Pular navegação

Dá para receber a Restituição do Imposto de Renda 2023 mais cedo?

O que significa antecipar a restituição do IR? Tem alguma forma de receber ela antes do prazo? Entenda.

Notas dobradas como aviõezinhos de papel voando, com o verso roxo

Conforme a declaração do Imposto de Renda 2023 se aproxima, vão aparecendo fórmulas "mágicas" para as pessoas receberem o dinheiro de sua restituição antes dos outros.

A restituição é aquele valor a que muita gente tem direito após declarar o IR.

Se, no acerto de contas com a Receita, for identificado que você recolheu mais imposto do que deveria ao longo do ano, essa parte “extra” da contribuição é devolvida para você.

Mas existe mesmo uma maneira de conseguir a restituição do Imposto de Renda mais cedo?

A resposta rápida é não exatamente: todo mundo segue o mesmo calendário de restituições divulgado pela Receita logo antes de começar o período de declarações. As regras são simples:

  • Idosos e portadores de doenças graves e de deficiências recebem a restituição com prioridade;
  • Em 2023, a Receita Federal anunciou outros grupos que terão prioridade: contribuintes que utilizarem a declaração pré-preenchida e/ou optarem por receber a restituição do Imposto de Renda por meio de Pix;
  • A partir deles, quem entrega a declaração antes recebe sua restituição nos primeiros lotes.

Ou seja: a restituição é paga em diferentes lotes após o fim do período de declaração do IR. Recebem no início os primeiros a terem declarado.

Portanto, a forma mais certeira de garantir que sua restituição vai chegar cedo é fazer a declaração o quanto antes.

Como receber a restituição do Imposto de Renda 2023 logo?

O calendário de declaração do IR 2023 ainda não foi divulgado, mas quem quiser entregar nos primeiros dias já pode ir adiantando algumas coisas:

  1. Puxe a declaração do ano passado: se você não teve mudanças drásticas de renda e patrimônio em 2022, ela ajuda a agilizar a declaração de 2023. Quem não tiver o arquivo salvo pode solicitar uma cópia à Receita.
  2. Reúna os documentos essenciais: já dá pra pedir os informes de rendimento à sua empresa e instituição financeira. Se tiver cônjuge ou dependentes, agilize os documentos deles também.
  3. Organize recibos médicos e de educação: despesas com saúde de 2022 podem ser deduzidas do IR, mas apenas se houver documento que comprove. O mesmo vale para mensalidade de escola e faculdade.
  4. Junte a papelada de mudanças: troca de emprego, venda de bens, empréstimos, heranças, pensões, benefícios do governo... Qualquer alteração no patrimônio ou na renda deverá ser informada e comprovada.

Veja mais: O auxílio emergencial precisa ser declarado no IR 2023?

Antecipação da restituição do Imposto de Renda: como funciona?

Antecipar a restituição do IR nada mais é que pedir um empréstimo no valor da sua restituição: o banco antecipa esse valor e, quando receber da Receita, você paga de volta com juros.

Essa pode ser uma opção para quem precisa do dinheiro da restituição antecipado, mas é preciso cuidado para não se enrolar com os juros.

De toda forma, o ideal é pesquisar diferentes opções de empréstimo para saber qual é a mais vantajosa.

Importante: as informações acima são um guia para ajudar na busca por informações. Em caso de dúvidas, procure um contador ou profissional qualificado para auxiliar na sua declaração.

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.