Pix em período de horário limitado: entenda

Lançamento do Pix acontece somente em 16 de novembro; até lá, ele funcionará em horários específicos e para certos usuários.

3 de novembro  de 2020

Período de horário limitado ou operação restrita

Entre os dias 3 e 15 de novembro, acontece a fase restrita ou período de horário limitado do Pix. Nela, alguns usuários do Pix nas instituições poderão fazer transferências, em horários específicos – mas todos poderão receber. Mas o que isso significa? 

Por que?

Segundo o Banco Central, o objetivo desse período é “colocar os sistemas em produção e iniciar o funcionamento com segurança de todos os sistemas envolvidos no Pix”.

A ideia desta fase é que as instituições disponibilizem todas as funcionalidades do Pix aos poucos, com um número limitado de usuários, para garantir a operação de todas elas no dia 16 – quando o Pix é lançado oficialmente.

Número limitado de usuários

Nesta fase, nem todos os usuários poderão fazer ou enviar um Pix, já que as instituições vão liberar essa funcionalidade apenas para parte da base. Mas todos podem receber um Pix de alguém.

Horário de operação reduzido

Além disso, o horário de funcionamento do Pix também será reduzido – ou seja: ele ainda não estará disponível 24 horas por dia, 7 dias da semana.

Quando poderei usar o Pix?

O lançamento integral do Pix acontece às 9h do dia 16 de novembroA partir dessa data, todos os usuários poderão fazer e receber Pix de forma instantânea e em qualquer horário, em qualquer dia da semana.Vale lembrar: não é obrigatório registrar as chaves do Pix para poder enviar ou receber por este meio de pagamentos.

Tudo sobre o Pix

Ainda tem dúvida de como funciona o Pix, suas funcionalidades e características? Veja abaixo: