O fim do ano é sempre uma época promissora para quem deseja uma renda extra. Além do aumento de vagas temporárias motivado pela Black Friday e pelas vendas de Natal, existem oportunidades de trabalho informal e outras atividades mais simples que podem trazer retorno financeiro. Saiba como ter renda extra no fim de ano.
O que é renda extra?
A renda extra é o dinheiro que você ganha além do que já recebe no seu trabalho ou ocupação principal. No fim de ano, ela pode ser usada para quitar dívidas, organizar uma viagem, preparar a ceia ou até mesmo para comprar um presente para quem você ama.
Abaixo, você confere algumas ideias para ter uma renda extra sem precisar de muitas ferramentas ou com pouco investimento inicial. Lembrando que essas atividades são apenas sugestões e o ideal é que você consiga encaixá-las na sua rotina sem prejudicar as outras áreas da sua vida.
8 ideias para conseguir uma renda extra no fim de ano
1. Faça um bazar
Sabe aquela pilha de roupas que você não usou nenhuma vez ao longo de 2024? Ou então aqueles livros que você já não liga tanto e que estão esquecidos na prateleira? O fim do ano pode ser a oportunidade perfeita para dar uma nova vida a eles.
Você pode trocar esses produtos ou vendê-los para amigos e familiares. Também dá para tirar boas fotos deles e organizar uma vitrine virtual pelas redes sociais ou usar sites específicos para isso, como Enjoei e OLX. Além de conseguir aumentar a renda, esse momento pode motivar uma bela limpa na casa, abrindo espaço para coisas novas.
2. Cuide de um pet
Vai ficar na sua cidade no final do ano? Aproveite para cuidar de gatos, cachorros e outros pets de pessoas que vão viajar. Você pode criar pacotes específicos de acordo com o tempo da viagem e o número de horas do dia que pretende destinar a essa atividade.
Plataformas como o Dog Hero te ajudam a se conectar com tutores que precisam desse tipo de serviço. Outra opção é trabalhar como passeador de cães. Mesmo sendo uma tarefa com alto nível de responsabilidade, você pode ser bem remunerado exatamente por isso.
3. Venda de produtos e serviços
Doces caseiros, bolos, tortas e outras receitas podem ser a porta de entrada para ter uma renda extra no final do ano. Se você não é do time que sabe cozinhar, talvez possa oferecer algum serviço ou até mesmo pequenos reparos domésticos, como trocar uma torneira ou consertar um chuveiro.
O segredo aqui é identificar o que você sabe fazer bem, calcular o investimento inicial para começar a operação, avaliar o custo-benefício e encontrar brechas na rotina para fazer a ideia acontecer.
4. Ofereça aulas particulares
Já pensou em dar aulas particulares? Se você sabe falar um outro idioma ou tem habilidades artísticas como dançar, cantar ou tocar um instrumento, pode oferecer seu trabalho a outras pessoas interessadas em aprender o mesmo e ganhar uma renda extra com isso.
5. Venda as milhas do seu cartão de crédito
Se o seu cartão de crédito tem programa de recompensa, você certamente deve ter algumas milhas acumuladas. Caso não pretenda usá-las, você pode transferir tudo para um programa de milhas e até ganhar dinheiro com isso.
Aproveite para ler: Como ganhar dinheiro com cartão de crédito?
6. Alugue seu imóvel por temporada
Se você estará fora de casa no final do ano ou tem um cômodo que pode ser lar temporário para outras pessoas, oferecer o serviço de alugar a sua casa ou parte dela durante as férias de final de ano pode ser uma forma de renda extra.
A alta temporada acabou de começar e quem vive em uma cidade com atrações turísticas interessantes pode cobrar ainda mais pelo aluguel. Visite sites como o Airbnb para oferecer acomodação e aumentar a renda.
Caso você ainda não tenha um destino específico já definido para essa renda extra, deixar esse valor render nas Caixinhas do Nubank pode ser uma boa opção. Elas são uma ferramenta para guardar dinheiro de maneira organizada e personalizada, de acordo com os seus objetivos, direto no aplicativo. Você pode ter, por exemplo, uma Caixinha para sua reserva de emergência, outra para uma reforma da casa, outra para a viagem de férias.
7. Arrume um emprego temporário
O fim do ano costuma ser promissor para quem quer um emprego temporário, principalmente no comércio varejista, que fica aquecido pelas compras de Black Friday e Natal. O problema é que nem toda vaga temporária é confiável – e fazer essa identificação é fundamental para não cair em ciladas. Para garantir, procure por vagas em plataformas destinadas a isso, como Vagas.com e o LinkedIn.
Vagas temporárias de trabalho: 5 cuidados para não cair em golpes
8. Responda pesquisas
Uma opinião pode valer muito – e algumas empresas até pagam por ela. Ao participar de pesquisas de mercado remuneradas, você garante uma renda extra e ainda ajuda a aprimorar produtos e serviços de marcas interessadas em ouvir o que o público tem a dizer. O Painel BAP é um exemplo de empresa que conecta consumidores e empreendedores nesse mercado.
Leia mais:
O que é e como funciona o mercado de trabalho?
Trabalho informal: o que é, exemplos e outras dúvidas respondidas
Como não cair em golpes de fim de ano?
Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.