Pular navegação

Extrato bancário: conheça as informações obrigatórias do documento e como ele pode te ajudar a controlar o orçamento

Dep Cheque ATM, Saque Din Cartao AG. O extrato bancário está repleto de nomenclaturas. Conhecendo as principais delas, é possível tornar esse documento um aliado da sua organização financeira.
Imagem padrão

Qualquer pessoa que queira começar a organizar o orçamento vai ouvir a seguinte recomendação: comece mapeando todos os gastos e todas as receitas. Existem diversas ferramentas para fazer isso, como aplicativos e planilhas, mas como acompanhar o que entra e o que sai das suas contas? O extrato bancário pode ser um aliado. 

A seguir, entenda o que é extrato bancário, quais informações ele traz, como conseguir esse documento e de que maneira ele pode ajudar na sua organização financeira.

O que é o extrato bancário?

O extrato bancário é um documento que resume todas as suas movimentações bancárias feitas em uma conta em um determinado período. 

O documento é emitido por instituições financeiras e precisa estar disponível para quando o cliente quiser consultá-lo. Ele era enviado mensalmente por correio pela maior parte dos bancos até alguns anos atrás. Agora, ele é disponibilizado online, via internet banking e aplicativo das instituições. Também é possível obter o extrato bancário pelos caixas eletrônicos. 

Qual a diferença entre o extrato bancário e o histórico da conta? 

Tanto o extrato bancário como o histórico que você acessa pelo aplicativo da sua instituição financeira são registros de todas as suas movimentações financeiras. 

A diferença entre eles é que o extrato bancário é uma consolidação dessas transações num determinado período em um documento. O extrato bancário mostra o saldo inicial da sua conta, o saldo final, o total de saídas e de entradas, o rendimento (se for o caso) e detalha as transações dia a dia. Já o histórico traz as movimentações diárias, sem a consolidação dos saldos.  

Para fins de organização financeira, é recomendado acompanhar o histórico da sua conta diariamente ou semanalmente, dependendo do perfil de cada pessoa. Mas, para aqueles que não têm esse costume ou perdem esse controle no dia a dia, o extrato bancário ajuda a resgatar essas informações.

Por que o extrato bancário é importante? 

O extrato bancário registra todas as movimentações feitas na sua conta. Com ele, você sabe para onde foi o seu dinheiro, o que recebeu e os tipos de transações realizadas. É possível resgatar todo esse histórico mês a mês ao longo dos anos. Dessa forma, você consegue entender a evolução dos seus gastos e receitas, e organizar melhor as suas finanças.  

Além disso, o extrato bancário serve como comprovante de renda e comprovante de cobranças indevidas feitas na sua conta. 

O que significam os nomes que aparecem no extrato bancário? 

O documento pode ser uma sopa de letrinhas. Até o início de 2024, cada instituição seguia um padrão de nomenclatura das transações apresentadas no extrato bancário. Segundo a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), existiam mais de 4 mil nomes diferentes no mercado para definir o que você faz na sua conta. Mas desde julho do mesmo ano, iniciou-se a padronização dos nomes das transações, para facilitar a vida dos clientes.  

Entenda o que significa os principais nomes que podem aparecer no seu documento, de acordo com a Febraban: 

Principais nomenclaturas para depósitos

DEP DINHEIRO CAIXA AG (abreviatura DEP DIN CX AG)

Depósito de dinheiro em espécie no caixa convencional dentro da agência.

DEP CHEQUE CAIXA AG (abreviatura DEP CHQ CX AG)

Depósito de cheque no caixa convencional dentro da agência.

DEP DISPONÍVEL CAIXA AG (abreviatura (DEP DISP CX AG)

Depósito com recursos disponíveis na própria Organização

DEP DINHEIRO ATM (abreviatura DEP DIN ATM)

Depósito de dinheiro em espécie no ATM.

DEP CHEQUE ATM (abreviatura DEP CHQ ATM)

Depósito de cheque no ATM.

DEP DINHEIRO INTER AG (abreviatura DEP DIN INT AG)

Depósito de dinheiro em espécie no caixa convencional dentro de agência diferente daquela da conta creditada.

DEP CHEQUE INTER AG (abreviatura DEP CHQ INT AG)

Depósito em cheque no caixa convencional dentro de agência diferente daquela da conta creditada.

DEP DINHEIRO SAQUE PAGUE (abreviatura DEP DIN SAQPAG)

Depósito de dinheiro em espécie no terminal Saque e Pague.

DEP CHEQUE SAQUE PAGUE (abreviatura DEP CHQ SAQPAG)

Depósito de cheque no terminal Saque e Pague.

DEP DINHEIRO BCO 24H (abreviatura DEP DIN BCO 24H)

Depósito de dinheiro em espécie no terminal Banco 24 horas.

DEP CHEQUE BCO 24H (abreviatura DEP CHQ BCO 24H)

Depósito de cheque no terminal Banco 24 horas.

Principais nomenclaturas para saques

Diferentemente das nomenclaturas de depósitos, os principais nomes para diferentes tipos de saques não têm recomendação de abreviatura feita pela Febraban.

SAQUE DIN CARTAO AG

Saque de dinheiro em espécie no caixa convencional dentro da agência com cartão da conta.

SAQUE DINHEIRO ATM

Saque de dinheiro em espécie no ATM em sua agência.

SAQUE DIN AG CHEQUE

Saque de dinheiro em espécie dentro de sua agência por meio de cheque.

SAQUE DIN AG RECIBO

Saque de dinheiro em espécie dentro de sua agência por meio de recibo de retirada.

SAQUE BANCO 24H

Saque de dinheiro em espécie em ATM do Banco 24hs.

SAQUE ATM REDE SAQUEPAGUE

Saque de dinheiro em espécie em ATM da rede Saque e Pague.

Confira aqui a lista completa dos nomes do extrato bancário padronizados até 2024 pela Federação Brasileira de Bancos.

O extrato bancário serve como comprovante de renda?

Sim, como explicado acima, o extrato bancário serve como comprovante de renda e pode ser exigido em algumas situações, como contratação de financiamentos, principalmente o financiamento imobiliário, no aluguel de imóveis e até em casos em que você tenha que comprovar algum pagamento para órgãos fiscais, como a Receita Federal.  

O extrato bancário também pode servir de comprovante de renda para profissionais liberais e freelancers que não têm renda fixa ou folha de pagamento para apresentar.

Importante reforçar, porém, que é preciso checar com a empresa ou a instituição que está exigindo um comprovante de renda se o extrato bancário é válido. Quando ele é aceito, normalmente são necessários os extratos bancários dos últimos três meses. 

É possível apagar o extrato bancário? 

Não é possível apagar o extrato bancário. Quem registra as movimentações e transações da conta não é o próprio cliente, portanto, não é possível apagar esses registros.

Como tirar o extrato bancário? 

Você pode tirar o extrato bancário no caixa eletrônico do seu banco ou pelo aplicativo e internet banking da sua instituição. Quem tem a Conta do Nubank, por exemplo, pode tirar o extrato bancário de forma simples, direto pelo aplicativo. Basta clicar sobre o saldo da conta e encontrar o ícone "Pedir Extrato". Depois que você selecionar o mês, seu extrato bancário vai chegar por e-mail. 

Com a Conta do Nubank você não precisa apenas do extrato bancário para se organizar. Pelo histórico da Conta, é possível acompanhar cada movimentação e o Nu ainda tem ferramentas que te ajudam a lembrar e pagar as suas contas recorrentes, como o Assistente de pagamentos. Além disso, com o Open Finance, você consegue verificar todas as transações feitas em outras instituições financeiras no app do Nubank, facilitando ainda mais o seu controle. 

Como tirar o extrato bancário de anos anteriores? 

O processo para tirar o extrato bancário de anos anteriores é o mesmo. No Nubank, basta seguir o caminho acima. Em outras instituições, consulte o caminho via aplicativo e internet banking. Se não for possível resgatar o extrato de anos anteriores nesses canais, entre em contato com a sua instituição financeira. 

Como o extrato bancário ajuda a controlar o seu orçamento? 

Como o extrato bancário é um documento que consolida todas as entradas e saídas de dinheiro da sua conta, ele pode ser uma das ferramentas de controle das suas finanças. Conheça alguns casos em que o documento pode ser usado nessa organização: 

Para avaliar custo de vida

Com o extrato bancário dos últimos três a seis meses, você consegue definir o seu custo de vida. Ou seja, o valor médio mensal necessário para bancar as suas contas básicas, como aquelas que são importantes para você. 

A partir desse valor, é hora de avaliar se esse custo de vida é compatível com a sua renda. Se ele está maior, a recomendação é rever os seus gastos. 

Para entender seus gastos 

O extrato bancário também é ferramenta para entender os seus gastos. Resgate os documentos de meses anteriores para entender para qual área o seu dinheiro vai. Você está gastando mais com alimentação, transporte, lazer? 

Cruze o peso dos gastos de cada segmento com aquilo que de fato é importante para você. Por exemplo: você verificou que está gastando muito com a padaria perto da sua casa, mas comer lá não é algo que te dê tanta satisfação, porque você prefere cozinhar. Então, já é possível concluir que esse tipo de gasto pode ser reduzido ou cortado.  

Para verificar cobranças indevidas

Com o extrato bancário, é possível analisar cobranças indevidas feitas na sua conta e pedir o ressarcimento. Ter esse controle é fundamental. 

Para cancelar serviços que você não usa mais 

Existem muitos serviços que fazem cobrança automática direto na conta. É possível que exista algum que você nem usa mais, mas que está pagando todo mês. Cheque o seu extrato dos últimos meses para encontrar esses gastos escondidos, e cancele esses serviços se eles não fizerem mais sentido para sua vida.

Leia também 

Guia do planejamento financeiro: como fazer uma virada nas suas contas?

Custo de vida: o que é e como funciona o cálculo?

Categorizar gastos realmente ajuda a manter o controle do dinheiro?

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.