Pular navegação

Cartão de crédito para empresa: como funciona? Quais os tipos? Quem pode ter?

Ter um cartão de crédito para empresa, ou cartão PJ, pode ser uma ótima ferramenta para gerir melhor os gastos do seu negócio. Tire as suas dúvidas sobre os tipos de cartões existentes no mercado.

cartão de crédito empresa: mulher segura celular e cart!ao de crédito. iMAGEM: freepik

Cartões de crédito PJ, ou cartões para empresas, não são uma novidade no mercado - mas ainda geram muitas dúvidas. O que é esse tipo cartão? Como ele funciona? Como conseguir um? Quem pode pedir? Quais são as principais vantagens? 

Veja, abaixo, as respostas para essas e outras perguntas sobre cartão de crédito para empresas, além de algumas dicas para usar com responsabilidade.

Como funciona um cartão de crédito para empresa? 

Cartões de crédito são emitidos por instituições financeiras e, de uma maneira geral, funcionam como instrumento de pagamento pós-pago, ou seja, primeiro é feita a compra e, depois, é feito o pagamento.

No caso dos cartões para empresa, ou PJ, a lógica é a mesma dos cartões pessoais. Existe um limite de crédito – que é negociado com a instituição financeira – e até atingir esse limite é possível fazer compras à vista ou parceladas que devem ser pagas por meio de uma fatura. Essa fatura tem dia certo para vencer e o pagamento dela pode ser integral ou parcial. 

É importante lembrar que o cartão é uma espécie de empréstimo oferecido pela instituição financeira para que o cliente faça compras, confiando que elas serão pagas até o dia de vencimento da fatura. Quando esse pagamento não é feito, ou só é paga uma parte da fatura, existe a cobrança de juros sobre o valor restante. O que também é chamado crédito rotativo

A maior vantagem de usar o cartão de crédito para a sua empresa é poder comprar sem impactar muito o volume do seu caixa ao dividir os pagamentos em parcelas ou ganhando prazo até o vencimento. Ou seja, você não precisa, necessariamente, gastar dinheiro da empresa todo de uma vez para comprar itens necessários para o negócio.

Quais são os tipos de cartão de crédito para empresa disponíveis no mercado?

Existem muitos cartões de crédito PJ disponíveis do mercado: de diferentes bandeiras, dos modelos mais simples até aqueles com muitos benefícios e programa de milhas. Alguns deles são isentos de anuidade, para outros são cobradas taxas significativas; também existem aqueles voltados para negócios menores e os destinados às empresas maiores.

Para saber como escolher o seu cartão de crédito é necessário pensar no porte, faturamento e perfil de gastos da sua empresa. Se a sua empresa compra muito todo mês, talvez valha a pena ter um cartão mais completo, mesmo que ele tenha algum tipo de taxa. Agora, se você ainda não gasta valores significativos e a sua empresa não tem um grande faturamento, opte por modelos mais básicos e sem taxas.

Existem, por exemplo, cartões de crédito especiais para MEIs e microempresas, cartões de crédito pré-pagos (que você paga antes de gastar) e cartões de crédito exclusivos para despesas em certos ramos e atividades – apenas para compra de passagens aéreas, tecidos, insumos agrícolas, etc.

Além dos modelos físicos, algumas empresas também oferecem cartão de crédito PJ com a versão virtual, ou cartão de crédito virtual, ideal para compras online mais seguras.

É possível que mais de uma pessoa tenha acesso ao cartão de crédito PJ?

Sim. Alguns cartões de crédito podem ser emitidos para outros portadores. O que quer dizer que mais pessoas vinculadas à mesma empresa podem usar um mesmo tipo de cartão de crédito para fazer compras para o negócio.

Assim como no caso de outros benefícios, esse tipo de ferramenta pode trazer mais custos e taxas, dependendo da sua instituição financeira. Além disso, é comum que essa possibilidade exista apenas para cartões destinados às empresas maiores.

A gestão dos limites entre os portadores também varia de acordo com as empresas e o tipo de cartão.

Qual é a diferença entre o cartão de crédito para empresa e cartão corporativo?

O cartão de crédito corporativo é usado pelos funcionários para despesas de trabalho. Ele também pode ter anuidade, limite de compras, e pode ser pré-pago ou pós-pago. 

A diferença entre o cartão corporativo e o cartão de crédito comum é apenas na finalidade. Enquanto o cartão de crédito para empresa é usado para compras do negócio, o cartão corporativo tem foco nas despesas de cada colaborador, como viagens, eventos, hotéis, cursos, etc.

Quais são os benefícios do cartão de crédito para a empresa?

Usar o cartão de crédito traz uma série de vantagens para o seu negócio, como:

1. Parcelamento de compras

Cartões PJ permitem fazer compras à prazo. Ou seja, ao comprar um produto para a sua empresa, ou assinar um serviço, você consegue dividir o valor da compra em alguns meses. Quando feitas com controle e planejamento, essas compras parceladas podem ser ótimas, porque diluem o impacto sobre o caixa do negócio.

2. Controle de despesas externas

Ao fazer atividades externas, é comum que você ou outras pessoas que trabalhem na empresa tenham despesas. O cartão de crédito é uma forma de concentrar todas essas despesas em um mesmo lugar de forma mais simples e sem a necessidade de prestação de contas para a organização desses gastos.

3. Melhor organização financeira

Além de ajudar na organização dos gastos da empresa por registrar todas as transações eletronicamente, o cartão de crédito permite que você planeje como essas despesas serão pagas ao longo do tempo.

4. Mais segurança

Andar com grandes quantidades de dinheiro na rua, além de um problema de segurança, pode ser um problema na sua gestão. Concentrar as suas compras no cartão é mais seguro não só para compras presenciais, já que você não precisa andar com dinheiro, mas também virtualmente. Além disso, é importante observar que bancos costumam notificar seus clientes quando há qualquer tipo de atividade suspeita no cartão de crédito.

Como não perder o controle nas compras com cartão de crédito da empresa?

Assim como nas compras com o cartão de crédito pessoal, a maior facilidade e comodidade exigem um uso estratégico para que o seu planejamento não se perca. E algumas boas práticas podem ajudar nisso.

1. Ajuste o limite de crédito

Não use mais limite do que o seu negócio realmente precisa. Se a sua empresa ainda fatura pouco e você também não precisa fazer compras caras, trabalhe com um limite de crédito baixo. Limites altos podem distorcer a sua percepção sobre quantidade de dinheiro disponível e facilitar que você perca o controle.

2. Escolha datas de compra

As compras são necessárias, mas elas precisam ser planejadas. Se você precisa comprar uma máquina, por exemplo, estude em que mês é melhor que isso seja feito e garanta que você vai comprar o produto com o melhor preço e condição possível. Além disso, vale pensar nos meses de maior e menor faturamento e tentar encaixar as compras quando for mais fácil pagar as parcelas do cartão. 

3. Siga o seu planejamento financeiro

Empresas precisam ter controle dos gastos  para crescer. Programe as suas compras; revise o seu orçamento toda vez que isso for necessário; esteja preparado financeiramente para executar os pagamentos e, se necessário, categorize tudo para facilitar o controle de como você tem gastado no cartão de crédito da empresa e possa perceber rápido, caso algo fuja do planejado.

Veja mais dicas de como organizar o financeiro do seu negócio no vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=P1sNuhyd6-Y

Como conseguir um cartão de crédito para empresa?

Existem várias opções de cartões de crédito no mercado e cada instituição tem seus critérios de exigência, que, inclusive, podem variar de um cartão para o outro.

É comum que as empresas exijam:

  • Um CNPJ ativo;
  • Pode ser necessário que você tenha um tipo específico de categoria de empresa (no caso dos cartões premium, empresas maiores e com mais faturamento);
  • Tempo de empresa (há cartões que só aceitam empresas com, ao menos, 2 anos de existência);
  • Histórico de crédito (normalmente é feita uma análise de crédito para aprovar ou não o cartão para a sua empresa);
  • Conta PJ (a maior parte dos cartões é vinculado a uma conta PJ do banco).

No caso do cartão de crédito PJ do Nubank, é exigido apenas que a sua empresa tenha um CNPJ ativo e que você já seja um cliente Nubank na conta de pessoa física. O cartão PJ do Nubank está conectado à conta PJ, é isento de anuidade e totalmente controlado pelo app.

Leia também:  Cartão de crédito Nubank PJ – tudo o que você precisa saber sobre o seu novo cartão PJ

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.