Pular navegação

Como usar o cartão de crédito na Black Friday

O cartão de crédito pode ser uma ferramenta útil durante a Black Friday, se usado com sabedoria. Veja dicas para não se enrolar com a fatura no final do mês.

Na imagem aparecem celulares azuis sendo depositados em caixinhas brancas onde se lê "Black Friday, paz e tranquilidade"

A Black Friday é um dos momentos mais aguardados por lojistas e consumidores, assim como o cartão de crédito é uma das ferramentas mais usadas entre os brasileiros nesse período do ano. Em 2021, o uso do crédito para compras durante a data cresceu 22%, segundo a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs).

Ao mesmo tempo em que pode facilitar compras importantes para quem tem pouco dinheiro, o crédito também é uma ferramenta perigosa se usado sem controle. Hoje, nove em cada dez brasileiros usam mais de um cartão de crédito para fazer compras, segundo pesquisa do Serasa – e é aí que a bola de neve financeira pode começar. 

Se você pretende comprar durante a Black Friday usando o seu cartão de crédito, siga as dicas abaixo para otimizar suas compras e fazer as melhores escolhas sem se surpreender com a fatura. 

Quando vale a pena fazer uma compra no cartão de crédito?

Antes de tirar o cartão do bolso e dizer sim a qualquer oportunidade, você deve se perguntar: eu faria essa compra mesmo sem o cartão de crédito?

Se a sua resposta for sim, existem algumas formas de fazer o cartão trabalhar a seu favor. Se a resposta for não, cuidado: você pode se tornar refém de uma compra por impulso. Quem explica essa diferença é Victoria Giroto, contadora formada pela USP e fundadora do perfil Invista Como Uma Garota

Segundo a especialista, as pessoas gastam mais quando usam o cartão de crédito pois ele ameniza a "dor do pagamento", que é aquela sensação de ver o dinheiro indo embora da sua mão imediatamente após uma compra. Com o crédito, os consumidores podem se distrair e até mesmo esquecer que, cedo ou tarde, a fatura chega. 

"Se você vai ao mercado para fazer uma compra, você gasta valores diferentes dependendo do método de pagamento. Quem usa o crédito, tende a gastar mais e a comprar mais coisas desnecessárias", diz ela. 

Um estudo feito em conjunto com a Universidade da Califórnia e a Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, chegou às mesmas conclusões.

Nestas horas, vale colocar tudo na balança para saber qual é a real necessidade por trás do seu desejo de compra. Quando você entende que o problema não é o crédito em si, mas a forma como ele é utilizado, fica mais fácil tomar uma decisão. 

"É inegável que o cartão viabiliza coisas para as pessoas. Se uma família precisa de um eletrodoméstico, por exemplo, eles podem parcelar no cartão de crédito ou em um carnê. Mas comprar coisas supérfluas no cartão de crédito de forma parcelada é um jeito de viabilizar o consumismo e o endividamento", explica Victoria Giroto. 

Como fazer o cartão de crédito trabalhar a meu favor na Black Friday?

Se você decidir pela compra, uma coisa a se considerar é o desconto: existe alguma vantagem no pagamento à vista? Se sim, calcule o tamanho do desconto. Se não, talvez seja interessante usar cartão e até mesmo fazer um parcelamento. 

https://www.youtube.com/watch?v=wWg81jJjb1I

Alguns cartões oferecem descontos para clientes que antecipam o pagamento das parcelas, por exemplo. Desse modo, você consegue liquidar a dívida mais rápido por um preço ainda menor.

Outro jeito de usar crédito com sabedoria é escolhendo um cartão que te dê benefícios, como cashback, pontos, milhas, descontos em lojas parceiras e outras recompensas que podem ser resgatadas. 

Mais dicas para comprar com sabedoria durante a Black Friday

A especialista Victoria Giroto elencou mais algumas dicas para quem quer garimpar bons descontos e não cair em ciladas de Black Friday. 

1. Acompanhe os preços

Em 2022, a Black Friday acontece no dia 25 de novembro, mas antes mesmo da data já surgem anúncios e promoções por todos os lados. Um jeito de evitar alarme falso é monitorando o preço dos produtos que você deseja comprar. 

Alguns sites conseguem fazer isso por você de forma automática, como explica Victoria. "Existem alguns sites que comparam o preço dos produtos ao longo dos meses e te dão uma média. Dá para comparar em várias lojas e saber se o produto ficou mais caro e se o desconto faz sentido em novembro". 

2. Faça uma lista

Victoria explica que a lista é uma ferramenta útil durante o ano todo. Ao invés de ceder ao impulso e fazer uma compra na hora, anote aquele item em uma lista, junto com o valor dele, e espere alguns dias. Passada a euforia do momento, você consegue analisar se aquilo é algo que você realmente quer e também comparar preços em outros lugares.

Quando chegar a Black Friday, você saberá exatamente o que precisa e quanto aquele item custava a primeira vez em que você o viu. "Assim, você fica com a sensação de que conseguiu comprar as coisas que precisava por preço bom e não vai se arrepender", conclui. 

3. Tente não ceder a ansiedade

É fácil perder o controle no meio de tantas promoções. Victoria diz que muitas pessoas sentem que estão ganhando algo e não gastando quando compram algo com desconto. Durante a Black Friday, esse sentimento pode se exacerbar. Nessas horas, vale a máxima  de que se você não comprar nada, o desconto é ainda maior.

Leia também:

7 dicas para manter o orçamento em ordem na Black Friday

Promoções Black Friday: como saber se realmente valem a pena?

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.