Pular navegação

O que é BaaS? Entenda o significado de Banking as a Service

O processo permite que diferentes empresas ofereçam serviços financeiros de forma digital aos seus clientes. E, sim, BaaS tem a ver com Open Banking - ou Open Finance.

ilustração de duas casas ligadas por um tubo, moedas em tons de roxo na lateral direita e escadas com moedas com as letras A e B mais abaixo.

O ano é 2021 e termos como Banking as a Service (BaaS, Banco como Serviço, em tradução livre) e Open Banking - ou Open Finance (Banco Aberto ou Finança Aberta, no português) têm se tornado cada vez mais comuns quando o assunto é universo financeiro. Mas afinal, o que eles querem dizer?

De um lado, as pessoas querem mais facilidade na hora de pagar as contas e lidar com seu dinheiro. Do outro, as empresas buscam oferecer melhores soluções para se tornarem cada vez mais completas.

O que é Open Banking e como funciona?

Abaixo, entenda o que é BaaS, o conjunto de soluções tecnológicas que permite que qualquer empresa disponibilize produtos financeiros sem precisar de um banco ou mesmo ser uma instituição financeira para isso. Saiba também o que esse serviço tem a ver com Open Banking.

O que é BaaS?

Banking as a Service, ou BaaS, é uma tecnologia cujo objetivo é permitir que qualquer empresa - independentemente do seu ramo de atuação - comece a oferecer produtos financeiros sem a necessidade de ser um banco ou instituição financeira. 

Ou seja, essa tecnologia possibilita que outros negócios ofereçam o que antes era ofertado apenas por bancos digitais – como cartão de débito e de crédito, conta digital, transferências e pagamentos, por exemplo.

O termo BaaS começou a se popularizar principalmente por conta do surgimento das fintechs, empresas que desenvolvem produtos financeiros totalmente digitais, nas quais o uso da tecnologia é o principal diferencial em relação às organizações tradicionais do setor.

Como funciona o Banking as a Service?

O BaaS funciona ligando empresas que querem oferecer serviços financeiros justamente àquelas que já o fazem. Na prática, a sigla quer dizer que alguém está oferecendo "operações de banco" como um serviço de suas plataformas.

E como isso é possível? Por meio de APIs, (Interface de Programação de Aplicações, em português), que permite que diferentes plataformas conversem entre si. 

No Banking as a Service, essas APIs fazem a comunicação entre o desenvolvedor (uma fintech, por exemplo) e a empresa que irá oferecer os serviços financeiros aos seus clientes.

Na prática:

Com o Banking as a Service é possível desenvolver produtos financeiros para uma empresa que não necessariamente precisa ser qualificada e regulada para ser um banco. Cartões de lojas de departamento e supermercados são um bom exemplo disso.

Isso quer dizer que os clientes dessa empresa poderão ter um cartão daquele negócio, ou realizar transações no ambiente digital pelo aplicativo da empresa, sem ter o banco como intermediário. 

Quais as vantagens do Banking as a Service para empresas?

1. Atrair clientes

Ao permitir que seus clientes utilizem serviços financeiros de um jeito simples, a empresa atrai ainda mais usuários. Conhecendo esse consumidor, é possível, ainda, oferecer soluções que estejam de acordo com seu perfil. 

2. Facilitar pagamentos

Com o Banking as a Service, não é necessário depender de outras organizações para realizar operações financeiras. Dessa forma, oferecendo opções de pagamento de boletos, cartões, transferências e outros serviços, a empresa torna esse tipo de operação mais simples.

Ou seja, o BaaS oferece mais facilidade para o cliente final e também para a própria empresa.

3. Praticidade

BaaS entrega para empresas processos de ponta a ponta, tudo de forma online. Também traz como benefício a simplicidade tecnológica, já que os serviços são através de APIs. Contar com a experiência de empresas que têm o seu negócio focado nesta solução também pode significar mais segurança para o processo.

BaaS e Open Banking ou Open Finance

O Open Banking ou Open Finance é uma das soluções que o BaaS pode oferecer. Com o BaaS, terceiros usam APIs para acessar a funcionalidade de um sistema bancário para fornecer experiências de serviço financeiro por meio de plataformas online.

Open Banking - ou Open Finance,  dita as regras de como organizações podem acessar, consumir e processar com segurança os dados financeiros do consumidor (se ele quiser, é claro).

Em resumo, tanto Open Banking como o BaaS têm APIs abertas que permitem que soluções sejam ofertadas por terceiros. A diferença é que Open Banking é um esforço sendo coordenado pelo Banco Central e torna a informação mais acessível para um maior número de organizações, seguindo o consentimento dado pelo cliente para as instituições.    

Quer saber mais sobre o Open Banking? Leia:

Compartilhamento de dados do Open Banking: o que isso significa?

Como será o Open Banking no Brasil?

Open Banking explicado de um jeito simples

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.