Pular navegação

Resgate planejado: tudo sobre a opção da conta do Nubank

A função permite, pelo app, guardar seu dinheiro com uma data de resgate definida e ganhar rendimentos superiores a 100% do CDI.

Resgate Planejado Nubank: Jovem vestindo moletom roxo segura um celular em frente ao seu rosto enquanto sorri.

A conta do Nubank está sempre evoluindo para ser cada vez mais completa - afinal, por aqui, a nossa missão é acabar com a burocracia da sua vida financeira e devolver às pessoas o controle sobre o dinheiro.

Para ajudar e incentivar nossos clientes a se planejarem financeiramente, temos a opção Resgate Planejado. 

O Resgate Planejado permite escolher uma data específica para resgatar um dinheiro que você deixou guardado - o rendimento vai depender do período escolhido para retirar o valor. 

A opção fica dentro da já conhecida função Guardar Dinheiro, lançada em 2019, que separa o seu dinheiro do dia a dia, que você usa para transferências e débito, daquele que você pretende economizar ou guardar. 

Abaixo, respondemos tudo sobre a nova função da conta do Nubank.

O que é a opção Resgate Planejado?

É uma nova função dentro da Conta do Nubank que permite aos clientes melhor organização do seu dinheiro. Ela é ideal para aquelas quantias que você sabe que não vai precisar mexer no curto prazo - e pode deixar rendendo por mais tempo, a uma taxa melhor. 

Com o Resgate Planejado, quanto maior o tempo que você escolhe para deixar o dinheiro guardado, maior será o rendimento.

Dentro da nova opção, nossos clientes podem escolher uma data de resgate de até dois anos, contada a partir da data de depósito. O rendimento segue uma curva crescente - ou seja, aumenta - conforme o tempo guardado também aumenta. Ele é superior a 100% do CDI.

Não existe um valor mínimo para guardar dinheiro usando a função Resgate Planejado e todos os depósitos têm uma cobertura do FGC (Fundo Garantidor de Créditos) de até R$ 250 mil por CPF.

Utilizando o Resgate Planejado, você combina com a gente que só precisará do seu dinheiro em uma data futura, pois o intuito dessa nova funcionalidade é se programar para retirar o valor apenas na data contratada no app. Caso você não tenha certeza de que não vai usar esse dinheiro no curto prazo, o ideal é deixá-lo na conta do Nubank dentro da opção “Saldo disponível a qualquer momento”.

Como funciona a opção Resgate Planejado?

O Resgate Planejado funciona de maneira simples: basta selecionar a quantia que você deseja guardar usando essa opção e a data de resgate. Isso pode ser feito dentro da função Guardar Dinheiro, que você pode acessar no painel da conta do Nubank, dentro do nosso app. 

O passo a passo para guardar dinheiro com a opção Resgate Planejado é:

  • Entrar na função Guardar Dinheiro, dentro do painel da conta do Nubank;
  • Digitar o valor que você deseja guardar;
  • Selecionar uma das opções de datas apresentadas, cada uma com um rendimento diferente;
  • Confirmar a operação com a sua senha de 4 dígitos.
  • E pronto! Na data de resgate escolhida no momento do depósito, o dinheiro será disponibilizado automaticamente no saldo da sua conta do Nubank.
  • Lembrando: neste primeiro momento, não será possível resgatar os valores antes do prazo pelo próprio aplicativo. Por isso, planeje bem antes de escolher essa opção.

E se eu precisar resgatar o dinheiro?

Por enquanto, não é possível resgatar o dinheiro antes da data escolhida pelo próprio aplicativo. Por isso, se planejar financeiramente antes de guardar é essencial – e, caso você não tenha como saber se precisará ou não do valor guardado em algum momento, recomendamos que você escolha a opção Guardar Dinheiro, onde seu dinheiro fica disponível a qualquer momento. Caso tenha alguma situação de emergência, por favor, contate nossos canais oficiais de atendimento. Você pode conferi-los aqui.

Quanto rende o dinheiro guardado na opção Resgate Planejado?

A opção Resgate Planejado rende mais do que 100% do CDI, mas o valor depende do tempo escolhido para o resgate e das condições do mercado. Mas fique tranquilo: o rendimento selecionado na hora do depósito é o que vale para todo o prazo escolhido.

Como é cobrado o Imposto de Renda?

O Imposto de Renda é cobrado automaticamente sobre os rendimentos na data de resgate do seu depósito. Ou seja: você só paga imposto sobre o que render, e não sobre o valor que depositar. 

É importante lembrar que, quando você guarda dinheiro usando a função Resgate Planejado, é como se você fizesse um novo depósito na conta do Nubank. Por isso, o Imposto de Renda será cobrado sobre o período que você escolheu deixar seu dinheiro dentro da opção Resgate Planejado.

As porcentagens (alíquotas) do Imposto de Renda são iguais às do demais depósitos na conta do Nubank: quanto mais tempo o dinheiro fica na conta, menor é a cobrança. É a chamada tributação regressiva: ela começa em 22,5% para retiradas feitas em até 180 dias do depósito e termina em 15%, para retiradas a partir de 721 dias.

Quem tem acesso à função?

A opção está disponível para todos os clientes da conta do Nubank.

Navegue
    Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.