Pular navegação

O que é um acionista e qual seu papel em uma empresa?

Ao comprar ações da Bolsa de Valores, o investidor tem participação em determinada empresa. Entenda em detalhes como funciona isso e quais as responsabilidades e direitos desse papel.

Acionista: várias bolinhas em tons de roxo e lilás em um fundo roxo.

O termo acionista, assim como outros termos do mercado financeiro, até pode parecer comum. Ao comprar ações na bolsa de valores, o investidor torna-se um acionista, tendo participação naquela empresa. Mas você sabe o que faz e qual é, exatamente, o papel de um investidor desse tipo?

O que é um acionista?

Quando alguém possui ações em uma sociedade anônima, como empresas da Bolsa de Valores, essa pessoa se torna dona de uma parcela da empresa, de acordo com o número de ações adquiridas. Esse tipo de investidor é chamado de acionista.

Os direitos de um acionista podem ser divididos em: essenciais e modificáveis.

Direitos Essenciais: são os direitos básicos desse investidor. Ou seja, participação nos lucros, direito de recesso, direito de fiscalização (por meio do conselho fiscal) e participação dos ativos da companhia.

Direitos Modificáveis: podem ser de acordo com a lei ou do estatuto da empresa. São direitos que se estendem para todos os acionistas ou possuem alguma classe de ações excluídas.

Tipos de ações

Quando você adquire uma ação, ela pode ser de dois tipos: ordinárias e preferenciais. 

Ações Ordinárias (ON)

As ações ordinárias dão direito a voto nas assembleias gerais e participação nas decisões das empresas. Isso não significa que pequenos investidores que possuem uma ON têm o mesmo peso nas decisões do que grandes acionistas.

Ações Preferenciais (PN)

Já as ações preferenciais não dão poder de voto nas assembleias, mas oferecem preferência em caso de distribuição de lucros e compensações. 

Se uma empresa distribui dividendos, por exemplo, os acionistas preferenciais recebem os lucros primeiro. Em caso de falência, eles também serão compensados primeiro.

Quais os tipos de acionista?

Existem três tipos de acionista:

  1. Acionista controlador

Ele é escolhido por meio de votos na assembleia geral e possui o controle da companhia - como bem diz o nome. O acionista controlador é titular de direitos de sócio e tem a maioria dos votos nas decisões da assembleia geral e tem o objetivo de orientar o funcionamento dos órgãos da companhia.

  1.  Acionista majoritário

Esse investidor possui mais de 50% de ações de uma companhia, portanto, tem direito a voto e controle acionário - controle da empresa.

  1. Acionista minoritário

O acionista minoritário não possui a maior parte das ações da empresa, mas tem informações sobre a mesma e deve votar em decisões importantes. 

Vale dizer que só quem tem ações ordinárias tem direito ao voto nas assembleias. Quem tem ações preferenciais, não – por ter vantagens caso a empresa seja vendida, por exemplo.

Como os acionistas ganham dinheiro?

Os acionistas podem ganhar dinheiro das seguintes formas:

  • Através da distribuição de dividendos - ou seja, quando parte do lucro da empresa que é dividida entre os acionistas. Assim, quanto mais ações o investidor tiver, maior será o ganho com dividendos.
  • Por meio dos juros sobre capital próprio - uma forma da empresa remunerar seus acionistas com base no lucro da companhia. Os juros não podem ultrapassar 50% do lucro líquido do período, nem 50% dos lucros acumulados;
  • Uma forma - mais comum nos Estados Unidos - é a recompra de ações. Aqui, a empresa readquire suas próprias ações e as cancela. Dessa maneira, o acionista se torna dono de uma porção maior da empresa.

Veja mais sobre investimentos:

O que é uma Sociedade Anônima (S.A)? Quais suas características?

O que são ações e o que significa “investir na bolsa”?

O que é a Bolsa de Valores e como ela funciona

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.