Pular navegação

Como receber a restituição do Imposto de Renda na conta do Nubank?

É possível cadastrar a conta do Nubank para receber os créditos de restituição do IR - tudo isso no programa da Receita Federal.

Homem branco sorrindo olhando para frente enquanto segura com a mão esquerda um celular, em um ambiente externo a luz do dia com nuvens no céu e uma árvore a sua esquerda e outra árvore a sua direita.

A conta do Nubank foi criada para devolver às pessoas o controle sobre sua vida financeira. Ela é livre de tarifas de manutenção, faz seu dinheiro render mais que a poupança e oferece TEDs gratuitas e ilimitadas, Pix, entre outras funcionalidades que facilitam o seu dia a dia.

Também é possível receber a restituição do seu Imposto de Renda diretamente na conta do Nubank. Assim, a sua restituição renderá 100% do CDI se ficar na conta por mais de 30 dias após o depósito.

https://www.youtube.com/watch?v=lCM66Lq7UFs

Para isso, basta cadastrar a conta do Nubank como a conta onde será depositada a sua restituição referente ao Imposto de Renda 2023 – que considera seus gastos e receitas de 2022.

Atenção: este texto é uma forma de te ajudar na busca por informações. Em caso de dúvidas, procure um contador ou profissional qualificado para auxiliar na sua declaração.

Quem optar por restituição do IR via Pix receberá o valor antes

Quem usar a declaração pré-preenchida ou escolher receber a restituição do Imposto de Renda 2023, via Pix, terá prioridade no recebimento do valor. Para isso, é necessário que a chave Pix cadastrada na conta seja o número do CPF do contribuinte.

Confira aqui o calendário de restituição do IR 2023.

Como receber a restituição do IR na conta do Nubank?

O processo é simples: no programa gerador da declaração do Imposto de Renda, é só cadastrar a sua conta do Nubank, ou selecionar o Pix, para receber a sua restituição.

Primeiro: registre o seu CPF como chave Pix no Nubank

Caso queira receber a restituição do Imposto de Renda via Pix, é preciso que o número do seu CPF seja uma das chaves cadastradas na sua conta do Nubank. Veja como fazer:

  1. Na tela inicial do app Nu, clique em “Área Pix” no menu logo abaixo do saldo da sua conta;
  2. Selecione “Registrar ou trazer chaves”;
  3. Clique em CPF e confirme o número;
  4. Toque em "registrar CPF";
  5. Pronto! Sua chave está registrada.

Caso o número do seu CPF já tenha sido adicionado por você como chave Pix em outra conta, a mensagem "Confirmar a mudança do CPF para o Nubank" aparecerá na tela. Aí é só clicar em "Sim, usar CPF" para trazer sua chave Pix e receber restituição do IR na sua conta do Nubank.

Segundo: selecione o Pix ou sua conta do Nubank como meio de pagamento

Depois de completar sua declaração do IR, antes de enviá-la, vá na opção Resumo da declaração no menu esquerdo da tela e siga o passo a passo:

  1. Clique em Cálculo do imposto – é nesse momento que você verá se possui ou não valores a serem restituídos. Se você optar pela declaração simples do Imposto de Renda, o cálculo é feito conforme você preenche sua declaração;
  2. Se houver algum valor a ser restituído, você deverá preencher a seção “Informações Bancárias“;
  3. Ainda em "Informações Bancárias" você pode cadastrar a sua chave Pix para receber por Pix, desde que ela seja o seu CPF;
  4. Selecione no campo Banco, a opção “260 – Nu Pagamentos S.A. - Instituição de Pagamento” – este é o nosso código de banco e, portanto, que identifica a conta do Nubank;
  5. Em Agência, você não precisa preencher nada. Deixe este campo em branco;
  6. Selecione a opção “Conta de pagamentos”;
  7. No campo Conta para crédito, digite o número da sua conta do Nubank – o campo DV é onde você deverá informar o dígito da sua conta. Por exemplo: se o número da sua conta do Nubank for “1234567-8”, você deverá informar “1234567” no campo “Conta para crédito” e somente “8” no campo “DV”.
  8. Clique em Cálculo do Imposto, no menu lateral direito;
  9. Na área "Imposto a restituir", em "Informações bancárias", selecione a opção "4 - Pix";
  10. Clique em "entregar declaração".
  11. Pronto! O valor será transferido para a conta que possui o CPF cadastrado como chave Pix.

Importante:

É importante ressaltar alguns detalhes exigidos pela Receita Federal:

  • O CPF cadastrado na conta do Nubank deve ser o mesmo na declaração do IR de quem está pedindo a restituição;
  • Só dá para receber a restituição por Pix se a sua chave for o mesmo número do seu CPF.
  • A versão do programa da Receita instalada deve ser a 1.2 ou as seguintes;
  • E a conta do Nubank deve ser da mesma titularidade de quem está pedindo a restituição.

Garantindo que esses detalhes serão cumpridos, sua restituição será depositada diretamente na sua conta do Nubank. Você pode separar esse valor usando a função guardar dinheiro, pagar contas, fazer transferências ilimitadas ou usar todas as outras funções da conta do Nubank.

Não consigo incluir todos os números da minha conta – e agora?

É importante ressaltar também que, para conseguir cadastrar a sua conta do Nubank para receber a restituição do Imposto de Renda, é preciso usar a versão 1.2 ou as seguintes do programa da declaração.

Para saber qual é a sua, basta iniciar o programa e verificar qual é a instalada. Se houver uma nova versão, o próprio programa vai informar – e, então, basta clicar em “Atualizar”.

Lembrando também que você pode cadastrar a sua chave Pix.

Declarando a conta do Nubank no IR

Vale lembrar: é necessário incluir a sua conta do Nubank na sua declaração do Imposto de Renda – todo o dinheiro que fica depositado nela por mais de 30 dias rende 100% do CDI. Ou seja, o seu dinheiro rende a uma taxa maior do que a poupança. Por isso, é necessário informar quais foram esses rendimentos e detalhar as movimentações.

Veja o passo a passo de como declarar a conta do Nubank e seus rendimentos no Imposto de Renda 2023.

Ainda não conhece a conta do Nubank? Saiba tudo sobre ela aqui.

Leia também

Restituição do Imposto de Renda: veja o que fazer com esse dinheiro extra 

Dá para receber a Restituição do Imposto de Renda 2023 mais cedo?

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.