Complete abaixo para pedir sua NuConta e seu cartão de crédito

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Início Seu Dinheiro Como funciona um cartão...

Como funciona um cartão pré-pago?

le costuma ser usado como cartão de crédito, mas, na prática, funciona como um cartão de débito, pois é limitado ao valor do depósito e não permite parcelamentos. Entenda mais sobre esse meio de pagamento.

Além dos já conhecidos cartões de crédito e débito, existe um terceiro tipo que, nos últimos anos, vem ganhando espaço e gosto das pessoas: o cartão pré-pago. 

Segundo dados da ABECS (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços), o volume movimentado com esse tipo de cartão de crédito aumentou 66% em 2018 em relação a 2017, chegando a R$ 11 bilhões.

Mas o que é exatamente um cartão pré-pago?

Cartão pré-pago: o que é?

Um cartão pré-pago é como um cartão de crédito, mas que precisa ser recarregado com determinado valor. Todas as transações feitas nele consomem o saldo depositado até que ele acabe – depois, é só carregá-lo novamente. 

Na prática, o cartão pré-pago funciona como um celular pré-pago: o uso é limitado ao valor que for depositado nele.

Esse tipo de cartão foi regulamentado pelo Banco Central como uma modalidade de pagamento em 2014. Normalmente, as tarifas cobradas pelo cartão pré-pago são mais baixas do que as dos cartões de crédito que cobram anuidade. 

Conheça o cartão de crédito Nubank: sem anuidade e sem tarifas escondidas. 

Como funciona?

O cartão pré-pago costuma ser  usado como um cartão de crédito e pode substituí-lo, por exemplo, em compras presenciais, ao pagar a assinatura de serviços de streaming e até compras na internet. Mas, na prática, ele funciona como cartão de débito, já que é necessário ter saldo para poder usá-lo.

Vale dizer: apesar de ser usado como cartão de crédito no momento da compra, o cartão pré pago não permite  parcelar transações.

O saldo e extrato de compras do cartão podem ser consultados no aplicativo ou site da instituição que o oferece. É importante sempre ficar de olho no saldo se o cartão pré-pago é um meio de pagamento que você usa com frequência – afinal, pode acontecer de o saldo disponível não ser suficiente para aquela compra que você pretende fazer.

Como recarregar cartão pré-pago?

Depende da instituição financeira onde você contratou o seu cartão, mas, no geral, as existem diferentes maneiras de recarregar o cartão:

Débito em conta

Algumas instituições permitem que a recarga seja feita com débito em conta – ou seja, o saldo que você deseja depositar no cartão pré-pago será descontado do que você tem disponível em conta. Vale somente verificar se a conta deve ser da mesma instituição ou de outra.

Boleto bancário

Geralmente, através do aplicativo de seu cartão pré-pago, é possível gerar um boleto no valor que você deseja recarregá-lo. Ele pode ser pago em lotéricas, aplicativo de bancos ou até em caixas eletrônicos. 

Vale lembrar: essa possibilidade, tal como os lugares onde é possível pagar o boleto, depende da instituição financeira que oferece o cartão.

Saldo

Quem possui um cartão pré-pago ligado a uma conta normalmente também pode carregá-lo a partir do saldo disponível nela. É diferente do débito online: no primeiro caso, ele pode ser recorrente (programado todo o mês ou toda a semana, por exemplo) e não necessariamente é de uma conta vinculada ao cartão. 

Depósito

Normalmente, a possibilidade de recarregar somente através de depósito vale para depósitos identificados, aqueles feitos pessoalmente no caixa, colocando o CPF do portador do cartão. Mas, novamente: isso pode variar de banco para banco.

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

5

Esse artigo foi útil? Avalie

Obrigado pela avaliação

Você já votou neste post