Pular navegação

Como criar uma identidade visual para a sua empresa?

Do conceito à experiência, a influenciadora Nina Talks fala sobre como criar uma identidade visual que faça sentido para o seu negócio e converse com o seu público. Confira.

Um dos pontos fundamentais para uma marca é que ela seja visualmente cativante. Muitas vezes, ao se deparar com um logo, as pessoas imediatamente se lembram da empresa e se conectam com o que ela oferece. Por isso, a identidade visual do negócio faz toda a diferença: ela é a cara do negócio no mundo.

Para quem empreende, é importante criar uma identidade visual coerente com o produto ou serviço oferecido, atraente e que contribua para a confiança do consumidor, destacando a credibilidade do seu negócio. 

Abaixo, confira como repensar a aparência, personalidade e percepção da sua marca, com dicas da influenciadora Nina Talks, que é UX designer (a área do design que se concentra na experiência do usuário ao interagir com um produto ou serviço). 

O que é uma identidade visual?

Identidade visual é o conjunto de todos os elementos visuais que servem para representar e diferenciar uma marca, como logotipo, cores e fontes (caracteres, letras e números). Construir uma identidade visual impactante envolve pensar cuidadosamente em cada um desses elementos, para que eles reflitam a personalidade da sua empresa e gerem reconhecimento.

Isso significa que os consumidores serão capazes de identificar e associar uma marca específica a partir de certos elementos. No caso do Nubank, por exemplo, a cor roxa faz a marca se destacar entre as concorrentes por ser única, e passa uma ideia de modernidade e inovação, e o logo passou por uma evolução no decorrer dos anos para representar melhor o momento da empresa (leia mais abaixo).

"A identidade visual exige consistência, afinal, ela é fundamental em todos os pontos de contato da sua marca. Desde o design do site e embalagens até as campanhas de marketing e redes sociais, garantindo uma experiência que faça sentido para o público", comenta a influenciadora. 

Missão, visão e valores: como definir na sua empresa?

Qual a diferença entre identidade de marca e identidade visual?

A identidade de marca e a identidade visual são conceitos relacionados, mas têm focos diferentes e abordam aspectos distintos da representação do negócio.

A identidade de marca abrange a percepção que as pessoas têm de uma marca como um todo, incluindo sua personalidade, valores e experiência geral. Isso é possível de observar em empresas que se portam como marcas jovens, por exemplo, outras que tem um perfil mais exclusivo ou de alto luxo, algumas conectadas ao universo feminino, etc.

Já a identidade visual refere-se especificamente aos elementos visuais, como logotipo, cores e tipografia. Enquanto a identidade de marca é mais abrangente e inclui aspectos emocionais, a identidade visual foca na representação visual da marca. Ambas são fundamentais para construir uma presença eficaz no mercado. Você deve se lembrar com facilidade de diversas marcas de fast food ou refrigerantes, que estão gravadas na mente de qualquer pessoa.

O que é economia comportamental e como ela explica suas decisões

Quais os principais elementos de uma identidade visual?

1. Logo

É o ativo mais visível da sua marca. Ele deve aparecer no site, na vitrine, nas redes sociais, em cartões de visita, embalagens de produtos. Ou seja, basicamente em todos os lugares em que os clientes podem ter contato com o produto ou serviço oferecido.

"Nesta etapa, é muito importante procurar referências, inspirações, fazer análise de concorrentes e se perguntar qual o grande diferencial da sua marca, aquilo que te torna especial, único e diferente. Esse é um ótimo ponto de partida para você começar a rabiscar representações gráficas da sua marca", orienta Nina.

Para te ajudar nesse processo, existem diversos sites (alguns gratuitos e outros pagos) para criar versões de logo, que permitem analisar e entender qual deles traduz melhor a sua marca. "Experimente bastante e colha sugestões de clientes atuais ou potenciais clientes para entender o que combina mais", diz ela.

2. Cores

Cada cor transmite emoções e mensagens distintas, moldando a percepção que as pessoas têm de uma marca. Para isso, vale pensar na psicologia das cores. O amarelo, por exemplo, costuma remeter a alegria e otimismo, e o azul a calma, confiança e serenidade.

Essa área do conhecimento envolve o estudo das emoções e associações psicológicas ligadas a diferentes cores. No Nubank, a escolha estratégica do roxo como cor principal não é apenas estética, mas busca recordar sentimentos de inovação, criatividade e confiança. 

3. Fonte

A seleção das tipografias usadas em caracteres, letras e números também influencia a maneira como a sua marca se expressa. Não se trata apenas do que você diz, mas da maneira como diz. As fontes podem transmitir um tom mais divertido ou mais formal, e a escolha depende da personalidade e valores da sua marca e o tipo de cliente que deseja atrair.

Uma dica é explorar as fontes disponíveis no Google Fonts, que são gratuitas tanto para uso pessoal quanto comercial.

Os 5 atributos de uma identidade visual impactante

Pense na identidade visual como a playlist perfeita da sua marca. O logotipo é a música principal, as cores e a tipografia são como as batidas e ritmos escolhidos, que atuam em harmonia.

Juntos, esses elementos formam uma história visual única, que faz com que as pessoas se conectem à marca como se conectam a uma música. Quanto maior a harmonia entre os elementos, mais gostoso é de ouvir. 

A seguir, confira os cinco atributos que uma identidade visual impactante deve ter:

1. Simplicidade

Designs simples e claros que são fáceis de entender, lembrar e aplicar em diferentes ambientes. Existem inúmeros exemplos de marcas que simplificaram seus logos nos últimos anos;

2. Memorabilidade

Designs que permanecem na mente do público são facilmente lembrados e diferenciam a marca da concorrência;

3. Relevância

Elementos visuais que são relevantes para a mensagem e valores da marca, atribuindo valores a ela que não são tão óbvios de cara mas que são percebidos pelo cérebro;

4. Consistência

Coerência visual em todos os pontos de contato, criando uma imagem unificada;

5. Versatilidade

Elementos que se adaptam a diferentes contextos, tamanhos,  plataformas e meios, sejam eles impressos ou digitais.

"Esses pontos estão relacionados ao conhecimento de quem é o seu cliente. Com um conhecimento profundo do seu público alvo, você pode criar uma linguagem visual apropriada que se comunique de forma eficaz com o público desejado", ressalta a UX designer.

Como saber se a identidade visual da minha empresa é adequada?

A decisão de alterar a identidade visual de uma marca deve ser baseada na necessidade de alinhamento com os valores, estratégia e público alvo da empresa. Pode ser para acompanhar as mudanças do mercado ou para reforçar o posicionamento de marca, por exemplo. 

Vale ter em mente duas considerações:

  • Avaliação estratégica do cenário atual: A sua identidade visual está alinhada com a missão e visão da marca? Ela conversa com o público que você deseja atrair? O que está funcionando e o que não está funcionando, atualmente, relacionado a identidade visual?
  • Pesquisa de mercado e tendências: Como está o mercado atual e para onde ele está caminhando? Como os atuais ou potenciais clientes percebem a marca e o que esperam dela?

Em ambos os casos, é recomendado conversar e pedir sugestões do seu público. Ter um objetivo claro te ajuda a fazer as perguntas certas e decidir quais ajustes são necessários para que a sua marca seja mais impactante visualmente.

Criar uma identidade visual impactante não é apenas uma escolha estética, mas uma estratégia fundamental para o sucesso da sua marca. Ao cuidar dos elementos visuais, você não apenas atrai a atenção, mas constrói conexões emocionais com seus clientes, e desperta confiança e reconhecimento.

"Sua identidade visual é a linguagem visual da sua marca e, quando feita com cuidado, torna-se uma poderosa ferramenta para transmitir a essência do negócio, influenciando a experiência do cliente e impulsionando o crescimento sustentável da empresa", conclui Nina.

Logo do Nubank

No caso do Nubank, a marca evoluiu a sua identidade visual em 2021 através de um novo logo que reflete a sua jornada, seu amadurecimento e o que vem pela frente.

As curvas que formam o “nu” são suaves e menos quadradas, representando o lado humano. A fluidez do negócio pode ser vista no logo do Nubank a partir das duas fitas viradas, que significam um movimento que não para nunca.

O tom roxo é mais escuro e o preenchimento dá às letras um peso maior, deixando a leitura mais acessível e representando um amadurecimento dos produtos. 

Gif do logo do Nubank

Leia mais:

Logo do Nubank: conheça a evolução da marca

O que é capital de giro?

Cobrança indevida: como evitar e o que fazer quando ela acontece?

Provisionamento: como ele ajuda nas finanças da empresa?

Este texto faz parte da missão do Nubank de lutar contra a complexidade do sistema financeiro para empoderar as pessoas – físicas e jurídicas. Com a conta PJ, queremos ajudar donos de pequenos negócios, empreendedores e autônomos a focarem no que realmente importa. Saiba mais.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.