Pular navegação

Cartão de crédito PJ: 6 motivos para a sua empresa ter um

Comprar a prazo, separar as finanças pessoais da empresa, mais segurança… conheça os benefícios de usar um cartão de crédito PJ no seu negócio.

Mão masculina aproxima um cartão branco da maquininha por contactless. o fundo é roxo. foto: @Towfiqubarbhuiya/Unsplash

Uma dificuldade comum entre pessoas que têm um pequeno ou micro negócio é a gestão financeira da empresa. E ter um cartão de crédito PJ pode ser uma das formas de ajudar nessa tarefa..

Assim como qualquer outra linha de crédito, o cartão de crédito PJ, quando usado de forma correta, pode ser uma grande ferramenta. Entre alguns dos benefícios, ele pode ajudar a organizar o financeiro da empresa, além de ser uma alternativa para fazer compras e fugir de taxas abusivas ou de descapitalizar o seu caixa.

De acordo com dados do Banco Central, em 2021 a taxa média de juros cobrados por empréstimos e financiamentos para empresas foi de 17,4%. Já com o cartão de crédito, desde que a fatura seja mantida em dia, não há cobrança de juros. Ou seja, com a popularização dos cartões e contas PJ, mais empreendedores têm considerado fazer uso do cartão de crédito PJ como uma forma de crédito mais fácil e barato.

A popularização desses cartões é recente e muitos empreendedores ainda têm dúvidas sobre ter ou não um cartão de crédito PJ. Entenda a seguir algumas vantagens de ter um cartão de crédito dedicado ao seu negócio.

Vale a pena usar um cartão de crédito PJ?

Depende. Afinal, a necessidade de ter ou não um cartão de crédito varia de acordo com a forma do seu negócio de funcionar e do volume de compras que você precisa fazer.

Por exemplo: se você tem uma confecção e sempre precisa comprar tecidos, linhas, aviamentos, entre outros insumos para a produção das roupas, ter um cartão de crédito pode ser um aliado na hora das compras. Afinal, normalmente é possível pagar o mesmo valor do produto à vista, diluindo em parcelas sem juros ao longo dos meses. Ou seja, há um impacto menor sobre o seu caixa.

O cartão de crédito PJ também pode ser útil para empreendedores que já usam seu cartão PF para fazer compras no crédito – uma atitude que dificulta separar as compras pessoais das compras do negócio e prejudica a organização financeira. Ao separar as compras da vida pessoal e profissional, é possível ter uma visão mais clara sobre os custos e lucro do negócio.

Mas é sempre importante lembrar: o cartão de crédito pode ser uma ferramenta excelente para organizar melhor seus gastos e viabilizar compras que não poderiam ser feitas de outra forma. Mas ele também precisa ser usado com controle e responsabilidade, sempre dentro das condições do negócio de pagar as faturas em dia. Do contrário, existe o risco de criar dívidas difíceis de serem controladas.

 vantagens de usar o cartão de crédito PJ

Veja, a seguir, os principais benefícios de usar um cartão de crédito PJ para a sua empresa.

1. Contas mais organizadas

Quando se tem um negócio, uma das situações que mais prejudicam a organização do financeiro é ter conta vindo de diversos lugares: um pouco no cartão PF, outro pouco na conta PF, outro tanto na conta PJ… É receita pronta para confusão. Usar um cartão de crédito PJ facilita a organização dos gastos do negócio, por concentrar tudo em apenas um lugar, pagando apenas uma fatura.

2. Parcelar compras

Essa é uma das principais vantagens do cartão de crédito PJ. Afinal, quem tem um empreendimento sabe o quanto é importante preservar o caixa do negócio. Compras no cartão de crédito podem ser parceladas e o valor dos pagamentos é diluído ao longo do tempo. A possibilidade de parcelar também permite fazer compras de valor elevado que não poderiam ser feitas de uma vez só.

3. Pagamento facilitado

Quem não usa cartão de crédito às vezes tem dificuldade na hora de comprar um produto ou pagar por um serviço, isso porque, especialmente em transações online, muitas vezes o cartão de crédito é a única forma de pagamento aceita. Ou seja, com um cartão PJ você ganha a possibilidade de fazer compras que normalmente não conseguiria. 

4. Melhor gestão financeira

Ao registrar as transações de forma digital e em uma única fonte, fica mais fácil controlar as despesas e planejar-se para novos gastos.

5. Mais segurança

Compras no cartão de crédito são registradas, ou seja, você visualiza no app que a compra foi feita no exato minuto em que o pagamento é efetuado e isso traz mais segurança.

6. Ter limite de crédito

Todo cartão de crédito tem um limite, ou seja, o valor máximo de compras que podem ser feitas nele. Esse limite deve ser usado com sabedoria, afinal, se ajustado de forma coerente com o seu nível de gastos e faturamento da empresa, fica mais fácil controlar o quanto pode ser gasto em cada mês. 

Dicas para usar melhor o cartão de crédito PJ

Apesar de vantajoso, é preciso tomar cuidado para o cartão de crédito não passar de aliado a vilão.

  • Classifique as compras. Segmente as compras em grupos de gastos. Assim, você consegue entender melhor em quais áreas a sua empresa gastou mais ou menos naquele mês;
  • Escolha o cartão de crédito certo. Existem cartões de diferentes bandeiras e benefícios. Alguns são melhores para MEIs e microempresas, outros valem a pena só para negócios maiores, alguns têm anuidade, programa de pontos etc. Ou seja, analise bem as opções e escolha a mais adequada para a realidade do seu negócio;
  • Não faça compras pessoais no cartão da empresa. Assim como não é bom fazer pagamentos da empresa na conta e cartão PF, o inverso também vale. Separar os dois universos é fundamental para ter controle sobre o seu fluxo de caixa, entendendo quanto entra e quanto sai do negócio;
  • Fique de olho no parcelamento. Parcelar é bom, mas parcelar demais pode te fazer perder dimensão dos gastos. Antes de fazer uma compra, sempre olhe a previsão das próximas faturas e quando você termina de pagar por itens que já comprou. 

Conheça o cartão de crédito PJ do Nubank no vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=4l0q8M7OuP8

Quer saber mais sobre o assunto? Leia também:

Cartão de crédito para empresa: como funciona? Quais os tipos? Quem pode ter?

Maquininha de cartão: 6 fatores para analisar antes de escolher uma

Este texto faz parte da missão do Nubank de lutar contra a complexidade do sistema financeiro para empoderar as pessoas – físicas e jurídicas. Com a conta PJ queremos ajudar donos de pequenos negócios, empreendedores e autônomos a focarem no que realmente importa. Saiba mais e peça sua conta PJ do Nubank.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.