Pular navegação

O que são ações preferenciais (PN)?

Na hora de aplicar na Bolsa, existem alguns tipos de ações para escolher. Conheças as características das ações preferenciais, quais direitos elas dão a quem investe e a diferença para ações ordinárias e units.

Ações preferenciais: Imagem mostra um megafone roxo sobre um fundo roxo.

Para investir na Bolsa de Valores, é preciso tomar algumas decisões. Entender se esse investimento se encaixa no seu perfil, abrir conta em uma corretora de valores e escolher a ação são algumas delas. Para quem já chegou nesta última etapa, é preciso saber o que são ações preferenciais e como elas funcionam.

Veja abaixo as características deste tipo de ação e quais as suas vantagens e pontos de atenção para quem quer investir.

O que é uma ação?

As ações representam uma pequena fatia de uma empresa que pode ser comprada e vendida na Bolsa de Valores. Ela constitui a menor parte do capital social de uma companhia. Assim, ao investir em uma ação, você efetivamente compra um pedacinho de uma empresa e se torna sócio dela.

https://www.youtube.com/watch?v=TmylgeB7sNE&t=8s

Para abrir capital e vender ações na Bolsa de Valores, uma empresa precisa ser uma Sociedade Anônima de Capital Aberto e estar registrada na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), órgão estatal responsável por regular e fiscalizar o mercado de valores mobiliários brasileiro.

As companhias usam as ações como uma maneira de adquirir dinheiro para financiar ou aumentar suas operações. Ao negociar suas ações na Bolsa de Valores, elas conseguem esses recursos sem precisar recorrer a um empréstimo, por exemplo.

Ações também são consideradas um investimento de alto risco. Por isso, é recomendável fazer esse investimento depois da construção de uma reserva de emergência. Ou seja, para quem não tem nenhuma economia, o ideal é começar a reserva de emergência, que pode contar, por exemplo, com aplicações de renda fixa com liquidez diária. Além disso, quem pretende investir em ações também precisa conhecer e respeitar o seu perfil de investidor

O que são ações preferenciais?

As ações preferenciais são as que podem dar ao investidor umas das seguintes vantagens: 

  1. Prioridade para receber os dividendos;
  2. Prioridade no reembolso do dinheiro investido em casos de falência e liquidação da companhia. No caso das ações ordinárias, não há essa prioridade;
  3. Pode acumular as duas vantagens anteriores. 

Os dividendos, em linhas gerais, são parte do lucro que as empresas distribuem aos acionistas. O valor é proporcional ao resultado financeiro da empresa no período e ao número de ações que cada investidor possui. No entanto, pode ocorrer de as companhias não distribuírem dividendos, por exemplo, se não tiverem lucro.

As ações preferenciais sem direito de voto ou com restrições ao exercício deste direito que sejam negociadas no mercado de valores mobiliários, como a Bolsa de Valores, devem conferir aos seus donos ao menos uma das seguintes preferências ou vantagens:

1. Direito a receber parte dos dividendos distribuídos pela empresa:

Esses dividendos devem corresponder a pelo menos 25% do lucro líquido em um determinado período, seguindo os seguintes critérios:

a) prioridade no recebimento dos dividendos correspondentes a, no mínimo, 3% do valor do patrimônio líquido da ação; e:

b) direito de participar dos lucros distribuídos em igualdade de condições com as ações ordinárias, depois de ter assegurado dividendo de, no mínimo, 3%;

2. Direito ao recebimento de dividendo, por ação preferencial, pelo menos 10% superior ao das ações ordinárias;

3. Direito a ser incluído na oferta pública de alienação de controle, assegurado o dividendo pelo menos igual ao das ações ordinárias. 

Nos casos de mudança no controle da empresa, o novo controlador tem a obrigação de realizar uma oferta pública de alienação de controle para adquirir as ações dos acionistas minoritários titulares de ações com direito a voto, a quem são assegurados determinados direitos previstos em lei.

Esses direitos são estendidos também para aqueles que tiverem ações preferenciais sem direito de voto ou com restrições a este direito e que sejam admitidas à negociação no mercado de valores mobiliários, que contarão com dividendo pelo menos igual ao das ações ordinárias.

As ações preferenciais sempre vão ter os finais 4,5,6,7 ou 8. Por exemplo: uma companhia fictícia "ABCD" teria o ticker "ABCD4". As ações preferenciais também podem ser distinguidas entre diversas classes, que podem receber os finais 5, 6, 7 e 8, de acordo com a Classe: Classe A, final 5, Classe B, final 6 e assim por diante.

Em resumo, ações preferenciais:

  • Podem dar ao investidor direito de receber dividendos (lucros) da empresa antes dos demais acionistas;
  • Podem dar preferência de pagamento a seus donos também no caso de falência e liquidação da empresa;
  • São identificadas na Bolsa pelos finais 4,5,6,7 ou 8.

Ações preferenciais e ordinárias: qual a diferença?

A principal diferença entre ações ordinárias e preferenciais está no tipo de benefício que você possui ao adquiri-las. De forma simplificada, em geral as ações preferenciais podem dar preferência econômica, como no recebimento de dividendos, enquanto as ações ordinárias dão direito a voto nas assembleias de acionistas convocadas pela empresa. Isso significa que o investidor que tem ações ordinárias pode participar de algumas decisões relacionadas à companhia.

Vale lembrar que, como falamos acima, os benefícios podem variar de acordo com cada empresa e os dividendos só existirão se a empresa tiver lucro.

As ações preferenciais também dão direito a voto em determinadas situações. Assim, para entender caso a caso, além das situações previstas em lei, é preciso ver o que cada empresa adota como regra.

Outra diferença pode estar na liquidez — em outras palavras, na facilidade com que é possível vender as ações e obter o dinheiro. Embora não seja uma regra, determinadas companhias podem ter ações preferenciais e ordinárias com diferentes níveis de liquidez. Isso pode ocorrer, por exemplo, de acordo com a procura, pelos investidores, em adquirir um ou outro tipo de ação.

Isso depende de vários fatores. Por exemplo, o momento das empresas no mercado. Ações das mais conhecidas e negociadas companhias da Bolsa costumam ser compradas ou vendidas com facilidade, independentemente do tipo. 

As ações ordinárias podem ser identificadas na Bolsa pelo final 3, por exemplo: a mesma companhia fictícia "ABCD" teria o ticker "ABCD3".

Units: uma outra forma de investir

As Units são um conjunto com vários tipos de ações negociados em um mesmo “pacote”. Por exemplo, há Units compostas por ações preferenciais e ordinárias. 

Cabe a cada companhia eleger esta composição e avaliar os motivos para disponibilizar Units aos investidores. As Units são identificadas pelo número 11 no final. Por exemplo: as Units da ABCD poderiam ser chamadas de ABCD11.

Ações preferenciais ou ordinárias: qual é o melhor tipo?

A resposta para essa pergunta é: depende dos seus objetivos. É preciso avaliar as características de cada tipo e decidir qual deles mais se encaixaria nos seus planos. Além disso, sempre pesquise sobre as empresas antes de tomar uma decisão. Para saber mais sobre como investir na Bolsa, confira o nosso guia completo.

Este conteúdo exclusivamente educativo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.