A conta do Nubank foi pensada para livrar os brasileiros da burocracia dos grandes bancos, das filas de agências e de taxas abusivas – por isso, ela é totalmente digital e sem taxas de manutenção.
Além dessas características, o dinheiro aplicado nela ainda rende diariamente a um taxa maior que a da poupança.
Sobre esse rendimento bruto, são cobrados somente dois impostos obrigatórios:
- Imposto de Renda;
- IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).
Esses dois impostos também são cobrados em outras modalidades de investimento.
É importante ressaltar que eles incidem somente nos rendimentos – e não sobre o valor inicial colocado na conta do Nubank.
Por exemplo: se você depositar R$ 100 na conta, não irá pagar impostos sobre esse valor – somente sobre o quanto ele render. Se em determinado período seu rendimento bruto for de R$ 5, os impostos incidirão somente sobre esse valor e não sobre o saldo total da conta.
Nosso aplicativo mostra o quanto você pagará de impostos no total e quanto é correspondente ao IR e ao IOF – abaixo, listamos as principais dúvidas sobre os impostos:
Em que momento o IOF e IR são cobrados na conta do Nubank?
O IOF é cobrado somente quando existe retirada de dinheiro da conta – em transferências, pagamento de fatura e pagamento de boleto, por exemplo.
Já o IR é cobrado logo que seu dinheiro começa a render: o saldo líquido da sua conta que aparece no app Nubank já teve o desconto do Imposto de Renda.
Ou seja: você não precisa ativamente pagar nenhum dos dois impostos cobrados. No nosso aplicativo, a cobrança dos dois é automática e o seu saldo disponível já é líquido.
Qual o valor do IOF cobrado na conta do Nubank?
O IOF cobrado corresponde a uma porcentagem do rendimento, que varia de acordo com o número de dias que o saldo ficou depositado na conta, quando ocorre o saque dos valores depositados.
Essa porcentagem é regressiva, ou seja: quanto maior o número de dias que o valor não for resgatado, menor será a porcentagem do rendimento que incidirá o IOF.
Por exemplo:
- Se o depósito for resgatado depois de 3 dias, o IOF será cobrado sobre 90% dos rendimentos.
- Se o depósito for resgatado depois de 10 dias, será cobrado sobre 66% dos rendimentos.
- Se o depósito for resgatado depois de 30 dias, não incidirá sobre os rendimentos.
A tabela do IOF regressivo pode ser conferida aqui.
Qual o valor do Imposto de Renda cobrado?
A alíquota do Imposto de Renda que incide sobre os rendimentos também varia de acordo com o prazo da aplicação. Ou seja: quanto mais tempo o dinheiro fica, menor a porcentagem de imposto de renda que incide sobre ele.
- Prazo da aplicação de até 180 dias: alíquota de 22,5%
- Prazo da aplicação de 181 a 360 dias: 20%
- Prazo da aplicação de 361 a 720 dias: 17,5%
- Prazo da aplicação acima de 720 dias: 15%
Mesmo com IOF e IR, a conta do Nubank continua valendo a pena?
Mesmo com a cobrança desses impostos, a conta do Nubank continua sendo mais vantajosa do que a poupança – independentemente do número de dias que você levou para resgatar o saldo.
Por que?
O principal motivo é que a conta do Nubank rende diariamente. Como os impostos são cobrados somente sobre o rendimento, e não sobre o valor inicial, ela continua sendo mais vantajosa do que a poupança.
Além disso, os rendimentos podem ser resgatados a qualquer momento. Na poupança, se você sacar os valores depositados em menos de 30 dias, não receberá os rendimentos. Eles só podem ser resgatados depois do aniversário da poupança – isto é, depois de 30 dias.
Também vale lembrar que, depois de trinta dias na conta do Nubank, o IOF não é cobrado sobre os rendimentos – somente o Imposto de Renda incide. Como a rentabilidade é maior que a da poupança, os rendimentos serão maiores no momento do resgate.
E tem mais: a partir do dia 01 de setembro de 2020, a regra para ordem de retirada de depósitos na conta do Nubank – em outras palavras, quando você usa seu dinheiro para pagar contas, fazer transferências, uso no débito, etc – volta a ser aquela que prioriza o melhor rendimento para nossos clientes.
Ou seja: toda vez que você usar o dinheiro depositado na sua conta do Nubank, o depósito “retirado” será aquele que garante os melhores rendimentos líquidos para você.
Confira uma comparação mais profunda entre a conta do Nubank e a poupança.
A NuConta mudou de nome e agora é a conta do Nubank. Ela continua ajudando nosso clientes a simplificar suas vidas financeiras e oferecendo os mesmos benefícios. Explicamos mais sobre essa mudança aqui.
{{#comments}}-
{{comment_author}}
{{comment_date}}
{{comment_content}}
{{/comments}}
{{#children}}-
{{child_comment_author}}
{{child_comment_date}}
{{child_comment_content}}
{{/children}}