Pedir Conta e
Cartão de Crédito

em menos de 1 minuto
e grátis

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Início Seu Dinheiro Imposto de Renda IR 2022: entregou a decl...

IR 2022: entregou a declaração com erros? Veja como fazer a retificação

Quem enviou a declaração com erros ou informações incompletas pode fazer uma retificação para evitar cair na malha fina. Confira o passo a passo.



Declarar o Imposto de Renda pode gerar algumas dúvidas, e, para evitar erros, é importante reservar um tempo para preencher suas informações com calma. Mesmo assim, é possível que, depois de enviá-la, você perceba que ficou faltando alguma coisa. Mas não se preocupe: você pode retificar a declaração do IR.

A retificação do Imposto de Renda é um recurso que pode ser usado pelo contribuinte para corrigir os erros da sua declaração depois do envio e processamento dela. 

Ganhe controle sobre suas finanças: assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo.

Funciona assim: se uma pessoa enviou sua declaração para a Receita e só depois disso percebeu algum erro, dá para fazer uma declaração retificadora. A declaração retificadora precisa conter todas as informações anteriormente declaradas com os ajustes já feitos – seja a alteração, exclusão ou adição de alguma informação.

Atenção: o texto abaixo é um guia para ajudar na busca por informações. Em caso de dúvidas, procure um contador ou profissional qualificado para auxiliar na sua declaração.

Como retificar a declaração do Imposto de Renda?

No programa da Receita Federal

Se você quer retificar a sua declaração pelo programa do IR, basta seguir este passo a passo:

  1. Abra o programa do IR 2022, toque na aba de “Declaração” e vá em “Retificar”, que fica no lado esquerdo da tela;
  2. Selecione a declaração que será corrigida – as declarações podem ser identificadas pelo número do recibo, pelo tipo (completa ou simplificada), pelo nome e CPF do contribuinte;
  3. Depois disso, o programa do IR vai gerar automaticamente uma cópia da declaração enviada com erros na aba “Em preenchimento”;
  4. Ao lado do seu nome, vai aparecer “Retificadora”. Ao abrir a declaração retificadora, faça as correções necessárias;
  5. Por fim, quando você terminar de fazer todos os ajustes, clique em “Entregar declaração”, que fica do lado esquerdo na aba “Declaração”.
  6. Pronto! Sua retificação será enviada.

Atenção: antes de enviar, lembre-se de checar se está tudo certo com a sua declaração. Para isso, além de revisar o que você ajustou, vá em “Fichas da declaração” e clique em “Verificar pendências”. 

Alertas vermelhos te impedem de entregar a declaração e precisam ser ajustados; já os alertas amarelos permitem o envio, mas chamam atenção para possíveis correções que precisam ser feitas.

No site da Receita Federal

Também dá para enviar a sua declaração retificadora pelo site da Receita Federal, acessando o e-CAC. É só fazer assim:

  1. Na tela inicial, insira o seu CPF, código de acesso (gerado pelo próprio site) e senha;
  2. No lado esquerdo da tela, acesse “Meu Imposto de Renda”;
  3. Clique em “Extrato de Processamento” e escolha o ano da declaração que você precisa corrigir;
  4. Agora, vá em “Declaração online”;
  5. A tela vai exibir uma cópia da declaração que você quer retificar. Basta selecionar a ficha que precisa ser corrigida e fazer os ajustes necessários;
  6. Clique em “Finalizar Declaração” e pronto! Sua retificação será enviada.

O que você precisa saber sobre a retificação do Imposto de Renda

  • Se você percebeu algum erro na sua declaração mas ainda não chegou a enviá-la para a Receita, basta ajustar as informações normalmente no programa ou no site. A retificação é um recurso disponível para quem já entregou a declaração;
  • Só é possível retificar as declarações que tenham sido feitas nos últimos 5 anos;
  • A retificação anula e substitui totalmente a declaração anterior. Se você enviou a declaração logo no início do prazo e deixou para fazer a retificação de última hora, ela entrará para o final da fila, e você receberá a restituição mais tarde;
  • Não existe um limite de retificações. Ou seja: se mesmo depois de enviar sua retificação você perceber que ainda precisa alterar algo, é possível entregar uma nova declaração retificadora.

Atenção: o texto acima é um guia para ajudar na busca por informações. Em caso de dúvidas, procure um contador ou profissional qualificado para auxiliar na sua declaração.

Leia também:

Imposto de Renda 2022: 7 dicas para não cair na malha fina

Como acompanhar o andamento da sua declaração do IR?

Como consultar se você caiu na malha fina do Imposto de Renda?



Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

4

Esse artigo foi útil? Avalie

Obrigado pela avaliação

Você já votou neste post