Quer consumir este conteúdo no formato de áudio? A gente lê para você! Aperte o play abaixo.
A conta do Nubank foi criada para devolver às pessoas o controle sobre sua vida financeira. Ela é livre de tarifas de manutenção, faz seu dinheiro render mais que a poupança e oferece TEDs gratuitas e ilimitadas, Pix, entre outras funcionalidades que facilitam o seu dia a dia.
Também é possível receber a restituição do seu Imposto de Renda diretamente na conta do Nubank. Assim, a sua restituição já renderá 100% do CDI assim que for depositada na sua conta.
Ganhe controle sobre suas finanças: assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo.Isso significa que ao declarar seu Imposto de Renda, já é possível cadastrar a conta do Nubank como a conta onde será depositada a sua restituição referente ao Imposto de Renda 2022 – que considera seus gastos e receitas de 2021.
Como receber a restituição do IR na conta do Nubank
O processo é simples: basta, no programa gerador da declaração do Imposto de Renda, cadastrar a sua conta do Nubank, ou selecionar o Pix, para receber a sua restituição.
Primeiro: registre o seu CPF como chave Pix no Nubank
Caso queira receber a restituição do Imposto de Renda via Pix, é preciso que o número do seu CPF seja uma das chaves cadastradas na sua conta do Nubank. Veja como fazer:
- Na tela inicial do app Nu, clique em “Área Pix” no menu logo abaixo do saldo da sua conta;
- Selecione “Registrar ou trazer chaves”;
- Clique em CPF e confirme o número;
- Toque em resgistrar CPF;
- Pronto! Sua chave está registrada.
Caso o número do seu CPF já tenha sido adicionado por você como chave Pix em outra conta, a mensagem “Confirmar a mudança do CPF para o Nubank” aparecerá na tela. Aí só clicar em “Sim, usar CPF” para trazer sua chave Pix e receber restituição do IR na sua conta do Nubank.
Segundo: selecione o Pix ou sua conta do Nubank como meio de pagamento
- Depois de completar sua declaração do IR, antes de enviá-la, vá na opção Resumo da declaração no menu esquerdo da tela;
- Em seguida, clique em Cálculo do imposto – é nesse momento que você verá se possui ou não valores a serem restituídos. Se você optar pela declaração simples do Imposto de Renda, o cálculo é feito conforme você preenche sua declaração;
- Se houver algum valor a ser restituído, você deverá preencher a seção “Informações Bancárias“;
- Ainda em “Informações Bancárias” você pode cadastrar a sua chave Pix para receber por Pix, desde que ela seja o seu CPF;
- Selecione no campo Banco, a opção “260 – Nu Pagamentos S.A. – Instituição de Pagamento” – este é o nosso código de banco e, portanto, que identifica a conta do Nubank;
- Em Agência, informe somente o número 1;
- Selecione a opção “Conta de pagamentos”;
- No campo Conta para crédito, digite o número da sua conta do Nubank – o campo DV é onde você deverá informar o dígito da sua conta. Por exemplo: se o número da sua conta do Nubank for “1234567-8”, você deverá informar “1234567” no campo “Conta para crédito” e somente “8” no campo “DV”.
- Clique em Cálculo do Imposto, no menu lateral direito;
- Na área “Imposto a restituir”, em “Informações bancárias”, selecione a opção “4 – Pix”;
- Clique em “entregar declaração”.
- Pronto! O valor será transferido para a conta que possui o CPF cadastrado como chave Pix.
Importante:
É importante ressaltar alguns detalhes exigidos pela Receita Federal:
- O CPF cadastrado na conta do Nubank deve ser o mesmo na declaração do IR de quem está pedindo a restituição;
- Só dá para receber a restituição por Pix se a sua chave for o mesmo número do seu CPF.
- A versão do programa da Receita instalada deve ser a 1.2 ou as seguintes;
- E a conta do Nubank deve ser da mesma titularidade de quem está pedindo a restituição.
Garantindo que esses detalhes serão cumpridos, sua restituição será depositada diretamente na sua conta do Nubank. Você pode separar esse valor usando a função guardar dinheiro, pagar contas, fazer transferências ilimitadas ou usar todas as outras funções da conta do Nubank.
Não consigo incluir todos os números da minha conta – e agora?
É importante ressaltar também que, para conseguir cadastrar a sua conta do Nubank para receber a restituição do Imposto de Renda, é preciso usar a versão 1.2 ou as seguintes do software do programa gerador da declaração.
Para saber qual é a sua, basta iniciar o programa e verificar qual é a instalada. Se houver uma nova versão, o próprio programa vai informar – e, então, basta clicar em “Atualizar”.
Lembrando também que você pode cadastrar a sua chave Pix.
Declarando a conta do Nubank no IR
Vale lembrar: é necessário incluir a sua conta do Nubank na sua declaração do Imposto de Renda – todo o dinheiro depositado nela rende, automaticamente, 100% do CDI. Por isso, é necessário informar quais foram esses rendimentos e detalhar as movimentações.
Veja o passo a passo de como declarar a conta do Nubank e seus rendimentos no Imposto de Renda 2022.
A NuConta mudou de nome e agora é a conta do Nubank. Ela continua ajudando nossos clientes a simplificarem suas vidas financeiras e oferecendo os mesmos benefícios. Explicamos mais sobre essa mudança aqui.
Ainda não conhece a conta do Nubank? Saiba tudo sobre ela aqui.
{{#comments}}-
{{comment_author}}
{{comment_date}}
{{comment_content}}
{{/comments}}
{{#children}}-
{{child_comment_author}}
{{child_comment_date}}
{{child_comment_content}}
{{/children}}