Complete abaixo para pedir sua NuConta e seu cartão de crédito

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Início Seu Dinheiro Dicionário Financeiro O que é PLR? Saiba como...

O que é PLR? Saiba como funciona e quem pode receber

A Participação nos Lucros e Resultados é uma espécie de bônus que algumas empresas oferecem para os seus funcionários. Entenda as regras que envolvem esse benefício.

Talvez você já tenha ouvido a sigla PLR por aí. E talvez você até saiba que ela significa Participação nos Lucros e Resultados de uma empresa. Mas, você sabe o que isso quer dizer?

Antes de mais nada, é preciso deixar claro que ela não pode ser confundida com salário. Dito isso, entenda melhor como funciona esse tipo de benefício nas empresas. 

Afinal, o que é PLR?

A Participação nos Lucros e Resultados é um modelo de remuneração baseado na divisão dos lucros com os colaboradores da empresa. Geralmente, a empresa estipula metas e os funcionários que as alcançam têm direito de receber uma quantia extra como recompensa.

A PLR é regida pela lei 10.101/00, que regula a participação dos trabalhadores nos lucros e resultados de uma organização. Tal participação incentiva a produtividade e o engajamento dos empregados.

É um modelo muito utilizado em grandes corporações. 

Vale dizer que existem dois caminhos diferentes nesse tipo de remuneração nas empresas:

Quem ganha PLR?

  1. Baseado no resultado geral da empresa: nesse caso, se estabelece uma meta de lucro que deve ser atingida. Se o resultado for alcançado, os colaboradores recebem uma porcentagem disso.
  2. De acordo com o esforço individual do funcionário: já nessa situação, as metas são individuais. Quem atinge objetivo estabelecido, recebe a PLR. 

Qual o valor da PLR?

A resposta é: depende de cada empresa. Entram na conta índices de produtividade, qualidade, lucratividade da empresa, programas de metas e resultados.

Quando o assunto é o pagamento desse benefício, não existe uma data prevista em lei para que o mesmo seja efetuado. Isso vai do acordo com a empresa.

Aliás, é importante lembrar que não há recolhimento de encargos trabalhistas e sociais sobre ela.

O bônus pode ser pago em duas parcelas ou mais.

Para ficar atento

  • Têm direito a receber PLR funcionários registrados em carteira, os contratados para um serviço temporário ou mesmo quem estiver em experiência;
  • As empresas não são obrigadas a pagar a PLR;
  • Em caso de demissão, o colaborador poderá receber a PLR de forma proporcional, de acordo com os meses trabalhados;
  • Se as metas não forem atingidas, ou seja, se os objetivos antes combinados não forem alcançados, o pagamento pode, sim, ser cortado (mas, claro, isso deve estar no acordo apresentado pela organização);
  • Funcionários afastados por acidente, por doença ou em licença maternidade não terão direito a receber a PLR, pois entende-se que eles não contribuíram com os lucros da empresa. De qualquer maneira, nesse caso, é importante consultar a convenção coletiva da categoria;
  • Servidores públicos não têm direito a PLR. Apenas trabalhadores do setor privado.

Quer saber mais?

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

Digite seu nome

Quero receber a newsletter