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5 mitos sobre como aumentar o score de crédito

Consultas frequentes diminuem o score? E colocar CPF na nota? Saiba o que é verdade e o que é lenda quando o assunto é aumentar o score de crédito.
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Para liberar um cartão, empréstimo ou financiamento, muitos estabelecimentos levam em conta o score de crédito – uma pontuação entre 0 e 1000 que indica a capacidade de pagamento e a organização financeira de uma pessoa. Por isso, muita gente se pergunta como aumentar o score e ter mais chances de obter um crédito no mercado ou aumento de limite no cartão de crédito.

Existem diferentes scores de crédito no mercado. Um deles é o NuScore, o score próprio do Nubank, que ainda está em período de teste, e que tem por objetivo ajudar os clientes do Nu a entender quais comportamentos e hábitos favorecem ou prejudicam o aumento do limite do cartão. A ideia é que, no futuro, o NuScore se torne uma ferramenta mais ampla, que ajude o Nu na análise de oferta de produtos e serviços de crédito para os clientes. 

De acordo com os critérios do NuScore:

  • Quanto mais próxima a pontuação estiver de 1000, melhor é o perfil financeiro da pessoa. Portanto, maior a probabilidade de ela ter um aumento de limite no cartão, embora isso não seja garantido.
  • Já a pontuação mais perto de 0 indica que a pessoa está com as finanças desequilibradas, com dificuldade de pagar a fatura em dia, com gastos no cartão acima da renda e outros desafios financeiros.

E mesmo os scores de mercado trabalham com uma lógica parecida que, embora simples, ainda gera muita confusão. Conheça abaixo alguns dos mitos mais comuns sobre score de crédito.

1. Consultas frequentes ao CPF diminuem a pontuação do score de crédito?

Não. Essa informação não procede. Não são apenas instituições financeiras que podem checar um score de crédito do mercado, mas toda empresa que contrata os serviços de consulta desses serviços pode ter acesso a ele.

Além disso, o próprio consumidor pode consultar sua pontuação no mercado. Há formas de acessar essas informações de forma gratuita em alguns birôs de crédito. 

No Nubank, um grupo de clientes têm acesso ao NuScore e podem checar a pontuação dentro do Nu. Para eles, o app ainda mostra quais são os comportamentos que afetaram a pontuação no mês e o que fazer para melhorar o score de crédito no curto prazo. O NuScore ainda está em fase de testes. Por isso, mantenha o seu app atualizado. 

2. Ter uma renda alta aumenta o score de crédito?

Também não. Um bom salário não é sinônimo de uma boa pontuação em qualquer modelo de score de crédito. O que realmente é levado em conta são os hábitos financeiros da pessoa. Pagar as contas sempre em dia e evitar dívidas são práticas que podem contribuir para o aumento dessa pontuação.

Mais importante do que uma renda alta, é o equilíbrio entre os gastos e os ganhos. 

3. Paguei minhas dívidas. Isso vai aumentar o meu score?

Quem já teve o nome negativado, pode demorar um tempinho até ganhar a confiança do mercado novamente. Não é possível saber ao certo quando isso irá acontecer.

No NuScore, por exemplo, as análise são mensais e mudanças nos hábitos e comportamentos indicados no app podem provocar aumento da pontuação já no mês seguinte.

4. Colocar CPF na nota fiscal aumenta a pontuação

Muita gente acredita que quanto mais vezes incluir o CPF na nota fiscal das compras realizadas, maiores as chances de aumentar a pontuação. Contudo, isso não é verdade. A inclusão do CPF na nota fiscal não está entre as informações usadas no cálculo de muitos scores de crédito. Ou seja: colocar o CPF na nota na hora da compra, não afeta a pontuação.

5. Ter o nome limpo é sinônimo de crédito aprovado?

Não. Essa é uma pergunta feita constantemente. O que ocorre é que, mesmo com o nome limpo, pode ser que haja um histórico de dívidas ou mesmo outras informações que impactem a aprovação de algum crédito.

Mesmo que todas as dívidas tenham sido pagas, as informações podem indicar que a pessoa ainda não é um “bom” perfil para ter crédito aprovado.

Vale lembrar também que o Score não é a única informação que as instituições levam em conta na hora de oferecer crédito. Às vezes não é possível encontrar dados suficientes a respeito do usuário. Sendo assim, mesmo com Score alto, nem sempre o crédito é aprovado.

No Nubank, por exemplo, um NuScore "Ótimo" não garante um aumento de limite no cartão. Isso porque o modelo de análise do Nubank leva em consideração também outros fatores para decidir se esse aumento seria saudável para os nossos clientes e em linha com as normas de crédito definidas nas regulações financeiras. 

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

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