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Private label: saiba o que é e como pode ajudar sua empresa

Modelo de negócios cada vez mais popular, o private label ajuda empreendedores a terceirizar produção e focar na própria marca.

Na ilustração aparece ao centro sueters pendirados no cabide em uma arara roxa com uma tag de preço exagerada verde limão e, à direita, uma janela verde e, à esquerda, um vaso de flor roxo com flores verde limão.

Cada vez mais popular no Brasil, seja em marcas de roupas, itens de supermercado ou até mesmo no universo financeiro, o sistema de private label pode ser uma ótima oportunidade para você faturar mais com o seu negócio

Nesse modelo de negócios, é possível, oferecer novos produtos, expandir a atuação, reforçar o poder da marca por meio de oportunidades que estejam um pouco distantes das atividades principais do empreendedor ou empreendedora. 

Abaixo, você vai entender melhor o conceito de private label, além de descobrir como montar uma operação dessas e quais são suas vantagens e desvantagens. 

O que é private label? 

O conceito de private label é simples: trata-se de um modelo de negócios em que uma empresa contrata um fabricante para fabricar determinado produto, de acordo com suas especificações, e o vende com sua própria marca. 

É como uma produção sob encomenda, mas com detalhes: a empresa contratante pode pedir ao fabricante diferentes especificações, como uso de determinadas matérias-primas, fórmulas ou ingredientes especiais. 

A ideia aqui é unir o útil ao agradável: vender um produto exclusivo no mercado, simultaneamente, em que a marca aproveita alguma vantagem competitiva que possui para impulsionar as vendas do produto. 

Um bom exemplo são as marcas próprias de supermercados que aproveitam o espaço em suas lojas, visitadas por milhões de pessoas, para oferecer produtos diferentes ou mais baratos aos consumidores. A origem dessa ideia é a estratégia de private label, deixando suas margens de lucro um pouco maiores. 

O que significa private label? 

Private label, na tradução do inglês, significa “marca privada” ou “marca particular”. Como um modelo de negócios, o private label também recebe outros nomes, como: private, brand, marca secreta ou marca própria.

O que é um produto private label? 

O produto private label é um produto que uma determinada empresa ou marca terceiriza para um fabricante, com indicações de diretrizes básicas para sua confecção.

Em muitos casos, ele possui as mesmas características de produtos e marcas já consagradas no mercado, mas que, devido à forma como são produzidos, tem um menor custo, tanto para a empresa quanto para o consumidor.

Sabe quando aquela marca de tênis que você ama lança um perfume produzido por outro fabricante? É muito possível que ele seja um produto que se enquadra neste conceito de private label.

Como funciona o private label? 

O funcionamento do private label é bem simples. Uma empresa contrata uma fabricante para produzir produtos e vender sob a sua marca, normalmente em uma rede de lojas exclusiva. A parceria pode ser realizada por uma coleção com tempo limitado ou sem um fim determinado, desde que seja bom para ambas partes.

Como montar um private label? 

Para montar um private label é importante considerar o passo a passo a seguir:

  • buscar bons fornecedores;
  • fazer contas para ter certeza de que haverá margem de lucro no preço final;
  • cuidar da qualidade das entregas para não afetar a reputação da sua marca; 
  • entender o interesse real do público por aquele produto; 
  • testar e prestar atenção nas vendas para fazer ajustes, entre outros. 

Imagine que você tem uma loja de chocolates no centro da cidade. Nos meses frios, essa loja tem boas vendas, mas quando chega o calor, muita gente prefere tomar sorvete a lambuzar os dedos com um bombom. 

O problema é que você não sabe fazer sorvetes — sua especialidade é chocolate. No entanto, os clientes confiam na sua marca. Assim, você contrata uma empresa que produz sorvetes para criar picolés de diferentes sabores de chocolate e vendê-los na sua loja, com a sua marca, em uma embalagem que você também pode terceirizar. 

Como você pode imaginar, esse modelo de negócios é bastante utilizado em diferentes nichos de mercado — inclusive, existem empresas especializadas em fabricar produtos só para outras marcas. É um segmento de mercado que tem até nome: white label, ou seja, “selo branco”, como se qualquer outra marca pudesse utilizar aquele espaço na embalagem. 

https://www.youtube.com/watch?v=Hse_xZ3tYU4&list=PLTPJoMFW9onvM3pw0bdrxMp79WhWjGKZ0&index=4

O que é um cartão private label? 

Um tipo específico de produto private label existe no mercado financeiro: são os chamados cartões private label, modalidade de pagamento oferecida por muitos varejistas a seus clientes.

Apesar de ser um serviço financeiro, o cartão private label funciona da mesma forma que outros produtos white label: ele aproveita uma vantagem competitiva de uma marca para fidelizar os clientes. Existem dois tipos de cartões private label:

  • Exclusivos: voltados apenas para compras nas lojas daquela marca/loja; 
  • Mistos: aceitos em qualquer tipo de estabelecimento. 

De modo geral, os cartões exclusivos têm apenas função de débito ou são cartões pré-pagos, enquanto os cartões mistos costumam ter também a função de cartão de crédito. Nos dois casos, as organizações costumam ter parcerias com empresas do mercado financeiro para administrar essas operações. 

A parceria pode ser feita diretamente com uma bandeira ou então com uma companhia de Banking as a Service — em português, “banco como serviço”. Neste último caso, são empresas que fazem justamente o que seu nome diz: prestam serviço de infraestrutura “como banco” para seus clientes.

Qual a vantagem de se fazer um produto private label? 

Existem inúmeras vantagens para uma empresa criar seus próprios produtos private label. O principal deles é a possibilidade de expandir sua marca e diversificar seu portfólio de produtos sem necessariamente precisar investir em uma estrutura para fabricá-los. 

Além disso, ao vender produtos próprios, normalmente as empresas conseguem ter margens de lucros maiores — mesmo que seja necessário contratar um fabricante para produzir esse item.

Em alguns casos, produtos private label podem ajudar lojas a se diferenciar dos concorrentes no mercado, uma vez que esse meio de produção costuma gerar produtos exclusivos.

Outra vantagem é o foco. Ao contratar uma marca parceira para fabricar um produto, as empresas podem alocar recursos e energia em outros pontos de fortalecimento de marca, como conversar com seu público, sem precisar se preocupar com diferentes temas complexos da indústria, como:

  • Administrar recursos humanos e produtivos;
  • Desenvolver o produto;
  • Comprar processo fabril;
  • Fazer manutenção do maquinário;
  • Cuidar da logística de distribuição.
  • Ter que lidar com passivos trabalhistas.

E quais são as vantagens do private label para os produtores? 

Existem também diversas vantagens no mercado para quem deseja ser um fornecedor para produtos private label. Em muitos casos, as indústrias podem aproveitar sua capacidade já instalada para prestar serviços para terceiros. No entanto, é importante tomar cuidado para não sobrecarregar a linha de produção e acabar tendo prejuízo. 

Quais são os riscos e as desvantagens de se ter um produto private label? 

Também existem algumas desvantagens na hora de se adotar a política de produtos private label. Além dos riscos envolvidos nessa prática que, na maioria das vezes, podem ser contornados tomando alguns cuidados. 

Ao apostar em um novo produto no qual, há sempre o risco de afetar a sua marca. Ao contratar bons fornecedores, você consegue reduzir esse risco, mas sempre podem acontecer acidentes. Outra hipótese que você precisa considerar é o alto custo que alguns parceiros de renome podem cobrar, inviabilizando a operação ou aumentando a chance de prejuízo. 

Um outro ponto de atenção tem a ver com a logística, uma atividade que costuma ter alta chance de imprevisibilidade. Quando essa atividade é terceirizada, como nos produtos private label, esses riscos aumentam. 

Há ainda um último risco ao se contar com um parceiro para um produto private label: contratar uma fabricante que não respeite normas sanitárias, trabalhistas ou legais e acabe gerando danos de imagem à sua empresa. Da mesma forma, é preciso certificar se o parceiro usa boas matérias-primas e faz os processos industriais de maneira segura, sem afetar a saúde dos funcionários ou o meio ambiente. 
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