Pular navegação

Guardar dinheiro: 5 ideias para te ajudar em 2024

Criar um orçamento, categorizar seus gastos ou até mesmo dar nome às suas metas. Saiba como colocar em prática os planos financeiros para guardar dinheiro em 2024.

Guardar dinheiro em 2023: 5 ideias para te ajudar. Ilustração em roxo e verde de um cofrinho em formato de porquinho e uma moeda na parte de cima.

Planejar a vida financeira não é uma tarefa fácil para milhares de pessoas no Brasil. Segundo um levantamento realizado pelo Fenaprevi/DataFolha, 82% das pessoas entrevistadas pensam em planejar suas finanças para atingir seus objetivos. Contudo, ​​33% disseram "sempre aparecer uma despesa não prevista" como desafio para concretizar os planos. Ou seja, guardar dinheiro requer planejamento e organização. 

E, para começar o ano planejando melhor a sua vida financeira, confira a seguir cinco ideias para te ajudar a guardar dinheiro em 2024.

5 ideias para te ajudar a guardar dinheiro em 2024

1. Dê nome às suas metas

Geralmente, as pessoas juntam dinheiro para atingir alguma meta, seja reformar a casa, fazer uma viagem ou até mesmo criar uma reserva de emergência. Nomear suas metas ajuda a torná-las mais reais, dessa forma, você saberá exatamente onde quer chegar, quanto tempo levará, qual valor você precisa e por aí vai. 

Metas de ano novo: como fazer com que elas durem?

Além disso, você pode guardar dinheiro para diferentes objetivos ao mesmo tempo. Dar nome às metas te ajuda a lembrar o peso de cada uma delas e conseguir acompanhar a evolução de forma mais fácil. 

No vídeo abaixo, entenda como criar uma Caixinha do Nubank, a ferramenta que te ajuda a separar o seu dinheiro por metas e a dar nome para cada uma delas.  

https://www.youtube.com/watch?v=nECDMojBBuI&t=6s

Um outro exemplo de técnica que pode ser usada para te ajudar a ter metas bem definidas são as metas SMART. Basicamente, elas são estabelecidas com cinco critérios claros em mente. A letra inicial de cada um deles, em inglês, forma a sigla SMART – sendo:

  • S de specific (específico);
  • M de measurable (mensurável);
  • A de attainable (atingível);
  • R de relevant (relevante);
  • T de time based (prazo). 

Seguir esses cinco passos te ajuda na hora de definir uma meta, criando uma trajetória, metodologia e resultados claros para atingi-la. 

2. Crie um orçamento

Criar um orçamento é um dos passos essenciais na hora de organizar as finanças e começar a guardar dinheiro. Entender se está gastando mais do que ganha, quanto gastou no cartão de crédito nos últimos três meses, quantas parcelas faltam para quitar aquele empréstimo pessoal, entre outras informações importantes sobre o seu dinheiro.

Confira 3 tipos de orçamento para organizar seu dinheiro

A regra 50-15-35 é um exemplo de orçamento que pode te ajudar a guardar dinheiro. Basicamente, cada um desses números indica quanto da sua renda você deve destinar para três categorias: 50% para gastos essenciais, 15% para prioridades financeiras e 35% para estilo de vida. No vídeo abaixo, você entende mais sobre esse tipo de orçamento. 

https://www.youtube.com/watch?v=u7g9uUdadzk&list=PLTPJoMFW9onsAwC6p4dBdwoftcsgA-fbZ&index=46

3. Categorize seus gastos

Saber o quanto gastou e o que gastou é o primeiro passo para organizar as finanças. E um bom caminho para isso é separar seus gastos em categorias. Assim, você conseguirá visualizar onde é possível economizar, o quanto de dinheiro você pode guardar e começar investir nos seus planos. 

Você pode, por exemplo, dividir os seus gastos em três categorias: livres, essenciais e economias (que você faz para uma viagem ou plano específico). Ao final do mês, após pagar todas suas contas, será possível identificar quais são os seus tipos de gastos – e o tamanho deles. 

Categorizar gastos realmente ajuda a manter o controle do dinheiro? 

Mas vale dizer que criar um controle de gastos é algo muito pessoal. O que uma pessoa ou família considera como gastos livres, para outra pessoa pode ser um gasto essencial, e assim por diante. Por isso, primeiro defina: quais são os seus gastos essenciais? E os livres? E claro, quanto pode poupar todos os meses? Responder essas perguntas é um primeiro passo para guardar dinheiro em 2024. 

4. Faça uma faxina financeira

Reserve um tempo para organizar suas finanças. É nesse momento que você vai quitar boletos em aberto, administrar os gastos do mês, separar despesas fixas de variáveis, entender para onde o seu dinheiro está indo, comparar com a renda, acompanhar as metas etc. 

Enfim, tarefas que ajudam a criar o hábito de cuidar do seu dinheiro. O vídeo abaixo explica mais sobre o que é essa faxina financeira e como estruturá-la.

https://www.youtube.com/watch?v=glMHQrjnmac

5. Escolha onde vai guardar o seu dinheiro – e fazer ele render

O dinheiro que você usa no dia a dia não ficará no mesmo lugar onde você está juntando para um plano de longo prazo – ou para sua reserva de emergência. É essencial saber qual é o seu objetivo para cada meta, só assim será possível escolher qual o tipo de investimento ideal para deixar o seu dinheiro. 

Isso porque há certos investimentos que não possuem liquidez diária, ou seja, não é possível resgatar o dinheiro investido quando quiser. Existem investimentos que têm prazos mais longos e que você pode acabar perdendo dinheiro caso saque antes da data de vencimento. 

Portanto, antes de decidir onde guardar, é melhor considerar as vantagens e desvantagens de cada opção. Abaixo, você confere as opções de investimentos disponíveis no aplicativo do Nubank

https://www.youtube.com/watch?v=KlfHVku6Imo&t=4s

Leia mais sobre educação financeira: 

Educação financeira: o que é e por que ela é importante? 

5 hábitos que não te deixam economizar dinheiro 

Educação financeira infantil: precisamos falar de dinheiro com as crianças 

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.