Veja alguns cuidados para não perder o controle do orçamento (e nem das compras parceladas).

4 dicas para economizar dinheiro usando cartão de crédito

25 de janeiro de 2021

Um dos principais motivos que dificultam a vida de quem está tentando economizar é fazer mau uso do cartão de crédito. Em 2018, três em cada 10 brasileiros não sabiam o quanto haviam gastado no cartão de crédito em um único mês, aponta uma pesquisa da CNDL com o SPC Serasa. O que evidencia o quanto é fácil perder o controle.

1

Confira dicas de como usar o cartão de crédito com responsabilidade

Sempre que existe algum tipo de atraso, são cobrados juros. Por isso, um dos maiores erros de quem usa cartão de crédito é pagar apenas o mínimo e deixar valores em aberto rolando mês após mês.

Pagar o valor total da fatura

2

Além de pagar sua conta na íntegra, é preciso também pagar a fatura em dia – caso contrário, podem ser cobradas multas por atraso, juros do crédito rotativo e impactar sua pontuação de crédito. Por isso é importante ter controle sobre as datas de vencimento da fatura de seus cartões de crédito.

Não atrasar o pagamento da fatura

3

Conferir sua fatura do cartão de crédito com frequência — pelo menos uma vez por semana — é um hábito que pode ajudar bastante  a manter o controle financeiro. Checar as atividades da sua conta também pode ajudar a identificar quais gastos são dispensáveis e podem ser cortados.

Acompanhar seus gastos

4

É preciso prestar atenção às características dos programas, como: – Custo: existe alguma anuidade cobrada para participar do programa? – Pontos: qual é a taxa de conversão de gastos para pontos? Ou: quanto dinheiro gasto equivale a um ponto?

Pagar apenas por programas que valem a pena

– Resgate: como é possível aproveitar os pontos? É preciso usar outras plataformas para convertê-los em vantagens? Qual é a taxa de conversão em benefícios? – Prazo: qual é a validade dos pontos? Eles expiram? Em quanto tempo? – Moeda: qual moeda é considerada para a taxa de conversão?