Portal de Serviços Senatran

Neste caso, basta acessar o portal e realizar o login com a sua conta gov.br. Uma vez logado, vá até a aba "Infração" e escolha a opção "Consulte suas infrações de trânsito".

Você pode escolher entre "infrações por infrator" ou "infrações por veículo". Clique na opção desejada para ver os detalhes de cada uma. Na tela seguinte, você poderá filtrar as infrações por data de ocorrência e situação (não pagas, vencidas, a vencer e canceladas).

No portal do Senatran, também é possível consultar multas aplicadas por órgãos municipais e estaduais, como o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), que não aparecem no site do Detran.

Como pagar multas do Detran e outras despesas do seu veículo pelo app do Nubank?

Clientes do Nubank com veículos registrados em São Paulo podem pagar multas, IPVA e outros débitos diretamente pelo app com a função Contas do Detran. Nesta ferramenta, é possível cadastrar e consultar as pendências do seu veículo de forma prática e rápida. 

Para usá-la, primeiro será necessário cadastrar o veículo no aplicativo. Confira como fazer isso:

  • Na tela inicial do aplicativo, clique no ícone "Pagar"; 
  • Depois, selecione a opção "Contas do Detran" e utilize a seta roxa para passar as telas informativas; 
  • Em seguida, cadastre a placa do seu veículo;
  • Na próxima tela, digite o código Renavam; 
  • Em seguida, dê um nome para o seu veículo e pronto!

Depois de cadastrado, a opção de pagamento do IPVA já estará disponível. Basta seguir o passo a passo:

  • Na tela inicial do seu app, clique no atalho "Pagar; 
  • Depois, toque em "Contas do Detran";
  • Em seguida, selecione "Consultar débitos do veículo";
  • Na tela seguinte, o aplicativo mostra os débitos em aberto; 
  • Selecione IPVA clicando no sinal de "mais (+)" e, depois, em continuar; 
  • Revise os pagamentos que estão sendo feitos e siga;
  • Selecione a forma de pagamento;
  • Verifique os detalhes do pagamento, coloque sua senha de 4 dígitos e pronto!

Leia também:

Contas do Detran: tudo sobre a função do Nubank para gerenciar as despesas com o seu carro

Como simular o seguro de carro do Nubank?

Viagem de carro: 6 dicas para evitar surpresas no caminho e no orçamento

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.