Pular navegação

O que é conta PJ e por que ela pode ser importante para seu negócio?

Apesar de não ser obrigatório, ter uma conta jurídica ajuda a separar as finanças da empresa das finanças pessoais. Entenda.

O que é Conta PJ: ilustração mostra pessoas cruzando uma faixa de pedestres roxa

Começar um negócio passa por diversas etapas: definir o que será feito, decidir nome e identidade, montar um plano, abrir CNPJ, divulgar o trabalho… São tantos detalhes e dúvidas que a abertura de uma conta jurídica pode acabar ficando para depois  – mas é importante refletir sobre isso. 

Afinal, o que é conta PJ? Qual a diferença para uma conta pessoal? Como escolher uma?

Entenda, abaixo, tudo o que você precisa saber sobre este assunto e por que pode ser importante ter uma conta para o seu negócio.

O que é uma conta PJ?

Basicamente, uma conta PJ é uma conta bancária feita para empresas – justamente por isso, pode ter algumas funcionalidades diferentes de uma conta pessoal, como emissão de boleto de cobrança.

Para abrir uma conta jurídica, é necessário estar inscrito no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica – o famoso CNPJ. Ou seja, ser uma empresa formalizada.

Ainda, uma conta PJ pode ser tradicional ou digital – quando tudo é feito pela internet, sem a necessidade de ir a uma agência física.

Qual a diferença entre uma conta jurídica e uma pessoal?

Depende de cada conta. Mas, de forma geral, uma conta pessoal é aberta no CPF de uma pessoa e suas movimentações estão atreladas à pessoa física.

Já a conta PJ é aberta no CNPJ da empresa e se refere aos movimentos financeiros da pessoa jurídica.

Além disso, uma conta PJ pode ter funcionalidades desenvolvidas para necessidades específicas de empresas –como emissão de extrato OFX (para contabilidade) e de boleto de cobrança.

É obrigatório ter uma conta PJ?

Não existe uma lei que obriga as empresas a terem uma conta jurídica. Essa é uma decisão que cabe às pessoas por trás dos negócios.

Ter uma conta PJ, entretanto, pode ser uma boa opção para quem quer profissionalizar a gestão da empresa e dar mais um passo em direção ao crescimento. 

Além disso, algumas empresas exigem uma conta jurídica para pagar fornecedores. Por isso, ter uma conta PJ pode ser um requisito para atender mais clientes – incluindo grandes negócios.

Por que ter uma conta jurídica pode ser importante para o seu negócio?

A regra de ouro da administração de um negócio é separar as finanças da empresa das finanças pessoais. Na correria do dia a dia, fazer isso não é uma tarefa simples, mas pode ficar mais fácil quando as contas já estão separadas.

Veja aqui como separar as contas pessoais da empresa

Além do fato de que algumas empresas só pagam fornecedores com conta PJ, outro benefício de ter uma conta jurídica é facilitar a contabilidade. Com todas as entradas e saídas reunidas no mesmo lugar – incluindo tributos e outras despesas –, fica mais simples organizar as finanças.

Como escolher uma conta PJ?

O primeiro passo para escolher uma conta PJ é entender as necessidades do seu negócio. Receber pagamentos? Fazer transferências? Pagar contas e tributos? Faça uma lista desses requisitos.

Em seguida, procure as opções disponíveis no mercado e veja qual se adequa melhor às necessidades da sua empresa.

Hoje em dia, não é mais preciso pagar tarifas absurdas para ter uma conta jurídica. A conta PJ do Nubank, por exemplo, é uma conta digital sem tarifas de manutenção, com transferências ilimitadas e gratuitas para qualquer banco, extrato OFX direto no app, área de cobrança, recebimento por plataformas de pagamento (maquininhas, links de pagamento, aplicativos e sites de vendas) e outras vantagens. Saiba mais sobre a conta PJ do Nubank aqui.

Este texto faz parte da missão do Nubank de lutar contra a complexidade do sistema financeiro para empoderar as pessoas – físicas e jurídicas. Com a conta PJ, queremos ajudar donos de pequenos negócios, empreendedores e autônomos a focarem no que realmente importa. Saiba mais sobre ela aqui.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.