OPEN

BANKING

EXPLI

CADO

Ele pode revolucionar o sistema bancário, mas tem muito tecniquês envolvido – entenda o open banking de um jeito simples.

12 de fevereiro de 2021

Imagine todo o histórico de crédito que você construiu ao longo de anos com um banco – as contas pagas em dia, os salários depositados, as prestações, empréstimos, perfil de gastos…

O                             é um sistema que permite que você pegue todas essas informações e leve para o banco ou instituição financeira que quiser.

open banking

E por que

eu iria querer isso?

Porque levar suas informações para qualquer instituição financeira permite que você tenha acesso a produtos (e taxas) mais vantajosos.

Por

exemplo:

Você tem conta no banco X e quer um empréstimo. Mas os juros não estão muito bons.Com o open banking, você pode pegar todo o seu histórico e levar ao banco Y. Com essas informações, o banco Y pode te dar uma taxa melhor.

Ao colocar nas mãos das pessoas a possibilidade de levar seus dados para onde quiserem, o open banking aumenta a competição entre os bancos e instituições financeiras – o que traz benefícios para os clientes.

Ou seja:

Por que

já não é assim?

Um dos principais motivos é: não existe hoje uma camada de tecnologia padronizada que permita aos clientes carregar seus dados de um banco a outro.O open banking propõe que todo o mercado financeiro tenha essa camada. As instituições continuariam com todos os mecanismos fortes de segurança, mas agora os clientes podem escolher dividir ou levar seus dados.

Em outras

palavras…

O open banking cria uma forma de instituições financeiras conversarem entre si para que os clientes tenham mais controle sobre suas informações.

Um dos passos mais importantes é garantir a criação de um sistema seguro. No Brasil, isso está sendo desenvolvido agora.

OPEN

BANKING

NO

BRASIL