Pular navegação

Google Meu Negócio: como usar essa ferramenta para vender mais

Entenda como o Google Meu Negócio facilita para que a sua empresa seja encontrada e seus serviços ou produtos vendidos para consumidores que pesquisam o que você oferece.

O serviço de buscas do Google faz parte do cotidiano de bilhões de usuários no mundo todo, segundo dados da própria empresa. Aqui no Brasil, 9 em cada 10 pessoas pesquisam no Google antes de comprar, segundo a consultoria Offerwise, em pesquisa encomendada pelo Google. Além disso, 48% dos usuários da plataforma afirmam encontrar inspiração para compras quando estão online.Isso quer dizer que a presença online é mais importante do que nunca nos dias de hoje. 

Nesse contexto, ferramentas como o Google Meu Negócio podem impulsionar as suas vendas, porque a ferramenta traz informações valiosas sobre os produtos ou serviços vendidos e sobre o próprio negócio, como localização, site oficial, telefone, fotos, avaliação dos clientes, horário de funcionamento, entre outras.

Veja, a seguir, o que é, como usar e de que forma o Google Meu Negócio pode potencializar as suas vendas.

O que é o Google Meu Negócio?

O Google Meu Negócio é uma plataforma do Google para que empreendedores divulguem o seu negócio de forma gratuita.

Com ela, as informações sobre a sua empresa aparecem nos resultados orgânicos das buscas no Google. Em outras palavras, se a pessoa procurar pelo nome do seu negócio no buscador ou sobre o segmento em que a empresa atua, a sua empresa irá aparecer nos resultados da primeira página ou em destaque no canto direito, com informações como:

  • Endereço;
  • Localização no mapa;
  • Telefone de contato;
  • Horário de funcionamento;
  • Horário de pico;
  • Avaliações sobre o produto ou serviço;
  • Perguntas e respostas;
  • Fotos;
  • Futuros eventos, entre outras.

Por exemplo, ao pesquisar pelo Nubank no Google, além dos diversos textos e notícias, na primeira página, no canto direito, aparecem as seguintes informações do Google Meu negócio:

Sua página no Google Meu Negócio não aparece apenas quando a pessoa digita o nome da sua empresa no buscador, mas também quando ela busca pelo seu segmento.

Por exemplo, ao buscar por salão de festas em São Paulo, esses são os resultados principais da ferramenta.

Quais são as vantagens do Google Meu Negócio?

Existem diversas vantagens de usar o Google Meu Negócio para divulgar a sua empresa, como:

Mais visibilidade

Quem é visto é lembrado – e considerado. Como os dados do início deste texto mostram, é fundamental que o seu negócio esteja no Google para ser considerado na tomada de decisão do seu cliente.

Mais segurança

Quando o seu possível cliente analisa as fotos da empresa, telefone, e as avaliações de quem já comprou com você ou utilizou dos seus serviços, há uma maior confiança e segurança em optar pela sua empresa. Afinal, outras pessoas já conhecem e indicam. Vale dizer que parte importante do trabalho de manutenção da sua página é responder os comentários de usuários, especialmente os negativos, resolvendo os problemas dos seus clientes e mostrando que sua empresa os valoriza.

Mais cliques

A ferramenta permite que o usuário clique na localização do negócio e dirija até ele pelo mapa. Se a empresa está próxima da localização do usuário quando ele precisa de um produto ou serviço exatamente como você oferece, a sua chance de capturar esse cliente é muito maior pelas facilidades da ferramenta. É o caso de uma borracharia, por exemplo, ou de um supermercado, posto de gasolina, etc.

Mais uma forma de extrair dados relevantes

A ferramenta oferece uma série de dados que podem auxiliar na sua estratégia de marketing e vendas, como:

  • número de cliques; 
  • localização dos usuários; 
  • número de ligações diretas pela ferramenta; 
  • número de rotas traçadas até a localização do negócio; 
  • cliques no site, 
  • horário de pico de buscas, entre outras.

Ser encontrado com facilidade

Essa talvez seja a principal vantagem do Google Meu Negócio. Estar presente nele demarca a sua participação no principal buscador do mundo, que possui diversos filtros, como o de localização. 

Então você vai aparecer para um possível cliente exatamente no momento em que ele precisa. Por exemplo: se o pneu dele furou e ele precisa comprar um novo.

Quem pode usar o Google Meu Negócio?

Qualquer tipo de negócio pode usar a ferramenta. Isso quer dizer que ela vale tanto para negócios físicos quanto virtuais. Apesar de ser mais relevante para negócios físicos por haver informações de endereço, mapa e rota de deslocamento, os negócios virtuais também podem usar do serviço, inserindo informações como site, redes sociais, avaliações e fotos dos produtos ou perguntas e respostas sobre os serviços prestados.

Outra boa notícia é que a ferramenta é gratuita. Apenas para empresas que fazem anúncios nela há algum tipo de pagamento. Ou seja, funciona como qualquer rede social. O cadastro é livre e gratuito, mas para captar mais clientes e vender mais, é preciso pagar. 

Como cadastrar a sua empresa no Google Meu Negócio?

Para cadastrar, basta seguir o passo a passo abaixo:

  1. Primeiro, você deve entrar na página do Google Meu Negócio aqui e clicar em "Gerenciar agora";
  2. Crie sua conta com login e senha;
  3. Insira o nome do seu negócio e localização;
  4. Depois, é só selecionar a categoria do negócio, adicionar o telefone e inserir informações complementares como. Quanto mais completa a sua página, mais relevante ela se torna. E pronto! Página criada.

Como otimizar o Google Meu Negócio?

Muitas empresas conseguem vender mais usando estratégias de otimização da ferramenta. Existem várias formas de fazer isso, a mais simples é garantindo que o seu cadastro esteja completo e inserindo informações complementares, como horário de funcionamento atualizado, fotos e produtos da loja. 

Outra forma de otimizar os resultados é patrocinar, ou seja, pagar por anúncios. A própria ferramenta te ensina como fazer e otimizar esses anúncios. Veja aqui

Quer saber mais sobre ferramentas para vender mais? Leia também:

Marketplace: o que é, o que serve e o que levar em conta na hora de vender em um?

5 passos para vender mais pela internet

Este texto faz parte da missão do Nubank de lutar contra a complexidade do sistema financeiro para empoderar as pessoas – físicas e jurídicas. Com a conta PJ, queremos ajudar donos de pequenos negócios, empreendedores e autônomos a focarem no que realmente importa. Saiba mais.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.