Pular navegação

Metas de ano novo: como fazer com que elas durem?

Pode ser frustrante fazer planos que não se concretizam, mas não precisa ser sempre assim. Confira algumas dicas para alcançar suas metas de ano novo em 2024.

Imagem de uma mão segurando um post it amarelo. Ele está colado em um painel de cortiça forrado de outros post-its nas cores amarelo e roxo.

Entra ano, sai ano, e sua lista de metas de ano novo continua igual? Antes de se culpar por isso, respira fundo: você não está sozinho nessa. A maioria das pessoas desiste das próprias metas de ano novo antes mesmo de janeiro acabar, segundo um estudo conduzido pela plataforma Strava

Eles mapearam o comportamento de usuários cadastrados na plataforma e descobriram que, lá pela segunda sexta-feira de janeiro, a maior parte das pessoas abandona suas metas de fazer atividade física – essa data foi até batizada de "quitter's day", que em portugês é algo como "dia da desistência".

Veja bem: não é que o problema seja você ou que te falte força de vontade. Às vezes, tudo o que te falta é um método ou um empurrãozinho para continuar. A forma como escreve e define suas metas de ano novo é tão importante quanto o objetivo em si, como explica Júlio Leandro, Doutor em Marketing e Comportamento do Consumidor pela FGV. "Ter disciplina é uma coisa importante, sim, mas ela só vem quando pensamos de forma específica sobre as metas". 

Se você ainda não sabe fazer isso ou nunca parou para traçar suas metas de ano novo de um jeito organizado, aqui vão algumas dicas.

https://www.youtube.com/watch?v=VT83OS34nt8

As promessas de Ano Novo mais comuns – e por que algumas são mais difíceis que outras

Como cumprir as metas de ano novo?

1. Seja específico

Sabe essa coisa de separar um bloquinho de notas e listar tudo o que você deseja sem nem pensar muito? Esse é um bom jeito de começar, mas não pode acabar por aí. Para uma meta ser boa, ela deve ser objetiva. 

É por isso que promessas como "ganhar dinheiro", "emagrecer", "voltar a estudar" ou "passar mais tempo com a família" não são exatamente metas… Elas estão mais para desejos, que se tornam difíceis de alcançar por causa de alguns vieses inconscientes do nosso cérebro. 

"Enquanto seres humanos, nossa força de vontade é um pouco limitada", explica Júlio. "O viés do presente também atrapalha, pois a gente acaba dando um valor muito maior ao agora do que ao futuro. É difícil fazer um esforço no presente para colher um benefício no futuro". Esse é o motivo pelo qual às vezes as pessoas se distraem, perdem a motivação, param de acompanhar as metas e jogam todas elas para debaixo do tapete. 

Ou seja: quanto mais solta e sem foco for a meta, menos chances você tem de atingi-las. 

https://www.youtube.com/watch?v=lZaxpqs31Mw

2. Seja razoável

Nem difícil demais, nem fácil demais. Se o seu objetivo for perder dez quilos em um mês, por exemplo, é bem provável que no meio do caminho você já fique desmotivado e não o oposto. 

Um jeito de fazer funcionar é fracionando o grande objetivo em pequenas tarefas que serão possíveis de administrar no longo prazo. Em vez de fazer tudo de uma vez, faça um pouco a cada dia.

3. Defina prioridades

Outro erro comum na hora de definir metas é fazer uma lista interminável. Quanto mais coisas você se propõe a fazer, maior será o desafio de cumpri-las: então por que não focar apenas naquilo que é realmente importante para você? Na hora de escolher o que vai e o que fica, faça esse questionamento. 

4. Compartilhe o processo

Um jeito de não ser pego pelo cansaço é compartilhando os seus processos e evoluções com outras pessoas, sejam elas próximas de você ou até mesmo um profissional que te ajude a chegar no objetivo.

"No caso de uma dieta, ter um nutricionista ou médico. No caso de uma meta financeira, ter um planejador financeiro. No caso de uma atividade física, ter um personal trainer e por aí vai. Quando a gente, de alguma forma, presta contas para uma pessoa, isso aumenta a probabilidade de termos sucesso", explica Júlio Leandro.

Se você não pode contratar algum serviço, não tem problema: crie essa rede com pessoas que estão no seu convívio, por exemplo. Você pode engajar as pessoas que vivem na sua casa a seguir a mesma dieta, ou montar um grupo de atividade física com os seus amigos. O aspecto social e coletivo de uma meta cria um efeito manada do bem.

As metas não são fáceis mesmo, porque se fossem, já estavam conquistadas. Mas seguindo essas dicas é possível passar do dia 19 de janeiro e chegar realizado no fim do próximo ano.

Leia também:

Metas SMART: o que são e como aplicá-las em sua vida

Sonho ou objetivo: como você chama suas metas?

Dar nome às suas metas financeiras pode te ajudar a poupar

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.