Pular navegação

Cartão internacional: como funciona e qual tem mais a ver com você?

Um cartão internacional é um aliado de viajantes e de quem faz compras online em diferentes moedas, permitindo manter o controle do dinheiro em poucos cliques.
Imagem padrão

Além de quem viaja para o exterior ou gerencia saldos em dólar e outras moedas, ter um cartão internacional facilita assinaturas em moeda estrangeira, como nas plataformas, streamings que não oferecem pagamento em real e também na hora de realizar compras online em sites estrangeiros. 

A seguir, confira quais tipos de cartão internacional existem e entenda qual combina mais com o seu perfil

Cartão de crédito internacional

O cartão de crédito internacional funciona no modelo pós‑pago, ou seja, você efetua compras e recebe uma fatura para pagar depois. Geralmente, há possibilidade de parcelamento e programas de recompensas (às vezes por uma taxa a mais). Em 2025, o IOF aplicado sobre compras internacionais feitas com cartão de crédito é de 3,5% e, em muitos casos, também é cobrado o spread cambial, que pode variar de valor, dependendo da emissora do cartão. 

Além disso, se o pagamento da fatura não for feito integralmente, você terá que pagar juros do crédito rotativo, com encargos que incidem sobre o valor parcelado ou o mínimo pago. 

O que é spread cambial?

Basicamente, o spread cambial é a diferença entre o valor que a instituição financeira ou casa de câmbio pagou para comprar a moeda e o valor que essa mesma instituição recebeu ao vender essa moeda.  

Normalmente, o spread cambial é cobrado sempre que o real é convertido em alguma moeda estrangeira. Essa tarifa vale para o recebimento ou envio da moeda e também para compras internacionais.

Cartão de débito internacional  

O cartão de débito internacional é vinculado a uma conta global com saldos em moeda estrangeira. Ao utilizá-lo no exterior, o débito é feito diretamente do saldo disponível. Vale dizer que o IOF sobre a conversão de real para moeda estrangeira é de 3,5%, e o spread costuma não ser tão alto. 

No Nubank, clientes de alta renda têm acesso à Conta Global Ultravioleta, sem tarifas de manutenção, com câmbio instantâneo para dólar, euro e mais de 40 moedas, sem a necessidade de baixar outro aplicativo ou abrir uma conta diferente. Tudo fica centralizado no aplicativo do Nu. 

Nela, o saldo em moeda estrangeira fica separado dos valores em reais. Dessa forma, é possível ter mais controle dos seus recursos e aproveitar quedas na cotação para se planejar melhor. Além disso, o spread da Conta Global é zero.

Cartão pré‑pago internacional

Na modalidade de cartão pré-pago internacional, o usuário carrega antecipadamente uma quantia em moeda estrangeira no cartão, que pode ser usada até o limite do saldo, sem vínculo com alguma conta bancária. Essa funcionalidade permite um orçamento fixo para gastos no exterior. O IOF cobrado sobre recargas de cartões pré‑pagos também é de 3,5%. Ainda assim, em geral, o spread sobre a conversão tende a ser mais alto.

Cartão múltiplo internacional (débito e crédito)

Esse modelo combina as funções de débito e crédito em um único cartão, permitindo que o usuário escolha a forma de pagamento em cada transação. Essa flexibilidade pode ser boa para quem viaja e gosta de ter opções, mas exige atenção na hora de alternar corretamente entre as funções e evitar cobranças desnecessárias. 

O cartão Nubank é internacional? 

Sim, independentemente do tipo de cartão Nubank, todos são da bandeira Mastercard e internacional, aceito em compras online em sites estrangeiros e milhares de estabelecimentos no mundo. Conheça cada um dos cartões Nubank e escolha qual tem mais a ver com você: 

  • Cartão Nubank: Sem tarifas escondidas, sem anuidade ou taxas de manutenção;
  • Cartão Nubank Ultravioleta: Mastercard Black, com cashback em compras no crédito e benefícios de viagem;
  • Cartão Global Ultravioleta: Conta  e cartão de débito global com câmbio instantâneo em mais de 40 moedas e spread zero;
  • Cartão Nu Empresas: Mais opções de crédito e fácil gestão de gastos para você aproveitar as oportunidades para a sua empresa. 

Todos os clientes que possuem algum cartão de crédito do Nu podem utilizá-lo para pagamentos no exterior, ativando o aviso viagem diretamente pelo aplicativo. No caso de compras online feitas em sites estrangeiros, você não precisa ativar nada: é só usar o seu cartão normalmente.

Além disso, clientes Nubank conseguem aumentar o limite do cartão de crédito usando o Nu Limite Garantido, entenda como funciona:

https://www.youtube.com/watch?v=iDc3_eDCc80&t=1s

Como fazer compras internacionais com o cartão de crédito Nubank?

Fazer compras internacionais com o seu cartão Nubank é como efetuar uma compra no Brasil, simples e sem complicações. E tudo o que você comprar fica descrito na fatura em aberto na área de “Cartão de Crédito” do aplicativo.  

Porém, seja em site estrangeiro ou durante uma viagem ao exterior, tenha em mente que será preciso pagar o IOF sobre os gastos realizados com cartão de crédito em moeda estrangeira.

O que é o IOF?

IOF é a sigla para Imposto sobre Operações Financeiras, um imposto cobrado pelo governo em diversos tipos de operação – como câmbio, seguro e operações de títulos e valores mobiliários. Ao fazer uma compra em moeda estrangeira, você está efetuando uma operação de câmbio e tem que pagar o IOF sobre o valor da compra convertida em reais.

IOF para compras internacionais 

O IOF varia conforme o tipo de operação. Para gastos no cartão de crédito em moeda estrangeira, seu valor é de 3,5%. Na fatura do Nubank, é indicado quando o IOF incide sobre as suas compras.

Vale lembrar que o valor da compra em reais depende da cotação das moedas estrangeiras – quanto o dólar vale em relação ao real. Para tornar esse processo mais transparente, o Nubank trava a cotação do câmbio no dia em que foi gasto. Assim, você pode checar no aplicativo uma projeção do valor final da compra em real.

Leia mais sobre compras internacionais:

Compras internacionais: o que pode trazer sem ser taxado?

Spread cambial: impacto nas compras e contas internacionais

Compras internacionais: é melhor pagar no crédito, dinheiro ou pré-pago?

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.