8 dúvidas sobre portabilidade de salário

Sabia que dá para escolher a conta em que você quer receber seu pagamento todo mês?E nem é preciso falar com o RH da empresa. Entenda melhor como funciona esse recurso.

18 de novembro de 2020

1

O que é portabilidade de salário?

A portabilidade de salário permite que funcionários de qualquer empresa escolham o banco em que querem receber seu pagamento mensalmente. Assim, a remuneração é transferida da instituição onde você possui a conta-salário para a conta que você preferir.

É preciso ter uma conta-salário?

2

Sim. Quem recebe em conta-corrente não tem essa possibilidade. Vale dizer que a conta-salário continua existindo, mas os depósitos feitos nela são transferidos automaticamente para a conta para a qual você fez a portabilidade.

Tem que pagar por isso?

3

Não. A portabilidade é feita sem nenhum custo – os bancos não podem cobrar por ela.A portabilidade pode ser feita para uma conta-corrente ou conta de pagamentos, como a conta do Nubank.

É necessário falar com o RH da empresa?

4

Não. O pedido pode ser feito diretamente na instituição em que você quer receber seu salário. É possível fazer isso por qualquer meio eletrônico, como e-mail, aplicativo ou internet banking. 

O empregador pode negar a portabilidade?

5

Não. Uma vez que você solicita a portabilidade de salário para outra instituição financeira, a empresa para a qual você trabalha não pode interferir nesse processo.

Dá para desfazer a portabilidade?

6

Sim. Dá para cancelar a portabilidade antes que ela seja aprovada. Se você quiser desistir, é só entrar com o pedido em outra instituição.

Se tiver portabilidade em um banco, consigo mudar para outro?

7

Sim. Primeiro é preciso informar a instituição na qual você tem portabilidade o desejo de cancelar a operação. Feito isso, basta cadastrar seu dados na nova instituição que você escolher receber seu salário.

Onde encontro as informações para fazer a portabilidade?

As informações referentes à empresa em que você trabalha e a instituição em que você recebe seu salário podem ser encontradas em seu holerite ou folha de pagamento. Será necessário informar, também, o CNPJ da companhia e o banco no qual você tem a conta-salário. 

8