Pedir Conta e
Cartão de Crédito

em menos de 1 minuto
e grátis

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Início Seu Dinheiro Imposto de Renda Como declarar Imposto de...

Como declarar Imposto de Renda atrasado?

Quem perdeu o prazo para enviar a declaração pode regularizar sua situação de um jeito simples. Mas não dá para fugir da multa. Veja os detalhes.



Como declarar imposto de renda atrasado

Trabalho, tarefas domésticas, estudos. A rotina de muitas pessoas costuma ser corrida e às vezes é difícil cumprir alguns prazos. No meio da agitação do dia a dia, alguns contribuintes não conseguem entregar a declaração anual do Imposto de Renda no tempo certo.

Se esse é o seu caso, não precisa se preocupar porque ainda é possível declarar o Imposto de Renda depois do fim do prazo. O caminho para isso é bem simples. Você vai precisar usar o mesmo programa utilizado para fazer a declaração antes período de entrega acabar. 

Ganhe controle sobre suas finanças: assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo.

A única diferença é que não vai ser possível fugir da multa, mas acertando as contas com o leão você evita o cancelamento do seu CPF e libera a restituição, caso você tenha valores a receber.

Confira, abaixo, como declarar Imposto de Renda atrasado.

O que acontece se eu não entregar a declaração de Imposto de Renda?

Não dá pra fugir do Fisco sem arcar com as punições. Ou seja, todas as pessoas que se encaixam nos critérios da Receita Federal precisam declarar o IR. 

Se não fizer isso, terá que pagar multa de, no mínimo, R$ 165,74 caso não tenha imposto a pagar. Mas, caso tenha que pagar algum tipo de imposto ao Fisco, o valor da multa começa em 1% ao mês devido (a partir do mês de maio) e pode chegar até 20% do valor do imposto. 

Além da multa, o CPF do contribuinte ficará suspenso. Em outras palavras, todas as vezes que o CPF for consultado, aparecerá como “Pendente de regularização”. Isso o impedirá de ter acesso a vários serviços como:

  • Financiamentos;
  • Cartões de crédito;
  • Tirar o passaporte;
  • Viajar para fora do país;
  • Se matricular em uma instituição de ensino;
  • Tirar a carteira de trabalho; 
  • Entre muitas outras coisas. 

E não é só isso: quem não declara o Imposto de Renda acaba caindo na malha fina e passando por uma investigação detalhada das movimentações financeiras feitas pelo contribuinte. Em último caso, a pessoa também pode ter o CPF cancelado e ser oficialmente acusada de crime de sonegação fiscal (e pegar até cinco anos de prisão).

Como declarar Imposto de Renda atrasado?

O processo é simples. Em primeiro lugar, é preciso acessar o programa da Receita Federal para preencher as informações e entregar a declaração, mesmo que atrasada.

Em outras palavras, você pode preencher e enviar a sua declaração normalmente e o sistema entenderá automaticamente que você está em atraso. Mas, ainda assim, vai precisar pagar a multa.

Assim, após o envio, será gerado um Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF) para o pagamento da multa – que deve ser realizado em até 30 dias após a emissão. 

Leia também: 

Como saber se tenho Imposto de Renda atrasado?

IR 2022: entregou a declaração com erros? Veja como fazer a retificação

Caí na malha fina. E agora?

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

4

Esse artigo foi útil? Avalie

Obrigado pela avaliação

Você já votou neste post