Pedir Conta e
Cartão de Crédito

em menos de 1 minuto
e grátis

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Complete os campos ao lado para pedir sua Conta e Cartão de crédito

Agora complete abaixo para pedir sua conta e cartão de crédito

Precisamos de um CPF válido
Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu e-mail. Precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Início Investimentos Tipos de ações: quais ex...

Tipos de ações: quais existem?

Nem todas as ações são iguais. Entenda os principais tipos de ações na Bolsa de Valores e quais as diferenças entre eles.



Entre os muitos tipos de ativos financeiros que existem na Bolsa de Valores, as ações são talvez as mais famosas. Mas se engana quem acha que só existe um grande grupo desse tipo de investimento – na verdade, há vários tipos de ações diferentes.

Investir em ações significa comprar um pequeno pedaço de uma ou mais empresas de capital aberto na Bolsa de Valores. Quem faz isso está essencialmente se tornando sócio daquela empresa.

Ações podem trazer bons retornos, mas também carregam muitos riscos. Afinal, a Bolsa de Valores é extremamente volátil, ou seja, está sempre subindo e descendo – a ação adquirida por um preço pode se valorizar, mas pode também cair.

Por isso, antes de começar, é preciso conhecer bem seu perfil de investidor. As corretoras de valores aplicam um teste para identificar esse perfil, e sempre indicam se um investimento é adequado ou não para seu perfil.

Se você está começando a navegar nesse universo e gostaria de entender mais sobre ele, saiba mais sobre as características dos tipos de ações e como elas funcionam.

Quais são os tipos de ações?

Uma das formas de classificar tipos de ações é como ações ordinárias (ON), ações preferenciais (PN) e units. 

Ações ordinárias (ON)

Ações ordinárias permitem ao investidor (dono da ação) participar de algumas decisões relacionadas à operação da empresa. Além da participação nos lucros, por meio dos dividendos, pessoas que detêm essas ações também têm direito a voto em assembleias de acionistas.

É claro que pequenos investidores não possuem a mesma importância que os grandes acionistas na hora da tomada de decisões.

As ações são identificadas na Bolsa de Valores por códigos com letras que representam o nome da companhia e um número que representa o tipo. As ações ordinárias carregam o número 3 no final – por exemplo: PETR3 (Petrobras) e VALE3 (Vale).

Ações preferenciais (PN)

A principal característica das ações preferenciais é que os investidores podem ter prioridade na hora de receber proventos e lucros da companhia, como dividendos (parte do lucro que as empresas distribuem aos acionistas).

Ou seja: os investidores com esse tipo de ação têm prioridade para receber dividendos ou o reembolso investido nos casos de falência ou liquidação da companhia, antes dos investidores que possuem ações ordinárias (ON).

Quanto ao código de localização na Bolsa de Valores, as ações preferenciais podem ser identificadas pelos finais 4,5,6,7 e 8. Por exemplo: LAM4 (Lojas Americanas), PETR4 (Petrobras), GOLL4 (Gol).

As ações preferenciais também podem ser distinguidas como de Classe A (com pagamento mínimo de dividendos) representadas pelo número 5, ou Classe B (com valor pré-estabelecido de dividendos), representadas pelo número 6. 

Units

As units podem ser um conjunto das ações ordinárias e preferenciais, ou seja, concentrar os dois tipos de ações de uma empresa negociadas em um mesmo pacote de ativos.

Muitas empresas criam esse pacote como forma de garantir a venda tanto das ações preferenciais quanto das ordinárias. Isso pode acontecer quando uma tem mais liquidez que a outra, por exemplo.

As units são representadas pelo número 11 em seu código. Por exemplo: TIET11 (AES Tietê).

Outra forma de classificar as ações 

Uma outra forma de classificar tipos de ações na Bolsa de Valores tem a ver com o quanto suas empresas são capitalizadas: são as blue chips, small caps e mid caps.

Ações blue chips

Também conhecidas como large caps, as blue chips são as ações de empresas com grande negociação na Bolsa e maior valor de mercado – ou seja, as ações das maiores empresas presentes na Bolsa de Valores.

Por terem alto número de negociações e muitos investidores interessados (afinal, as ações costumam ser de empresas mais conhecidas e estabelecidas no mercado), elas costumam ter maior liquidez (facilidade de compra e venda) e porcentagem de dividendos.

Ações small caps

As small caps são ações das empresas com menor capitalização na Bolsa. Não significa que sejam necessariamente empresas pequenas – dependendo da classificação usada, elas podem chegar a um faturamento na casa dos bilhões de reais.

Algumas small caps, inclusive, são consideradas líderes em seus nichos de mercado. A lista completa pode ser consultada no site da B3.

Ações mid caps

São empresas maiores que as small caps, e menores que as blue chips.

Independentemente do tipo de ação, é importante sempre lembrar que esse é um investimento de alto risco. É aconselhável ter uma reserva de emergência antes de entrar nesse universo, e conhecer o perfil de investidor é essencial.

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

3.56

Esse artigo foi útil? Avalie

Obrigado pela avaliação

Você já votou neste post