Pedir Conta e
Cartão de Crédito

em menos de 1 minuto
e grátis

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Complete os campos ao lado para pedir sua Conta e Cartão de crédito

Agora complete abaixo para pedir sua conta e cartão de crédito

Precisamos de um CPF válido
Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu e-mail. Precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Início Dinheiro no mundo Open Banking Open Banking ou Open Fin...

Open Banking ou Open Finance? É a mesma coisa? O que você precisa saber

Open Finance é uma espécie de ampliação do Open Banking e deve incluir mais instituições financeiras nesse sistema. Entenda como vai funcionar.



O ano de 2021 é o ano do Open Banking no Brasil. Bem, era – agora é o ano do Open Finance.

No dia 24 de maio de 2021, o Banco Central anunciou que o atual modelo de negócio do Open Banking deve ser substituído pelo Open Finance – que nada mais é do que uma expansão do modelo original. Com o Open Finance, mais instituições farão parte desse sistema, e não só bancos e fintechs. A ideia é que sejam incluídas empresas como corretoras, companhias de câmbio, fundos de previdência, etc.

Lembrando: o Open Banking é um sistema que permite que o cliente pegue todas as suas informações registradas em uma organização e as leve para onde quiser, sem ter que começar do zero com uma nova instituição.

O Open Finance é esse mesmo sistema, mas abrange não só bancos e fintechs, mas também diversas outras empresas financeiras.

Ou seja: caso você autorize, essas instituições também poderão ter acesso aos seus dados no mesmo ambiente dos bancos. Por exemplo: se você quiser, poderá autorizar uma companhia de seguros a ter dados do seu histórico financeiro para conseguir condições melhores.

A 1ª fase do Open Banking – agora Open Finance – teve início em fevereiro. Nela, foram abertos os dados das instituições participantes, seus canais de atendimento e os produtos e serviços que oferecem – como contas de depósito à vista, poupança, pagamento e operações de crédito. Essa 1ª fase não envolve o compartilhamento de dados de clientes. (veja mais detalhes das fases no Brasil.)

Pra quê mudar de Open Banking para Open Finance?

O objetivo do Open Finance continua sendo permitir um sistema bancário mais aberto, em que o cliente consiga pegar todas as suas informações e levá-las para onde quiser, sem ter que começar do zero com uma nova instituição.

A diferença é que antes essa conversa só seria possível entre bancos e instituições financeiras. Uma pessoa poderia levar o histórico construído ao longo do tempo (as contas pagas em dia, os salários depositados, as prestações, empréstimos, perfil de gastos etc) de um banco para outro. 

Com o Open Finance, essa pessoa poderá levar esse mesmo histórico para uma corretora de seguros, um fundo de previdência e uma série de outras instituições para conseguir condições melhores.

Em outras palavras: o Open Finance é uma evolução do Open Banking. Com ele, você vai poder levar seus dados também para outras instituições como:

  • plataformas de investimento
  • corretoras de seguros
  • fundos de pensão
  • Fundos de previdência 

O Open Finance deve promover mais diversidade, abrangendo todos os setores financeiros do Brasil.

A 4ª fase do sistema deve ser implementada até dezembro deste ano.

Saiba mais sobre o Open Banking clicando aqui.

Compartilhamento de dados do Open Banking: o que isso significa?

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

4.36

Esse artigo foi útil? Avalie

Obrigado pela avaliação

Você já votou neste post