Pular navegação

5 situações para usar o Pix no Crédito do Nubank

A função permite utilizar o limite do cartão de crédito em transferências Pix. Com ela, pessoas e empresas recebem à vista, mas você paga no seu ritmo.

Mulher ruiva de cabelo cacheados, segurando um celular com o aplicativo do Nubank na tela, com um dos pés em uma poltrona cinza, com um gato deitado em cima, ao fundo um vaso de planta.

O Nubank nasceu para acabar com a complexidade do sistema financeiro e devolver às pessoas o controle sobre o próprio dinheiro. Foi por isso que criamos o Pix no Crédito – função que chegou para democratizar ainda mais os pagamentos com Pix e para te ajudar a manter as contas organizadas.

O que é o Pix no Crédito, o Pix com cartão de crédito do Nubank?

Com o Pix no Crédito, você pode utilizar o limite do seu cartão de crédito em pagamentos via Pix, seja para pessoas físicas ou empresas. Elas continuam recebendo os valores na hora, mas você consegue pagar no seu ritmo.

É possível fazer esse pagamento em uma única vez, cobrada na sua fatura atual, ou parcelado em até 12 vezes no seu cartão. Ao fazer um Pix no Crédito, você pode simular as parcelas e conferir as taxas que serão cobradas antes de confirmar a transação. 

A maioria dos nossos clientes já tem acesso a essa funcionalidade. Se ela ainda não aparecer para você, não se preocupe, vamos avisar no aplicativo quando o Pix no Crédito estiver disponível.

https://www.youtube.com/watch?v=gLDhZ6vVLrs

Então, é possível fazer Pix com cartão de crédito?

No Nubank, sim. Basta ter limite no cartão de crédito suficiente para fazer a transação. Os valores usados aparecerão na sua fatura.

Mas em quais situações vale mais a pena fazer um Pix no Crédito? 

Situação 1. Sem saldo na conta 

Sua geladeira quebrou, o pneu furou, alguma emergência aconteceu. Para complicar, o prestador de serviço só aceita pagamento à vista, e você não tem saldo suficiente na sua conta. Com o Pix no Crédito, o profissional recebe na hora, mas você consegue colocar essa compra no seu cartão de crédito. 

Ou seja, a função pode ser usada por quem não tem saldo em conta, mas precisa resolver um problema inesperado. Ou em situações em que a pessoa ou a empresa para quem você precisa realizar um pagamento só aceita pagamento à vista.

Dica: ao fazer um Pix no Crédito, na prática, você está usando o limite do seu cartão. Por isso, fique atento à sua organização financeira para garantir que existirá saldo na sua conta quando a fatura do cartão chegar.

Situação 2. Para não perder oportunidades

É comum que lojistas e prestadores de serviços ofereçam desconto no pagamento à vista, em dinheiro ou no Pix. Com o Pix no Crédito você aproveita o desconto, mas continua pagando a conta com o seu cartão e no seu ritmo, em até 12 vezes. Ou seja, esse também pode ser um argumento de venda para empreendedores.

Dica: há cobrança de juros e IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) nas transações feitas com o Pix no Crédito. Por isso, use o simulador de parcelas do aplicativo. Com ele, você consegue checar os valores dessas taxas antes de efetuar a transferência. 

Compare o desconto dessa compra com o que será cobrado de encargos. O pagamento com Pix no Crédito valerá a pena quando o desconto for maior do que o valor dessas taxas.

Situação 3. Quando não aceitam cartão

Essa situação é mais comum entre prestadores de serviços informais ou em pequenas lojas, que preferem apenas o pagamento em dinheiro ou via Pix. Com o Pix no Crédito você não precisa deixar de lado o serviço ou produto que você quer quando o lojista ou fornecedor não aceita cartão. 

Dica: cuidado ao fazer transferências Pix na rua ou em locais que você não conhece. Redobre a atenção ao desbloquear o celular e fazer transações. 

Quer saber como se proteger de golpes? Conheça o SOS Nu

Situação 4. Para não sair do controle

Sabe aquele mês em que você está com as contas certinhas ou o caixa fechado, mas surge um pagamento a realizar, não planejado, que pode comprometer essa organização? Com o Pix no Crédito, você não perde seu planejamento.

Dica: na prática, você está colocando esse pagamento mais para frente, para quando sua fatura chegar. Essa estratégia te garante mais tempo para se organizar, mas cheque o saldo da fatura para garantir que ela não virá maior do que você estava planejando.

Situação 5. Para concentrar os gastos no cartão 

Quando bem usado, o cartão de crédito é uma ferramenta de organização financeira. Uma estratégia é passar todos os gastos do dia a dia em uma única vez no cartão e categorizá-los

Assim, você sabe exatamente o seu custo de vida mensal ou custo operacional do negócio, consegue entender com o que você está gastando e se é preciso fazer ajustes no seu orçamento a partir disso. Com o Pix no Crédito, você ganha mais uma opção para centralizar seus gastos em um só lugar.

Dica: na hora de concentrar todos os pagamentos no cartão, considere um limite mensal de gastos que seja compatível com a sua renda e faça acompanhamentos frequentes da sua fatura no app – isso te ajuda a manter um controle maior do seu orçamento. Lembre-se: o seu limite do cartão não é sua renda. 

Pix, Pix no Crédito e cartão de crédito: qual a diferença? 

Para quem recebe um Pix, nada muda se você usar o Pix convencional e o Pix no Crédito: elas continuam recebendo o pagamento na hora, e não sabem qual opção você está usando. A diferença é para quem está pagando. 

No Pix tradicional, o valor da transação é descontado instantaneamente da conta, sem taxas. Já no Pix no Crédito, esse valor será cobrado na fatura do cartão de crédito. Assim, você tem mais tempo para pagar e consegue se organizar melhor.

E qual a diferença entre o Pix no Crédito e o cartão de crédito? 

A primeira delas é para quem está recebendo: no Pix no Crédito, pessoas e empresas recebem o pagamento na hora. Já o recebimento dos valores pagos no cartão varia e pode ser de 30 dias.  

Outra diferença é para você que está pagando. Há cobrança de juros e IOF nas transações com Pix no Crédito. Já no cartão de crédito, não há juros quando você paga a fatura em dia.  

Leia também 

Pix no Crédito no Nubank: tudo o que você precisa saber

Saiba tudo sobre o Pix Recorrente no Nubank

Pix Agendado no Nubank: como programar transações e pagamentos

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.