Pular navegação

Como funciona um cartão pré-pago?

Ele costuma ser usado como cartão de crédito, mas, na prática, funciona como um cartão de débito, pois é limitado ao valor do depósito e não permite parcelamentos. Entenda mais sobre esse meio de pagamento.

Cartão em tons de roxo com um balão roxo

Além dos já conhecidos cartões de crédito e débito, existe um terceiro tipo que, nos últimos anos, vem ganhando espaço e gosto das pessoas: o cartão pré-pago. 

Segundo dados da ABECS (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços), o volume movimentado com esse tipo de cartão de crédito aumentou 66% em 2018 em relação a 2017, chegando a R$ 11 bilhões.

Mas o que é exatamente um cartão pré-pago?

Cartão pré-pago: o que é?

Um cartão pré-pago é como um cartão que possui a função débito, mas que precisa ser recarregado com determinado valor. Todas as transações feitas nele consomem o saldo depositado até que ele acabe - depois, é só carregá-lo novamente. 

Na prática, o cartão pré-pago funciona como um celular pré-pago: o uso é limitado ao valor que for depositado nele.

Esse tipo de cartão foi regulamentado pelo Banco Central como uma modalidade de pagamento em 2014. Normalmente, as tarifas cobradas pelo cartão pré-pago são mais baixas do que as dos cartões de crédito que cobram anuidade. 

Conheça o cartão de crédito Nubank: sem anuidade e sem tarifas escondidas. 

Como funciona?

O cartão pré-pago costuma ser  usado em compras presenciais, ao pagar a assinatura de serviços de streaming e até compras na internet. Mas, na prática, ele funciona como cartão de débito, já que é necessário ter saldo para poder usá-lo.

Vale dizer: apesar de ser usado como cartão de crédito no momento da compra, o cartão pré pago não permite  parcelar transações.

O saldo e extrato de compras do cartão podem ser consultados no aplicativo ou site da instituição que o oferece. É importante sempre ficar de olho no saldo se o cartão pré-pago é um meio de pagamento que você usa com frequência - afinal, pode acontecer de o saldo disponível não ser suficiente para aquela compra que você pretende fazer.

Como recarregar cartão pré-pago?

Depende da instituição financeira onde você contratou o seu cartão, mas, no geral, as existem diferentes maneiras de recarregar o cartão:

Débito em conta

Algumas instituições permitem que a recarga seja feita com débito em conta - ou seja, o saldo que você deseja depositar no cartão pré-pago será descontado do que você tem disponível em conta. Vale somente verificar se a conta deve ser da mesma instituição ou de outra.

Boleto bancário

Geralmente, através do aplicativo de seu cartão pré-pago, é possível gerar um boleto no valor que você deseja recarregá-lo. Ele pode ser pago em lotéricas, aplicativo de bancos ou até em caixas eletrônicos. 

Vale lembrar: essa possibilidade, tal como os lugares onde é possível pagar o boleto, depende da instituição financeira que oferece o cartão.

Saldo

Quem possui um cartão pré-pago ligado a uma conta normalmente também pode carregá-lo a partir do saldo disponível nela. É diferente do débito online: no primeiro caso, ele pode ser recorrente (programado todo o mês ou toda a semana, por exemplo) e não necessariamente é de uma conta vinculada ao cartão. 

Depósito

Normalmente, a possibilidade de recarregar somente através de depósito vale para depósitos identificados, aqueles feitos pessoalmente no caixa, colocando o CPF do portador do cartão. Mas, novamente: isso pode variar de banco para banco.

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.