O que garante a segurança do Pix?

Veja quais são as camadas de segurança que garantem a proteção dos seus dados. 

26 de outubro de 2020

O Pix é mesmo seguro?

Sim. Muitos mecanismos e medidas de segurança do Banco Central foram implementados no sistema do Pix. Motores antifraude, marcadores de fraude, autenticação e dados totalmente criptografados são alguns deles. A segurança é uma das principais características do Pix, desde que ele começou a ser desenvolvido.

Motores antifraude

As instituições que oferecem o Pix operam os tais "motores antifraude".  Eles identificam, se ocorrerem, transações atípicas e que não condizem com o perfil do usuário e bloqueiam as transações suspeitas.  Se feitas durante o dia, o bloqueio é de até 30 minutos e, no caso das transações feitas à noite, até 60 minutos; as transações que não se mostrarem seguras são rejeitadas.

Marcadores de fraude

O DICT, sistema do Pix que permite que as transações sejam feitas de forma tão rápida e usando apenas uma chave do Pix, conta com mecanismos de proteção chamados de marcadores de fraude. Esses marcadores identificam transações e o fraudador e as marcam como “fraude” – seja na suspeita ou na fraude já consumada. A partir disso, toda a rede de instituições que oferece o Pix é alertada. 

Autenticação das transações

Todas as transações do Pix devem obrigatoriamente ser autenticadas pelo pagador - aquele que faz o pagamento ou transação.  Seja por senha, token, reconhecimento biométrico ou outros meios que a instituição desejar adotar, isso deverá ser feito.  Só o pagador pode autorizar e realizar transações – assim como já acontece com TEDs.

Dados criptografados e limites

Todos os dados de transações do Pix transitam criptografados na Rede do Sistema Financeiro Nacional, que é operada pelo Banco Central e garante a sua segurança. Além disso, as instituições que oferecem o Pix podem estabelecer limites máximos de valores para as transações de forma preventiva - para previnir fraudes, por exemplo.

Saiba mais sobre a segurança no Pix

As chaves do Pix são seguras? Elas funcionam como senha? E se roubarem minhas chaves? Como ficam minhas informações pessoais?